Aplica-se a: Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2, Windows Server 7, Windows Vista
Você pode usar este procedimento para criar uma conexão com uma rede sem fio. O Windows oferece suporte completo para adaptadores de rede sem fio que estão de acordo com as especificações de rede padrão, inclusive o IEEE 802.11.
Por padrão, um adaptador de rede sem fio é habilitado quando instalado e começa a escutar redes sem fio a seu alcance. Por razões de segurança, o Windows não se conecta automaticamente a uma rede sem fio quando ela é descoberta. Você deve usar o procedimento mostrado aqui para iniciar uma conexão. Após uma conexão ser estabelecida, o Windows pode ser configurado para conectar-se automaticamente sempre que a rede estiver no alcance.
Qualquer conta de usuário pode ser usada para concluir este procedimento.
Criando uma conexão de rede sem fio
Você pode criar uma conexão com os seguintes tipos de redes sem fio:
Com uma rede visível e no alcance

Com uma rede que não é visível

Criar uma conexão com uma rede sem fio visível e no alcance
A maioria dos pontos de acesso de rede sem fio pode ser configurada para transmitir seu SSID ou não. Se um ponto de acesso sem fio estiver transmitindo, o Windows pode descobri-lo, determinar os requisitos de segurança e, se você escolher, conectar-se a ele.
Para conectar-se a uma rede visível e no alcance
Clique com o botão direito do mouse no ícone de Rede (Ícone de rede) na área de notificação.
Clique em Conectar a uma rede.
O Windows exibe a caixa de diálogo Conectar a uma rede, que lista todas as redes sem fio compatíveis dentro do alcance. Se aquela que você está procurando não estiver listada, você poderá clicar no botão Atualizar, no canto superior direito da caixa de diálogo, para tentar procurá-la novamente. Se existirem várias conexões de rede definidas no computador, ou várias redes sem fio dentro do alcance, talvez seja necessário rolar para cima para ver a rede que você está procurando.
Selecione a rede à qual deseja se conectar e clique em Conectar.
Se ela for uma rede não protegida, ou seja, uma rede que não usa WEP (Wired Equivalent Privacy) ou WPA (Wi-Fi Protected Access) ou outro protocolo de criptografia sem suporte, o Windows pedirá que você confirme que deseja se conectar a essa rede.
Clique em Continuar Assim Mesmo se realmente desejar se conectar.

Clique em Conectar a uma outra rede para retornar à etapa 3.

Se a rede assim exigir, o Windows solicitará que você informe a chave da rede necessária para concluir a conexão. Digite a chave e clique em Conectar-se.
O Windows exibe a mensagem de confirmação de que você se conectou com êxito à rede ou, se a conexão não tiver sido possível, dá a você a opção de Diagnosticar o problema ou Conectar a uma outra rede.
Criar uma conexão com uma rede sem fio que não é visível
Se um ponto de acesso de rede sem fio não estiver transmitindo seu SSID, o Windows não poderá exibir a rede na lista de redes dentro do alcance. Você ainda poderá se conectar a ela inserindo manualmente o SSID e as informações de segurança.
Para conectar-se a uma rede que não é visível
Clique com o botão direito do mouse no ícone de Rede (Ícone de rede) na área de notificação.
Clique em Conectar a uma rede.
Sua rede sem fio não aparece na lista, porque seu SSID não está sendo transmitido.
Clique em Configurar uma conexão ou uma rede.
Na página Escolher uma opção de conexão, selecione Conectar-se manualmente a uma rede sem fio e clique em Avançar.
O Windows exibe a página Digite as informações da rede sem fio que deseja adicionar.
Na caixa Nome da rede, digite o SSID da rede.
Na lista Tipo de segurança, selecione o tipo de segurança usado pela rede.
Na lista Tipo de criptografia, selecione o tipo de criptografia usado pela rede. As opções disponíveis nessa lista são determinadas pela seleção que você fez na etapa anterior.
Se os tipos de segurança e criptografia especificados exigirem, a caixa de texto Chave de Segurança/Senha será habilitada. Digite a chave ou a senha usada pela rede. Se desejar ver a chave ou a senha enquanto digita, clique em Exibir caracteres.
Se desejar que o computador se conecte a essa rede sempre que ela estiver ao alcance, marque Iniciar esta conexão automaticamente.
Se a rede não estiver transmitindo seu SSID, você precisará marcar Conectar mesmo que a rede não esteja transmitindo.
Clique em Avançar.
O Windows indica que criou sua conexão e dá a opção de iniciá-la ou de alterar as suas definições de configuração.