+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uma ajuda sincera, estruturação redes.

    Boa noite Caros colegas,


    Como todos ou quase todos que começam uma rede, comecei na famosa bridge. A rede cresce a todo momento e fica algo meio sem controle, algo dificil de manter em crescimento e com desempenho. Há filtros e outras gambiarras mas depois de tudo ainda se torna inviável tanto trabalho para morrer na praia. Tenho estudado bastante em como se mudar este cenário e tenho visto que muitos falam usa OSPF com ppoe, outros OSPF com mpls e pppoe e no final ainda resta uma dúvida. Há algum post falando como estruturar uma rede do zero ? Alguém pode dar conselhos ? por que quando comecei a rede coloquei um servidor central que servia de controlador de banda, firewall e para servir os clientes
    tudo em um PC. Neste por si só ainda coloquei um servidor de cache e tudo foi crescendo. Hoje na placa que sai para os clientes, está ligada a um switch de 20 e poucas portas que são os enlaces e pra ser sincero fiquei meio perdido. Por que ? Porque facilmente uma margem se foi e depois na mesma interface de saída para os clientes atribui uma nova marge e depois outra ! Agora pensei em por
    vlan mas me veio outra dúvida, se na mesma interface de saída tem 3 margens para servir clientes espalhados pela rede toda essa vlan não funcionaria ... enfim preciso de uma real ajuda, pra ser sincero uma luz ! desde de já agradeço os que sabem e que vão contribuir comigo.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Uma ajuda sincera, estruturação redes.

    Bom dia colega,

    O primeiro passo é você diagramar a sua rede hoje, existem vários softwares online e/ou offline com esta finalidade. Para ser sincero, estas alterações demandão tempo e neurônios, afinal, não vai querer realizar uma alteração e parar tudo ou uma parte da rede, não é mesmo?

    O que eu te aconselho é a procurar um serviço de consultoria (lhe recomendo a Rede Completa), poderão lhe dar maior atenção e também auxilio nesta parte.

    Particularmente, recomendo obviamente realizar o roteamento dinâmico da sua rede (com OSPF) e implementar VLANs a escalabilidade é muito maior mas, também traz junto a complexibilidade.

    Qualquer coisa só chamar no INBOX

  3. #3

    Padrão Re: Uma ajuda sincera, estruturação redes.

    Eu uso rede roteado estática sei o trabalho que da. O OSPF troca mensagens de disponibidade de tempos em tempos um radio com gargalo que eventualmente perde Ping também perde essas mensagens aí o problema fica bem grave.
    MPLS permite um tipo próprio de túnel tipo eoip, com os mesmos problemas normal se é que existem.
    MPLS roteia os pacotes de forma mais rápida necessário quando se tem MUITOS MUITOS roteadores. No meu caso são no máximo 4 saltos até o cliente.
    VLAN tem a vantagem do baixo custo do switch, concentração do PPPoE como o MPLS e EOIP.
    Eu possuo sócios com baixo skill técnico e funcionários inesperientes. Então a melhor tecnologia é a que todos sabem usar. Assim fico no básico.
    VLAN ou MPLS são opções "certas" para provedor.
    Eu ainda uso rede roteada.


    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  4. #4

    Padrão Re: Uma ajuda sincera, estruturação redes.

    Comece pelo switch de 20 e poucas portas, coloque um vlan, se não encontrar um vlan de 24 portas coloque dois de 8 portas, assim ficara isolado cada enlace, em caso de looping em uma rede em nada afetará as outras portas.

    Dá para fazer vlan com um switch gerenciável ou mesmo uma rb.

  5. #5

    Padrão Re: Uma ajuda sincera, estruturação redes.

    ola

    Então, tenho uma rede com 1400 clientes em bridge e os aps dos clientes em pppoe quais possíveis problemas terei ou tenho que posso relacionar com o fato de estar em bridge, neste cenário e qual e a vantagem ou desvantagem de eu rotear?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Edsilva Ver Post
    ola

    Então, tenho uma rede com 1400 clientes em bridge e os aps dos clientes em pppoe quais possíveis problemas terei ou tenho que posso relacionar com o fato de estar em bridge, neste cenário e qual e a vantagem ou desvantagem de eu rotear?
    meu amigo ! que zica! vc esperou muito
    cara 1400 clientes.
    vc vai ter que fazer por partes.
    vc não pode para tudo
    para fazer isso.
    escolha uma parte e faça.
    vai ter que ser em etapas.
    de qual cidade vc é mesmo?
    alguem poderá indicar alguem proximo de vc...

  7. #7

    Padrão Re: Uma ajuda sincera, estruturação redes.

    Me contrata que faço kkkk

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App