Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

é possível usar dois rádios em uma mesma antena? antes de levantar outras questões, gostaria de saber se dois radios ligados a uma mesma antena um radio não danificaria o outro.

Padrão Re: é possível usar dois rádios em uma mesma antena?

Bom dia, cara eu acho que não tem como não viu. eu sei que tem como usar duas antenas em um único radio.

É possível sim, veja o caso do AirFiber com o uso do multiplexador que eles chamam de NxN. No entanto, para isso funcionar bem é preciso que os rádios sejam sincronizados (GPS ou outra forma), do contrário vão gerar ruído absurdo uns nos outros, mesmo que estejam em polarizações diferentes, uma vez que o isolamento entre as polarizações não é suficiente para atenuar significativamente o sinal quando os transmissores estão tão próximos.

Acho que nem mesmo estando os rádios em canais bem distantes, como um em 5470MHz e outro em 5825MHz, estará livre do ruído, pois parece haver tipos de EMI que independem de frequências e que fazem até um rádio 2.4GHz muito próximo ser prejudicial.

pergunto porque acredito que os mimosa devam operar desta maneira, basicamente 2 radios fazendo bolding... a questão que estou querendo chegar, e ter uma performance parecida com os mimosa mas com um preço mais atrativo

Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    pergunto porque acredito que os mimosa devam operar desta maneira, basicamente 2 radios fazendo bolding... a questão que estou querendo chegar, e ter uma performance parecida com os mimosa mas com um preço mais atrativo
    Mimosa trabalha com MIMO 4x4, se não me engano, sendo 2 rádios 802.11ac em cada uma das duas polarizações da antena (2 rádios no total, não 4), cada rádio em uma frequência. Você pode até fazer algo PARECIDO com RBs ou Rockets, mas eles não vão estar sincronizados e a performance vai ser semelhante a um ambiente com interferência gigantesca.

Para bonding, que é totalmente diferente de um MIMO 4x4, você provavelmente vai ter que usar antenas separadas, ou seja, dois ou mais ponto a pontos totalmente distintos, para então agregá-los em um roteador.

Talvez eu esteja enganado em algum detalhe aí, mas a essência é essa: se isso funcionasse, outros já teriam feito.

Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Mimosa trabalha com MIMO 4x4, se não me engano, sendo 2 rádios 802.11ac em cada uma das duas polarizações da antena (2 rádios no total, não 4), cada rádio em uma frequência. Você pode até fazer algo PARECIDO com RBs ou Rockets, mas eles não vão estar sincronizados e a performance vai ser semelhante a um ambiente com interferência gigantesca.

Para bonding, que é totalmente diferente de um MIMO 4x4, você provavelmente vai ter que usar antenas separadas, ou seja, dois ou mais ponto a pontos totalmente distintos, para então agregá-los em um roteador.

Talvez eu esteja enganado em algum detalhe aí, mas a essência é essa: se isso funcionasse, outros já teriam feito.
    perai, são dois rádios 4x4 ou dois rádios 2x2