+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Exclamation Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Bom dia amigos,
    Estou com um problema que tem me encucado um pouco e já me consumiu alguns dias de meu sono..(além da aporrinhação com o cliente)

    tenho um cliente que tem NetVirtua de 120MB (modem em bridge) e RB1100, aonde uso a função dhcp-cliente pra pegar ip válido.
    funciona neste cliente a pelo menos 10 anos assim, (já tivemos RBs menores mas a topologia sempre foi a mesma)

    o Cliente sempre navegou redondo, sem problemas em páginas e/ou erros.

    Porem, como nem tudo são flores, semana passada ele me ligou informado que não conseguia pagar os produtos dele no cartão de crédito no site do ML, fui olhar e até arrisquei dizer que era o GW de pagamento do ML que poderia estar sofrendo alguma atualização. ou algo parecido.

    passada 1 semana ele me informou novamente que não conseguia, acessei pra ver de fato páginas com SSL simplesmente não abrem, fiz o teste em outras páginas que em um cliente do provedor davam problema, e constatei o mesmo erro.
    (clica no link e fica processando eternamente e não abre nada) de cara achei que era MTU , até modifiquei o MTU pra cima ou pra baixo, ja que o modem da virtua (cable moden) é capado e não deixa configurar nada mas mesmo assim não obtive sucesso.
    o técnico da Net foi a casa do cliente e trocou o modem, e resetou o modem, colocando e router, e simplesmente funcionou!
    (se ligar o micro direto nas portas Lan do modem, se ligar depois do router as mesmas páginas (ML , Otimoonline, TJRJ) não abrem.

    o que fiz:

    - Mudei MTU
    - Desativei Peer DNS e Peer NTP do Dhcp- Client
    - DNS manual
    - Desativei todas as regras de Firewall que tem na rede
    - Desativei todas as portas Lan e deixei somente o micro dele e do modem
    - Mudei a negociação da porta pra 100mb (quando faço isso o modem não reconhece a porta da RB em 100/mb )
    - Ativei o Webproxy (funcionou!!!)
    Com o web proxy ativado e setando no navegador dele pra forçar navegar sobre o proxy as páginas funcionam,
    então fiz um teste, fiz um filter pra toda navegação ser redirecionada pra porta do proxy, e deixar as máquinas transparentes, e tambem funciona a navegação, mas páginas como o GW do ML não funcionam da mesma forma, se eu forçar a navegação pelo proxy eu consigo pagar contas, peticionar processo e etc...


    Perdoem o texto um pouco vago, realmente tenho ficado encucado com este problema, até parece que a net está limitando o uso da rede deles. ou o MTU ou é a bruxa do halloween no modem da netvirtua

  2. #2

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Está usando DNS do Virtua na RB? Ouvi dizer há algum tempo que, devido a uma parte da decodificação passar pela internet da NET a mudança de DNS pode dar problema em alguns serviços (estranho ser do ML e não da própria NET).

    Outra lenda que vi por aí (apesar de ter pego algumas assombrações na rede da extinta GVT) é simplesmente nada funcionar se a autenticação não for feita no equipamento fornecido pela operadora (fibra e VDSL). O jeito foi desativar o DHCP, setar IP fixo na RB (192.168.xxx.xxx... Depende do modem) e abrir roteamento local a partir da RB.

    Na verdade não vejo vantagem nenhuma em IP válido na RB caso o cliente seja IP dinâmico... Só faz sentido na minha cabeça se o cliente for IP fixo e tenha alguma aplicação local dependente do IP...

  3. #3
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    A questão de usar ip válido no router é pra usar o mynetname, como o cliente não tem ip fixo o mynetname do mk é uma mão na roda,
    a outra questão é ter que fazer nat sobre nat...tenho mais de 30 regras rodando no mk.

    Eu tenho exatamente a mesma estrutura (sem as regras) em casa MK + virtua modem em bridge e usando dhcp-client e funciona perfeitamente. inclusive os GW funcionam e utilizo os DNS da Virtua.

    Tive esse problema de paginas não abrindo na Livetim mes passado, mas era MTU.
    tenho DNS da minha AS vou testar ele e ver o que acontece

  4. #4

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    aqui usava modem em bridge na copel.fibra.
    era ipv4.migrei de plano foi pra ipv6.e modem só roteado.
    fudeu tudoooo..eles limitam nº de conexoes.
    só funcionava uma mixaria de clientes.
    um monte não abria pagina ,nada. o dor de cabeça.
    passei ums 3 dias sofrendo.
    solução:
    1º peguei uma rb 450g coloquei esse modem roteado nessa rb.
    2º configurei um servidor dns nessa mesma rb...
    3º á 5 meses de só felidades.
    soluçao pra mim essa...
    acho,que vc deveria fazer um teste pra ver. se pra vc resolve.

  5. #5
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Citação Postado originalmente por wondernetwork Ver Post
    aqui usava modem em bridge na copel.fibra.
    era ipv4.migrei de plano foi pra ipv6.e modem só roteado.
    fudeu tudoooo..eles limitam nº de conexoes.
    só funcionava uma mixaria de clientes.
    um monte não abria pagina ,nada. o dor de cabeça.
    passei ums 3 dias sofrendo.
    solução:
    1º peguei uma rb 450g coloquei esse modem roteado nessa rb.
    2º configurei um servidor dns nessa mesma rb...
    3º á 5 meses de só felidades.
    soluçao pra mim essa...
    acho,que vc deveria fazer um teste pra ver. se pra vc resolve.

    esse cliente não roda sobre a minha rede, ele tem internet propŕia o estranho é que eu tenho em casa essa estrutura (RB + Virtua com modem em bridge) e funciona essas malditas paginas,
    tentei usando GigaDNS usando o DNS da NB telecom, da NorteNet e não resolveu.
    lá ainda é IPV4.
    eu tô ficando chateado...

