Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Eu não entendo os aparelhos da Ubiquiti mais antigos necessitam de fonte 24V 1A e 0,5A não funciona pois em sua inicialização chega a 0,9A caindo mais tarde para 0,4A. Meu filho mora numa república e eles compraram Nano ou coisa do gênero e com a fonte de 0,5A dava pau, com 1A blz e olha que o cabo têm apenas 2,5 metros. Temos um outro detalhe, que os aparelhos da Ubiquiti, Intelbrás, Mikrotik do tipo out door(uso externo) não se pode ficar desligando, precisa ficar sempre alimentado mesmo com tráfego zero o mesmo acontecendo com os eletrônicos mais modernos inclusive os de uso doméstico obtendo um consumo adicional de até 20 KW numa casa só em desuso.

Acredito que em muitos casos o melhor funcionamento com determinadas fontes têm a ver com capacitância, reatância ou indutância por serem pares trançados, tendo uma maior corrente, maior a filtragem "interferências externas" que geram ao longo do cabo, e isso Ruben deve explicar melhor do que eu, o que eu sei que tenho um caso em que com cabo de rede decente não funciona e com cabo ruim uma maravilha.

2. Nesse caso acho que o problema é falta de capacitor pra filtrar ripple tanto no conversor DC-DC como no roteador.

Ao usar algo parecido com PWM sempre tem ripple, um capacitor de baixo valor tipo 20uF, mas de tântalo, já resolve, nem precisaria ser um eletrolítico de 220uF como esses:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DC-DC-Converter-Buck-step-down-converter-4-5-35V-to1-25-30V-Rate-3A-Peak.jpg
Visualizações:	47
Tamanho: 	44,0 KB
ID:      	64214

Mas capacitor de tântalo geralmente é mais caro que os eletrolíticos, por isso os conversores tem eletrolíticos.

Esse conversor usado tem capacitor bem pequeno na saída, é SMD mas é pequeno, deve ser um de tântalo de uns 2uF pelo tamanho.

Talvez a fonte da UBNT nem tenha muito ripple, talvez o problema seja: Com entrada em 24V o conversor usa um pulso mais estreito, há um intervalo maior entre os pulsos já que tem tensão maior. Com intervalo maior precisaria um capacitor maior pra filtrar as variações.

Se pegar pra analisar, até roteador caro anda vindo sem NENHUM capacitor na entrada:
    http://www.cnx-software.com/wp-conte...oard_Large.jpg

Se o conversor manda mais ripple que devia, e o roteador não tem nada de filtragem na entrada, vai dar erro mesmo.

Talvez um mísero capacitor de 100uF na saída já ajudaria. Eu uso muito filtro LC, com diodo, bobina e capacitor, porque uso as fontes mais baratas que acho, sem filtro muita coisa dá erro (Até notebook travando mouse quando pluga fonte 18,5V 5A de R$ 30, vendida pra RB's. Se até um notebook de R$ 2 mil trava, imagina uma RB de R$ 300!), pra roteador de mesa geralmente uso 470uF porque é o que sempre tenho (Compro porque fontes ATX e monitores usam), mas talvez até 330uF já ajude. Acima de 1500uF só uso quando o problema são os reles do nobreaks e estabilizadores abrindo e fechando toda hora deixando o roteador sem alimentação por 0,3 segundos, não precisa capacitor grande mas o que tem nesse conversor DC em uso parece pequeno demais pro pulso estreito e espaçado que há quando a entrada tem 24V.

Eu tenho daqueles roteadores USB pequenos, são 5V, esses: http://pt.aliexpress.com/item/New-20...691403728.html, e eles não tem nem meio capacitor pra filtrar nada na entrada, se ligar ele em fonte USB barata ( http://produto.mercadolivre.com.br/M...5v-mp3-gps-_JM ) ele acende led mas não emite SSID nem dá sinal de rede ethernet, curiosamente se ligar caixinha de som barata nessas fontes elas roncam muito, varias caixinhas baratas também não tem capacitor de filtragem, são um bom jeito de testar qualidade de fonte sem precisa ver ripple em osciliscópio.

3. Uma pergunta meio off-topic agora então @Rubens, pois fiquei na dúvida ainda e um parceiro da capital me perguntou esses dias sobre uma solução nesse sentido.

Digamos que eu queira montar uma rede cabeada, com cabo FTP, externa. E digamos que eu queira alimentar switchs pelo caminho utilizando o próprio cabo FTP. Se eu colocar, na saída do cabo uma fonte de 48V, digamos que a 80 metros pra frente eu tenha um switch de 12V que consome em média 6W (0.5A em 12V), e então utilizar um conversor DC/DC desses, para diminuir de 48V para 12V - e o conversor possuir 90% de eficiência - qual seria o consumo real da fonte de 48V la na saída?

Eu imagino que o consumo deva ser o mesmo, em potência. Se o switch ta consumindo 6W, considerando a eficiência de 90% do conversor digamos uns 6,6W, então esse seria o consumo da fonte de 48V, o que se traduziria em uma corrente de 0,1375A no cabo FTP. É isso?

4. Sim, dá pra fazer isso.
    Seria melhor usar uns 35V, porque a maioria dos conversores DC-DC baratos aceitam só até 35V.

O maior problema é switch travando, mas a alimentação é fácil resolver com os switch de hoje que consomem menos de 4W (Em switch 8p GERENCIADO).

A solução com POE reverso (Cliente alimentando os switch) também fica muito boa se usar esses conversores DC. A noite eu passo um punhado de ideias (Que já tem em outros posts, mas agora na rua eu não tenho como linkar).

5. Só agora lembrei de responder...

Bom, a idéia do POE reverso de baixo custo é essa:
    https://under-linux.org/showthread.php?t=179495&page=2

Se quiser pode até tirar a bateria da estória. Esse conversor DC-DC pra elevar a tensão ainda está uns R$ 10 no ML, e tem switch com vlan fix na casa dos R$ 80 (Na época do post acho que era quase o dobro), mas até tem como fazer um circuitinho pra adaptar no switch pra desligar ele por uns segundos (Caso trave) quando despluga o primeiro cabo de rede (Na base), pra ir desligando a rede toda caso os swotch travem (Dá até pra colocar o watchdog pingando num aparelho no fim da rede, pra reiniciar tudo quando o ping falhe, tendo tempo e um pouco de know-how em eletrônica dá pra fazer).

Tópicos Similares

1. Fazer cliente/ servidor com perl
    Por no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 26-08-2005, 03:04
  2. Cliente Wireless com Nat?
    Por mateuspok no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 15-10-2004, 18:13
  3. Montar um Cliente VPN com PPTP
    Por budairc no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3