Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite pessoal,

Pretendo fazer um link de um provedor wifi da minha cidade chegar até o sítio onde moro.
    Existe apenas um morro no meio do caminho. A imagem abaixo ilustra o ponto da minha casa, o ponto do morro com visada e o ponto de onde vai ser feita a transmissão (cidade).
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snapshot3.jpg
Visualizações:	103
Tamanho: 	1,01 MB
ID:      	63324

O link será apenas para mim (no máximo para algum vizinho tb). Não quero gastar muito mas gostaria de um sinal com pouco ruído. Pretendo usar 2.4ghz mesmo, apesar do provedor de quem vou contratar o link a ser transmitido trabalhar a 5.8ghz. Na minha cidade tem poucos rádios operando a 2.4ghz, o que diminuiria a interferência.

Outra coisa é que o retransmissor no morro será alimentado com energia solar, então o consumo é um diferencial.

Até agora pensei em:
    -2 cpe 12 dbi para trabalharem na origem do sinal e no destino (tenho as da Greatek por um preço bom, são boas?).

-Este kit como retransmissor ligado a uma placa solar de 65w e uma bateria de 45ah:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...mni-12-dbi-_JM

Ficaria tudo em um custo total de R$ 1500.

Sei que o povo aqui mete o pau nestes kit's com PCBA + OMNI porém o custo está bom. Não pretendo nada profissional e também espero obter um bom SNR diminuindo a potência da placa para no máximo 300mw. Esse kit vem com antena da Aquario que acredito ser bem melhor que outros com antenas de fundo de quintal.

A pergunta é, vai me atender?

Existe também a possibilidade de usar 5.8ghz e neste caso a vantagem de poder apontar o repetidor direto para a antena do provedor que trabalha já em 5.8hz, eliminando assim a necessidade do transmissor na cidade para origem do sinal.

EDIT: Está me parecendo uma opção mais viável já operando na faixa 5.8gzh.

1 CPE 5.8Ghz Pro u-5817 como cliente na minha casa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText

1 CPE 5.8ghz qualquer em WDS apontada direto para a antena do provedor e com uma antena adicional instalada apontando para a primeira CPE e alimentada por um painel solar + bateria.

Uma pergunta, a CPE do primeiro link também opera em WDS?

2. Cara jah que vai gastar, gasta soh uma vez e faz a coisa definitiva e com possibilidade de aumento de banda futura, em 2.4ghz essa banda é bem limitada, na internet de hoje (zapzap, youtube, facebook e etc) requer bastante banda pra dar uma sensação boa de navegação!

Eu faria assim:

Se quer trabalhar em 2.4ghz beleza, fecha o enlace que vai receber o "link" com SXT lite5 (280,00 direto do paraguay) ou qualquer equipamento que provedor que vai te atender usa e coloca a omini 2.4ghz hyperlink ou de boa marca com um mikrotik groove pra transmitir, gasta somente isso, alem de consumo eletrico baixo é a melhor AP 2.4ghz, já que ele vai direto na antena não tem cabos, pigtails e conectores pra dar perda de sinal. E nas casas onde vai receber o sinal, dai você pode usar qualquer dessas cpe que tem barato por ai mas vai conseguir nas melhores condições ai uma banda abaixo de 5 megas.

Agora se quer um negócio definitivo, coloca o sxt ou qualquer outro equipamento pra receber o sinal, coloca uma ominitik 5ghz (mais barato que o groove e a antena omini 2.4ghz) e nos pontos (casa) onde vai receber o sinal coloca SXT Lite5, você vai ter uma banda dependendo das condições de até 20mb, gastando pouca coisa a mais.

Tanto sxt, groove e ominitik o consumo eletrico é baixo, uma placa de 65w e uma bateria de 70a da certo.

Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app

3. Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Cara jah que vai gastar, gasta soh uma vez e faz a coisa definitiva e com possibilidade de aumento de banda futura, em 2.4ghz essa banda é bem limitada, na internet de hoje (zapzap, youtube, facebook e etc) requer bastante banda pra dar uma sensação boa de navegação!

Eu faria assim:

Se quer trabalhar em 2.4ghz beleza, fecha o enlace que vai receber o "link" com SXT lite5 (280,00 direto do paraguay) ou qualquer equipamento que provedor que vai te atender usa e coloca a omini 2.4ghz hyperlink ou de boa marca com um mikrotik groove pra transmitir, gasta somente isso, alem de consumo eletrico baixo é a melhor AP 2.4ghz, já que ele vai direto na antena não tem cabos, pigtails e conectores pra dar perda de sinal. E nas casas onde vai receber o sinal, dai você pode usar qualquer dessas cpe que tem barato por ai mas vai conseguir nas melhores condições ai uma banda abaixo de 5 megas.

Agora se quer um negócio definitivo, coloca o sxt ou qualquer outro equipamento pra receber o sinal, coloca uma ominitik 5ghz (mais barato que o groove e a antena omini 2.4ghz) e nos pontos (casa) onde vai receber o sinal coloca SXT Lite5, você vai ter uma banda dependendo das condições de até 20mb, gastando pouca coisa a mais.

Tanto sxt, groove e ominitik o consumo eletrico é baixo, uma placa de 65w e uma bateria de 70a da certo.

Sent from my iPhone using UnderLinux mobile app
    Poderia substituir o ominitik por um nanostation m5?

4. EU não trocaria jamais....

Nanostation é setorial com antena de menor abertura, apenas um não iria cobrir os 360º, sem contar que se fazer um barulho de trovão perto dele, ele queima... kkkk

Cara sai fora de ubiquiti, muita gente vai vir aqui falar que estou errado, mas te falo, sai fora, queima demais e não tem a mesma estabilidade que mikrotik. (podem discordar de mim, mas em 10 anos cheguei essa conclusão e ninguém me tira de idéia! kkkkk)

Ubiquiti só antenas, até os MFI deles não presta, usei e fica travando!

Com mikrotik você usa o protocolo proprietário NV2:

http://mum.mikrotik.com/presentation.../8_Sanchez.pdf (ÁGINA 45)

5. Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    EU não trocaria jamais....

Nanostation é setorial com antena de menor abertura, apenas um não iria cobrir os 360º, sem contar que se fazer um barulho de trovão perto dele, ele queima... kkkk

Cara sai fora de ubiquiti, muita gente vai vir aqui falar que estou errado, mas te falo, sai fora, queima demais e não tem a mesma estabilidade que mikrotik. (podem discordar de mim, mas em 10 anos cheguei essa conclusão e ninguém me tira de idéia! kkkkk)

Ubiquiti só antenas, até os MFI deles não presta, usei e fica travando!

Com mikrotik você usa o protocolo proprietário NV2:

http://mum.mikrotik.com/presentation.../8_Sanchez.pdf (ÁGINA 45)
    Por último, antes de adotar sua solução, e se eu usasse esta CPE da TP-LINK para repetir o sinal? Ela possui conector para omni o que me possibilitaria com um aparelho cobrir os 360º pegando o sinal de um lado e passando para o outro. Minha resistência em adotar dois equipamentos é apenas por causa do consumo. Pois consumindo menos eu posso economizar na bateria também.

http://produto.mercadolivre.com.br/M...hz-outdoor-_JM

Tópicos Similares

1. ptp Power Beam m5 400 25 dbi enlace 13 km zona Rural
    Por rodrigosk81984 no fórum Ubiquiti
    Respostas: 13
    Último Post: 18-06-2017, 13:20
  2. Ajuda Enlace zona rural
    Por matheus0508 no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 29-03-2016, 20:27
  3. Ajuda com enlace de 30 Km na Zona Rural
    Por Junior Prestes no fórum Redes