+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Quais aplicações vocês usam em seus provedores?

    Boa noite amigos! Adquiri um servidor Dell PE 2900 e estou querendo virtualizar algumas aplicações nele para melhorar minha rede, dando mais segurança e estabilidade. Porém tenho dúvidas em relação ao que instalar... Então gostaria de saber dos senhores quais aplicações vcs usam e se usam virtualizado ou um server para cada aplicação. Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Quais aplicações vocês usam em seus provedores?

    Virtualize tudo, exceto roteador de borda e servidor de cache ou filmes (se usar isso).
    Eu já não virtualizaria roteador algum com tráfego significativo ou função crítica na rede (já não gosto da ideia de software routers, virtualizados então...).

  3. #3

    Padrão Re: Quais aplicações vocês usam em seus provedores?

    Minha rede é bem pequena, o que vejo o pessoal falando que usa é mk-auth com DNS Unbound e zabix, o que vc recomendaria usar fora isso que seria interessante e que essa máquina rodasse.

  4. #4

    Padrão Re: Quais aplicações vocês usam em seus provedores?

    Ahh, meu roteador de Borda é uma ccr 1016 (Que faz load e é Servidor PPPOE), até o momento está rodando liso.

  5. #5

    Padrão Re: Quais aplicações vocês usam em seus provedores?

    Citação Postado originalmente por TheGodfather Ver Post
    Minha rede é bem pequena, o que vejo o pessoal falando que usa é mk-auth com DNS Unbound e zabix, o que vc recomendaria usar fora isso que seria interessante e que essa máquina rodasse.
    Eu tenho esse cenário em uma rede aqui, mas não em máquina virtual: um PC com MK-Auth, unbound e The Dude.

    Em rede pequena não vejo o que pode virtualizar... em algo maior penso em uma VM com Windows Server rodando o NMS da rede GPON (ex.: o ANM2000 problemas, da FiberHome, ou o NMS de outra fabricante) e PRTG ou The Dude, outra VM Linux rodando servidor web do site do provedor (tem que tomar cuidado quanto a isso, usar CloudFlare, por exemplo, para proteger), servidor de e-mail corporativo e daemon de logs remotos (para centralizar os registros e também para os logs de conexões para casos de crime), outra VM com sistema de telefonia ou ramais internos (Asterisk, Elastix, etc.), etc.

    Depende da demanda.

  6. #6

    Padrão Re: Quais aplicações vocês usam em seus provedores?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu tenho esse cenário em uma rede aqui, mas não em máquina virtual: um PC com MK-Auth, unbound e The Dude.

    Em rede pequena não vejo o que pode virtualizar... em algo maior penso em uma VM com Windows Server rodando o NMS da rede GPON (ex.: o ANM2000 problemas, da FiberHome, ou o NMS de outra fabricante) e PRTG ou The Dude, outra VM Linux rodando servidor web do site do provedor (tem que tomar cuidado quanto a isso, usar CloudFlare, por exemplo, para proteger), servidor de e-mail corporativo e daemon de logs remotos (para centralizar os registros e também para os logs de conexões para casos de crime), outra VM com sistema de telefonia ou ramais internos (Asterisk, Elastix, etc.), etc.

    Depende da demanda.


    Entendi, hoje tenho pouco mais de 200 clientes...Pretendo usar fibra por volta de Junho do ano que vem, irei fazer o projeto e tal, tudo certo. Então, nesse cenário como vc falou, Seria o bastante um MK-Auth + Unbound o The Dude e o Daemon? Para o ano que vem é que posso instalar esses gerenciadores de gpon. Em relação telefonia não vi necessidade e nem previsão...

  7. #7

    Padrão Re: Quais aplicações vocês usam em seus provedores?

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Hoje aqui usamos Vmware ESXi 5.5 em um Dell 2950. Temos virtualizado: Windows Server 2008R2 (ANM2000), Windows Server 2003 (TheDude), FreeBSD (DNS reverso e outra VM para DNS recursivo), Linux Debian (FreeRadius).


    Sent from my iPhone using UnderLinux

    Obrigado pela contribuição amigos! Instalarei nesse Server o MK-AUTH + Unbound, e o The Dude, para essa quantidade de clientes julgo que seja o suficiente.