  6. #6
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    P.S por curiosidade, se fosse DNS porquê com Webproxy funciona?
    deveria dar o mesmo problema...

  7. #7

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Porque o proxy faz as solicitações de fora da rede o cliente, ele faz a intermediação das requisições. Principalmente se for um proxy transparente...

    Por isso quando é usado proxy a requisição é feita por um "atravessador"... um intermediário.

    Citação Postado originalmente por wondernetwork Ver Post
    aqui usava modem em bridge na copel.fibra.
    era ipv4.migrei de plano foi pra ipv6.e modem só roteado.
    fudeu tudoooo..eles limitam nº de conexoes.
    só funcionava uma mixaria de clientes.
    um monte não abria pagina ,nada. o dor de cabeça.
    passei ums 3 dias sofrendo.
    solução:
    1º peguei uma rb 450g coloquei esse modem roteado nessa rb.
    2º configurei um servidor dns nessa mesma rb...
    3º á 5 meses de só felidades.
    soluçao pra mim essa...
    acho,que vc deveria fazer um teste pra ver. se pra vc resolve.
    A solução talvez seja fazer como eu falei no começo. Autenticar com o equipamento da empresa e rotear IP's locais a partir da RB, com ela recebendo um ip fixo na faixa 192.168... e ver se funciona... A partir daí verificar se não são as regras gravadas, as configurações de NAT etc...

  8. #8

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Ola bom dia. Passei por problema parecido. A página do Hotmail simplesmente não abria usando um modem da net em bridge e um Hap lite como router e o cliente por wireless do hap. Testei de tudo, até usei ate o Quick Set pesando que eu poderia estar fazendo alguma confiruração errada e nada. Voltei o modem para roteador e desativei todos os outros serviços nele e habilitei estes serviços no Hap, e o hap apenas em bridge, e a maldita página passa a carregar normalmente. Mas aí vem o seguinte, sei que é alguma coisa no mikrotik, e pelo jeito no software, ja que apresenta o mesmo problema em outros hardwares. Posso afirmar pois troquei para um roteador tp-link e agora consigo usar o modem da net em bridge normalmente.

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App
    Última edição por leosmendes; 08-11-2016 às 13:24.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Comigo aconteceu o seguinte:
    Sou usuário final( cliente), sempre naveguei bonitinho mas de quando em vez travava o meu roteador, comprei outro mais outro e anos de purrinhação; até comprar um 3Com( HP), blz. Fora uns dois meses tentando programar e nada, só funcionava em bridge e nada de sua porta Wan funcionar, comprei isso, aquilo, baixei isso, aquilo e nada e no manual em português que normalmente são mal traduzidas nos deixam mais confusos, apelei para o inglês mesmo.
    Ótimo consegui, mas com DHCP ativado( Lan) ora nos dispositivos móveis navego, ora não, ou então não consigo em determinada versão do sistema operacional, até que desativei o DHCP no 3Com e no roteador de casa idem. São 18 meses sem problema nenhum e seis meses sem desligar, raramente somente o wireless se auto reinicia característica do multilaser. Para quem comprava dois por ano no mínimo, está sendo um excelente negócio, não é por $$$$$ é por raiva mesmo. Por ora ainda recebo em IPV4, veremos à frente.

  10. #10

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Usamos link da NET aqui na empresa, também de 120Mbps com IPv4 ainda.

    Modem Humax L4 em Bridge, funcionando normalmente com IP válido no Mikrotik.

  11. #11
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Int Ver Post
    Usamos link da NET aqui na empresa, também de 120Mbps com IPv4 ainda.

    Modem Humax L4 em Bridge, funcionando normalmente com IP válido no Mikrotik.
    Pois é. eu tenho em casa Virtua com modem da Motorola e Hep e modem em bridge...
    não tive problemas. não sei se é a rede em Niteroi que está babada..vou ter que fazer backup da RB e dar um reset e testar com ela crua.

  12. #12

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Estou com problemas também com modem da net, no meu caso tenho um link de 60M e uma RB3011, faz uma semana que o link não passa a velocidade correta para a RB e a rede fica numa lentidão só, as imagens do Face não abrem de jeito nenhum, ja fiz de tudo na RB, vários resets e reconfigurações e nada, aí descobri faz 4 dias que era o modem da NET, solicitei a troca o técnico veio trocar ontem sem querer trocar, e eu insisti daí ele trocou, estou esperando a madrugada chegar para fazer recolocar a RB3011 no link novamente, pq tive que colocar meus clientes em outro link q tenho aqui de 60M tbm que está em outra rede rodando ok porém esta pesado, enfim assim q acordar e tiver um tempinho entro pra postar o resultado. Mas pra mim já está provado que é a NET com problemas em alguns modens ou rede.

  13. #13
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Atualização :

    Em conversa com meu cliente decidimos trocar a RB para uma maior (ele já tinha esta intenção) logo estou esperando chegar a CCR para substituir a 1100 e refazer as configurações, por hora estou navegando com webproxy ativado e proxy marcado nos navegadores dos computadores dele.
    quanto ao redirect (eu fiz, porem o GW do ML mesmo com redirect não abre)

    Logo posto mais noticias.

  14. #14

    Padrão Re: Problemas com Modem da Net e Mikrotik

    Pronto Aqui tudo normal, realmente era o modem da NET, foi trocado e agora tudo igual a antes