+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Metal 2SHPn radio fraco

    Boa noite Pessoal ... preciso urgente da ajuda de vocês.
    Peguei uma pousada para resolver o problema de rede sem fio com os hospedes. Eles tinham um roteador principal bem caseiro e vários repetidores ... a rede vivia caindo. O link é via rádio.

    Troquei todos os equipamentos por um Metal 2SHPn com um antena omnidirecional hyperlink de 9 dB. Isso a um ano atras ...
    Ficou um espetáculo ... tiveram pico de 50 dispositivos conectados ao mesmo tempo e ela aguentou tranquilo ...

    O problema começou a uns 4 meses atras quando, depois de uma chuva forte com raios, o rádio ficou fraco, muito fraco. Resetei a Metal atualizei e tudo mais ... ai descobri que queimou o amplificador do rádio e precisava mandar a Metal pra reparo. Ai descobri também que pra evitar a queima de um novo equipamento precisava de um cabo blindado (10m) até poe, centelhador entre o Metal e a antena e aterrar tudo.

    Como a pousada não podia ficar muito tempo sem o equipamento que foi pra reparo... comprei outra Metal e fiz todo o procedimento acima e fechei o contato Metal - centelhador - antena com fita de alta fusão. Aterrei o centelhador (Centelhador a GAS modelo AL6-NMNFBW-9 da JBM Instrumentos). Aterrei o centelhador e a fonte que é da ubiquiti de 24V 1A.

    Ficou excelente até uma semana atras que com outra chuva forte com raios aconteceu a mesma coisa ... o rádio ficou fraco ... parece que passou direto pelo centelhador como se ele não existisse.

    O pessoal não esta querendo comprar outro Metal, apesar de muito bom ... ele é caro rs...

    Pesquisando um pouco ... pensei em colocar uma rb 750 pra gerenciar a rede e um bullet M2Hp ou uma AP Pico Station M2-hp pois me falaram que os equipamentos da ubiquiti são mais resistentes a descargas eletromagnéticas ....

    Não sei mais o que fazer aceito sugestões rs...

    Antecipadamente agradeço a ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Todo equipamento é suscetível a descargas. Esses equipamento aí tava ao ar livre? Porque quando a descarga vem pela rede elétrica ela mata o POE ou a porta LAN. O que aconteceu aí deve ter sido queima por estática da descarga elétrica da etapa de RF. Ai tem que ver o aterramento e a isolação do local onde a antena está ancorada. Não esquecer de isolar a conexão da antena/conectores com fita de auto fusão. Utilizar protetor de surto Ubiquiti no cabo LAN. Utilizar protetor de surto Clamper na entrada de energia. Utilizar aterramento com barra padrão Cia elétrica.

    Tendo dito isso...
    Qual o cenário? Ao ar livre? Interno? Quantos M²?

    Eu diria que se for possível instalar o equipamento em área protegida/coberta... Separe a rede em um ou mais Unifi ou Hotspot 300 (a quantidade depende da área de cobertura)

    O BulletM2 vai... Mas 50 pendurados é melhor setorizar.

  3. #3

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Lembrei do meu sofrimento, há anos atras, era dos cartões mini-pci era só tempo ficar carregado pra chover já era. Ja tivemos aqui um estoque de 20 cartões com perda de potencia. Queima por estática pelo menos aqui nunca conseguimos resolver, só trocando o transmissor.

  4. #4

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Só um comentário sobre essa queima de amplificador:

    Se o cabo de rede tivesse induzido alta tensão (Pelo campo eletromagnético do raio que caiu por perto) teria queimado a lan do rádio. Como foi o amplificador que queimou, isso foi indução de alta tensão pela antena. É esse produto aqui.

    Nesse caso até nem precisaria cabo blindado com RJ45 blindado, como tem anterna com carcaça exposta poderia ligar o aterramento na fonte chaveada e na carcaça metálica da antena.

    Cada entrada vai gerar dano diferente caso tenha alta tensão, problema pelo cabo de rede queima lan ou o chipset todo, e problema pela antena queima o amplificador. Antena omni colinear é longa, digo, é como se fosse um fio de meio metro exposto, enquanto antenas com grade, disco ou setoriais tem um dipolinho de 3 a 6cm, ela tem uma área menor que é afetada pelo campo eletromagnético das descargas atmosféricas da vizinhança.

  5. #5

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Então ... o equipamento esta sim ao ar livre ... está numa barra de ferro de 3 metros de altura no mesmo lugar da CPE IntelBras que recebe o link dia rádio. Essa aste esta presa em uma grade de ferro que protege um mirante de 100m2 bem alto. A grade de ferro deve ter uns 50 metros de perímetro. Creio que foi sim queima por estática pelo RF pois eu consigo acessar normalmente o Mikrotik via LAn e chegando com um notebook a uns 2 metros de distância ele conecta e navega na internet normalmente.

