+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pergunta sobre wisp, ip transit e peering

    Premissa: estou ainda aprendendo português, então perdoe os erros

    Vamos supor que esteja interessado en abrir um wireless ISP no norte, numa microregião não particularmente desenvolvida e com pouca oferta de serviços de conectividade: eu queria, numa situação dessa, entender bem a diferencia entre peering e IP transit.

    Pelo o que eu entendi: peering é um acordo bilateral de troca de trafego, onde dois AS do mesmo tamanho (ja aqui tenho duvida: mesma quantidade de prefixos IP alocados? Mesmo trafego gerado?) se conectam diretamente e compartilham de graça somente o trafego gerado internamente nas duas redes.

    IP transit, sempre pelo o que entendi, seria um serviço pago que AS bem conectados com muitos outros AS (então, mais em geral, que tem uma boa rede de cabos) oferecem para pequenos AS, para eles poder ter uma saída no internet. Vamos supor que eu ilegalmente esteja compartilhando um acesso DSL da Oi com um monte de vizinhos, nessa situação poderíamos comparar a Oi como o meu provedor de um (fraco) serviço de IP transit? (fraco porque as regras são muitos rígidas, eles fornecem somente um IP dinâmico de acesso e conexões em saída limitadas ou nulas, isso porque falamos de um acesso residencial).

    Se todas essas assunções são corretas:

    1. um pequeno AS criado desde pouco só tem interesse no IP transit?

    2. grandes AS jamais seriam interessados em peering com pequenos AS?

    3. Se numa região do Brasil tem somente **um** provedor que faz IP transit, o acesso a internet é efetivamente monopolizado?

    4. Um AS que faz como seu foco dos negócios a difusão de conteúdos (google, facebook, netflix), tem interesse direto a ter peering de graça com os AS que fornecem acesso a internet?

    5. Tem en algum lugar uma lista com os principais provedor de IP transit nas regiões do Brasil?

    6. Pergunta bonus: em todo isso, os pontos de troca de trafego onde se colocam?

  2. #2

    Padrão Re: Pergunta sobre wisp, ip transit e peering

    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    Premissa: estou ainda aprendendo português, então perdoe os erros
    Está melhor que o português de muito brasileiro, kkkk.

    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    Pelo o que eu entendi: peering é um acordo bilateral de troca de trafego, onde dois AS do mesmo tamanho (ja aqui tenho duvida: mesma quantidade de prefixos IP alocados? Mesmo trafego gerado?) se conectam diretamente e compartilham de graça somente o trafego gerado internamente nas duas redes.
    O objetivo do peering é ter melhores rotas e economizar tráfego no trânsito, então tráfego é o que conta.
    A quantidade de IPs de uma empresa não tem valor algum para a outra.


    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    IP transit, sempre pelo o que entendi, seria um serviço pago que AS bem conectados com muitos outros AS (então, mais em geral, que tem uma boa rede de cabos) oferecem para pequenos AS, para eles poder ter uma saída no internet. Vamos supor que eu ilegalmente esteja compartilhando um acesso DSL da Oi com um monte de vizinhos, nessa situação poderíamos comparar a Oi como o meu provedor de um (fraco) serviço de IP transit? (fraco porque as regras são muitos rígidas, eles fornecem somente um IP dinâmico de acesso e conexões em saída limitadas ou nulas, isso porque falamos de um acesso residencial).
    O termo "Trânsito IP" é usado quando se trata de link dedicado com estabelecimento de sessão eBGP, onde o contratante anuncia seus prefixos e, opcionalmente, recebe do fornecedor uma tabela completa ou parcial da Internet.

    Link dedicado empresarial (sem BGP, apenas no máximo alguns IPs roteadores pelo fornecedor) não é trânsito IP, muito menos um acesso residencial, como os xDSL da Oi.



    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    Se todas essas assunções são corretas:

    1. um pequeno AS criado desde pouco só tem interesse no IP transit?
    Um AS recém criado tem interesse em todo tipo de conexão: trânsito IP, IX (pontos de troca de tráfego) e peering (mas nesse caso é quem está do outro lado que pode não ter interesse).

    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    2. grandes AS jamais seriam interessados em peering com pequenos AS?
    Dentro dos IX, os grandes provedores de conteúdo costumam, além de fazer peering no acordo de tráfego multilateral (ATM), fazer sessões bilaterais/exclusivas com provedores de acesso. Mas eles fazem isso porque o interesse é que os consumidores de seus conteúdos tenham as melhores rotas para terem melhor experiência de uso. Operadoras (Oi, NET, Vivo, TIM, Algar, etc.) e grandes provedores de acesso nunca teriam interesse em fazer peering com outros menores, pois não ganham economia de tráfego com isso (o pequeno provedor não tem nenhum gerador de conteúdo significativo dentro de sua rede) e nem tem conteúdo hospedado para o qual desejaria que consumidores tivessem boas rotas.

    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    3. Se numa região do Brasil tem somente **um** provedor que faz IP transit, o acesso a internet é efetivamente monopolizado?
    Não, a região apenas é escassa de opções, talvez por não ser financeiramente econômica. Monopólio é quando há uma lei estúpida dizendo que apenas 1 instituição (geralmente a União, com empresas estatais ineficientes ou fazendo concessão ou autorização a empresas privadas) pode explorar um serviço.

    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    4. Um AS que faz como seu foco dos negócios a difusão de conteúdos (google, facebook, netflix), tem interesse direto a ter peering de graça com os AS que fornecem acesso a internet?
    Dentro dos IXs isso é comum, visto que não é necessário investimento em infraestrutura por nenhuma das partes para esse peering.

    Mas geralmente os provedores de conteúdo já participam do ATM (sessão BGP com route servers públicos), então nem sempre há algum ganho em fazer sessão bilateral se você também participa do ATM. Em alguns casos há provedores de conteúdo que anunciam mais prefixos pela sessão bilateral do que pelo ATM, mas isso tende a deixar de ocorrer à medida que percebem que não é escalável manter dezenas ou centenas de sessões BGP ao invés de apenas algumas com os route servers.

    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    5. Tem en algum lugar uma lista com os principais provedor de IP transit nas regiões do Brasil?
    Desconheço.
    O que você pode achar por aí são mapas dos backbones de algumas empresas, como Eletronorte e Eletronet (ambas fazem apenas transporte Ethernet, mas por meio da rede delas você pode contratar praticamente qualquer fornecedor de trânsito IP e inclusive se conectar a algum IX, principalmente o IX-SP - são as redes mais extensas do país), TIM e Oi.

    Citação Postado originalmente por edivad Ver Post
    6. Pergunta bonus: em todo isso, os pontos de troca de trafego onde se colocam?
    Não entendi, você quer saber a função dos pontos de troca de tráfego (IX) ou saber o local onde eles estão situados? Pode ter mais informações, tanto de localizações, como funcionam e como se conectar aqui: http://ix.br/intro

    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida a mais, basta perguntar.