Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Uso o MK Auth em nuvem a dois anos com uma empresa que contratei. Nunca tive uma queda na VPN que faz a conexão. E mesmo que caia a conexão temos todos os usuários pppoe cadastrado no MK, exportado do MK AUTH. Com a mudança do servidor local para a nuvem, tive uma redução na conta de energia e nunca mais tive que me preocupar em servidor travando, ou qualquer problema de Hardware no mesmo. Aqui é tudo tranquilo.
    Cara, tu tocou num ponto fundamental... Não centralizar. Quando usei este que você usa hoje, quando se falava em servidor remoto, em nuvem muitos caiam em cima. Diziam que tinha que ser centralizado, ter tudo na ponta dos dedos para qualquer eventualidade.
    E daí meu, quando parava um servidor local era aquela correria até colocar novamente no ar. Cliente telefonando e a gente trabalhando para resolver... Ufa.
    Até que descobri o Webmikrotik em 2008, um dos primeiros a trabalhar com o conceito de servidor remoto. Nunca mais me incomodei com gerenciador atrapalhando a rede.

E vejo que hoje muitos desenvolvedores optaram por usar servidor remoto.
    Cansei de dizer aqui, até ao ponto de uns me acusarem de estar ganhando em cima. kkk, ledo engano. É que quando via críticas até de quem nunca tinha usado, não podia me calar.
    Talvez não seja "aquele" gerenciador super dotado. Mas tem tudo para que o dia/dia seja tranquilo. Não dá para ficar perdendo tempo e energia em volta de gerenciador. Ele precisa ser transparente para nós no dia/dia.
    E vários gerenciadores hoje já são assim. Nunca diria que o webmikrotik é o melhor. Longe disso. Mas é fácil de um funcionário treinar a operação dele. Todas as informações sobre o cliente na ponta dos dedos. E automatização das principais rotinas.
    Outra crítica é que não tem suporte 24x7. Mas para que? eu pergunto. Uma vez que o mikrotik que é o servidor de internet continua trabalhando? Trabalha de forma independente. Então este negócio que já ouvi dizer que ficou com o provedor parado porque não conseguiu suporte no fim de semana não se sustenta.

Eu tenho um conceito sobre gerenciadores. O melhor é aquele que te atende no que precisa. O que é bom para um pode não ser o ideal para outro.
    Mas daí a dizer que tal ou tal gerenciador é um lixo, porcaria, etc etc é um total desrespeito a classe dos desenvolvedores de sistemas.
    O webmikrotik foi um dos que mais recebeu este tipo de crítica. E enquanto isso eu aqui usando "de boa". Iria eu dizer que talvez o problema seja lá no servidor mikrotik do sujeito? Eu não, não conheço como está usando. Só sei que a reclamação de provedor parado por causa dele não é verdadeira. Então só me restava defender polidamente o que uso e respeitar os outros gerenciadores, mesmo ouvido de vez em quando usuários vindo reclamar de alguma coisa relacionada com os gerenciadores que usam.
    Pouquíssimos foram os gerenciadores que nunca ouvi nada contra.
    Cada um tem seus méritos, senão não estariam aí no mercado com seus produtos por tanto tempo.
    O que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

E já vi pessoas que optam por um sistema mais complexo e depois na prática levam um tempão para começar a usar porque o sistema é "complexo". E quando usam não aproveitam a maioria dos recursos.

2. Creio que essa seja a verdadeira vantagem de usar um sistema em nuvem...

Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Uso o MK Auth em nuvem a dois anos com uma empresa que contratei. Nunca tive uma queda na VPN que faz a conexão. E mesmo que caia a conexão temos todos os usuários pppoe cadastrado no MK, exportado do MK AUTH. Com a mudança do servidor local para a nuvem, tive uma redução na conta de energia e nunca mais tive que me preocupar em servidor travando, ou qualquer problema de Hardware no mesmo. Aqui é tudo tranquilo.

3. Cara pra vc que está com poucos clientes, começando, sugiro o mikweb que é o que eu ainda utilizo, simples, funcional e de baixo custo. O único problema que me incomoda (e muito) é o sistema financeiro que é fraco demais, não te dá visão além do valor que tem a receber. Depois que passei dos 100 clientes percebi a necessidade de ter um sistema com financeiro um pouco melhor, objetivando maior controle das contas a receber e a pagar (mikweb tem, mas muito fraco), controle de estoque, e outras coisas que qualquer ERP meia boca tem...

O Webmikrotik aparenta ter um sistema um pouco melhor no geral, mas infelizmente não cheguei a usar devido o atendimento deles não ter solucionado um problema na importação dos usuários da minha RB, entre outros problemas relacionado a atendimento até acabar o prazo para teste. Quem sabe você tem mais sorte do que eu...

4. Entao, hoje estou com um pouco mais de 230 clientes, minha vps não chega a 10% de processamento, meu serviço cloud é bem barato e estável, e esta no brasil, latência baixíssima. Depois do meu ultimo estresse com placa mae queimando no CPD, resolvi partir pra nuvem e mesmo que vps pare, meus clientes continuam ativos como se nada tivesse acontecido.

Citação Postado originalmente por dmarcio Ver Post
    Creio que essa seja a verdadeira vantagem de usar um sistema em nuvem...

5. @FMANDU Bom dia.

Então se a VPS cair nada acontece com o mikrotik? E se reiniciar o mikrotik com a VPS caída, os usuários autenticam? O MK funciona independente mesmo o servidor Radius estar off? Tenho essa dúvida...

Mas me diz aí onde está hospedando essa VPS?

Um abraço.
    Márcio.

Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Entao, hoje estou com um pouco mais de 230 clientes, minha vps não chega a 10% de processamento, meu serviço cloud é bem barato e estável, e esta no brasil, latência baixíssima. Depois do meu ultimo estresse com placa mae queimando no CPD, resolvi partir pra nuvem e mesmo que vps pare, meus clientes continuam ativos como se nada tivesse acontecido.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L