    O centelhador que eu citei é agas mas parece que nem serviu pra nada ... O aterramento foi feito com uma Barra de de aterramento e o solo é muito favoravel ... subi um cabo de 2mm até o centelhador. Usei o mesmo cabo para aterrar a fonte ....

    O que mais posso fazer pra evitar a queima do amplificador ? A CPE não sofreu nenhum dano e nem está aterrada rs....

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Todo equipamento é suscetível a descargas. Esses equipamento aí tava ao ar livre? Porque quando a descarga vem pela rede elétrica ela mata o POE ou a porta LAN. O que aconteceu aí deve ter sido queima por estática da descarga elétrica da etapa de RF. Ai tem que ver o aterramento e a isolação do local onde a antena está ancorada. Não esquecer de isolar a conexão da antena/conectores com fita de auto fusão. Utilizar protetor de surto Ubiquiti no cabo LAN. Utilizar protetor de surto Clamper na entrada de energia. Utilizar aterramento com barra padrão Cia elétrica.

    Tendo dito isso...
    Qual o cenário? Ao ar livre? Interno? Quantos M²?

    Eu diria que se for possível instalar o equipamento em área protegida/coberta... Separe a rede em um ou mais Unifi ou Hotspot 300 (a quantidade depende da área de cobertura)

    O BulletM2 vai... Mas 50 pendurados é melhor setorizar.

  6. #6

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Não conseguiu nenhuma solução ? rs...

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Lembrei do meu sofrimento, há anos atras, era dos cartões mini-pci era só tempo ficar carregado pra chover já era. Ja tivemos aqui um estoque de 20 cartões com perda de potencia. Queima por estática pelo menos aqui nunca conseguimos resolver, só trocando o transmissor.

  7. #7

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Foi realmente pela antena rs... Eu coloquei cabo blindado só por precaução ...

    Seria conveniente colocar então a antena que acompanha o Metal .. a antena de 5 dB ao invés da antena HiperLink de 9 dB ?

    Esse sentelhador que você sitou pelo que descobri é apenas um adaptador ... não sei se é verdade ... me falaram pra usar sentelhador a Gas mas não resolveu não rs...

    E se trocar por equipamentos Ubiquiti ... será que são mais resistentes a descargas elétricas ? ... Obrigado a todos por enquanto ...

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Só um comentário sobre essa queima de amplificador:

    Se o cabo de rede tivesse induzido alta tensão (Pelo campo eletromagnético do raio que caiu por perto) teria queimado a lan do rádio. Como foi o amplificador que queimou, isso foi indução de alta tensão pela antena. É esse produto aqui.

    Nesse caso até nem precisaria cabo blindado com RJ45 blindado, como tem anterna com carcaça exposta poderia ligar o aterramento na fonte chaveada e na carcaça metálica da antena.

    Cada entrada vai gerar dano diferente caso tenha alta tensão, problema pelo cabo de rede queima lan ou o chipset todo, e problema pela antena queima o amplificador. Antena omni colinear é longa, digo, é como se fosse um fio de meio metro exposto, enquanto antenas com grade, disco ou setoriais tem um dipolinho de 3 a 6cm, ela tem uma área menor que é afetada pelo campo eletromagnético das descargas atmosféricas da vizinhança.

  8. #8

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Sobre qual antena, todas as omni que são longas são colineares, a construção interna disso:
    http://www.digdice.com/wp-content/up...8/01/ovis8.JPG
    na prática é quase igual a isso:
    http://www.brest-wireless.net/albums...kx_1.sized.jpg
    Mudando o ganho só muda o tamanho. Não sei que tamanho pequeno para ser induzido por campo eletromagnético de raio mas entre 9 e 5dBi colinear muda menos de 1 palmo de tamanho, se com uma queimou, em tese com outra queimaria.

    Agora, sobre esse aterramento, só 1 barra é suficiente apenas em solo MUITO propício, pra ter um contato tipo 30 ohms rumo a terra na maior parte do Brasil precisa meia duzia de hastes em solo úmido (Solo seco é um condutor muito ruim). Se for arenoso ou pedregoso será ainda pior, só 1 haste é pouco na maioria dos lugares, pra uso doméstico serve porque casas são mais baixas. E... nesse caso se tem um beiral metálico por todo o mirante, e ele não é aterrado (Pra que colocaram isso se não aterraram? A única função disso é mandar os raios pra terra ao invés de raio estourar canto de parede ou telhado), suspeito que seu problema tem mais a ver com esse ambiente, uma estrutura metálica maior precisa um aterramento melhor, e se de fato alguma ou outra descarga menor cai nessa estrutura isso gera um campo eletromagnético DO LADO da antena e rádio, fica quase impossível isolar isso.

    Atendo uma empresa com armazém metálico que optou por colocar fibra, porque tudo que é ethernet por dentro sempre queimava, porque é uma estrutura de 20m de altura toda metálica, tem aterramento fantástico (Gel no solo e centenas de hastes e um fosso de uns 10m com material dentro) mas o problema é o campo eletromagnético que a descarga circulando entre a parte metálica e o aterramento criam. Hoje todos os desktops tem um conversor de fibra do lado, os ventiladores e sensores computadorizados também tem conversor entre a fibra e a porta ethernet do aparelho, custou caro mas de 15 a 20 portas ethernet queimadas por ano (Com centelhadores) desde fim de 2014 não queimou mais nada. Tem roteador wifi com antena de 5dBi e nunca queimou, mas está mais longe da estrutura de aço (Uns 20m, com 2 paredes no meio), não tenho tanta certeza se não teria queimado caso ficasse 2 ou 3 metros da estrutura metálica.

    Eu não sei como resolver os problemas de estruturas com muito aço (RF reflete e dá CCQ ruim, caso de CPE em cima de telhado de zinco. E esse problema de raio), mas realmente nesses lugares a paulada é demais pros centelhadores, e suspeito que pode ter ocorrido um campo eletromagnético bem forte atingindo o próprio circuito da RBMetal, mas ela já tem capa de metal pra evitar isso (Quem tem capa de plástico é o Groove comum tipo o A52HPN). Se a estrutura metálica é como imagino, e com aterramento meia-boca (Muito pedreiro ou engenheiro CIVIL acha que só 1 mísera haste resolve).

    Sobre o aterramento, só a título de curiosidade calcula aqui:
    http://www.mspc.eng.br/tecdiv/para-raios-210.shtml
    Digamos que seja terra marrom ou preta, não argilosa nem pedregosa (Teor de argila tipo 20%), ela terá resistência tipo 100 ohms por metro, pra fazer um sistema chegar a 10 ohms de contato com o solo precisaria fazer uma fileira com 8 (oito) hastes de 2,4m, uma a 2m distante da outra!!! Mas isso é um solo nem tão comum no Brasil, se o percentual de argila subir pra uns 70%, ou se tiver mais cascalho no solo, a resistência vai pro dobro, uns 200 ohms por metro, e aí precisaria uma fileira de 17 hastes! Na prática ninguém enfileira isso, faz aquelas malhas de 4x4 hastes interligadas com cabo de 25 a 50mm² também enterrados, ou um Y, ou um quadrado (3 hastes por lado) ou mesmo um triangulo, faz as valetas no gramado (Ou local com brita, ideal é local onde chova as vezes) tipo isso: http://www.forcaeluz.eng.br/site/img...aterrar-01.jpg e interliga as hastes com cabo de cobre que depois que a valeta for completa com terra também farão contato com a terra: http://www.gomesdesouza.com.br/images/aterramento3.jpg

    Não vale a pena você fazer um aterramento desse, mas quem colocou essa estrutura metálica grande aí devia ter feito um aterramento muito bom. Eu duvido que fizeram, mas ainda que o façam tem a possibilidade de raio direto na estrutura criar campo eletromagnético tão grande que vai danificar quase qualquer rádio com antena ou cabo grande (Eu imagino que seria isso, porque tem só uns 50cm de antena criando esse problema. Se o problema fosse indução de alta tensão no cabo de rede teria queimado a lan ou chipset, como não queimou então a proteção interna (Tem uns mini TVS, uma versão mini de um centelhador) foi suficiente, mas a proteção na parte de RF não foi.

    Sobre o centelhador pra conector N, o que passei link acho que é centelhador mesmo, tem de preços variados (E um conector duplo não custa isso, um adaptador NxN macho mal devia chegar nesse preço aqui: http://www.emporiok.com.br/adaptador...708-383024.htm
    Pra ligar no seu sistema provavelmente vai precisar um centelhador N macho x femea, ou colocar uma desse tipo: http://produto.mercadolivre.com.br/M...uplo-macho-_JM
    Pra evitar queimar o amplificador dos cartões EMP8602 eu usei uns, com aterramento nem tão bom (2 hastes em cada um dos 3 estaios da torre, e mais uma na base) foi digamos início de 2010 até fim de 2015 sem queima. Mas não tinha nenhuma estrutura metálica grande do lado, seu caso tem esse agravante e acho que não dá pra comprar com outros locais mais baixos (Um mirante alto é o local mais perto das nuvens, se tiver algo com ponta vai soltar umas faíscas rumo ao céu as vezes).

    Alias, agora que falei das pontas, existem os descarregadores de estática, trocam um pouco da diferença de potencial entre ar e solo, tipo esses dissipadores grandes:
    http://www.eriinc.com/Files/8d/8d01e...0803bbc624.jpg
    ou os pequenos:
    https://towerbeacon.com/picts/lightn...protection.jpg
    Área alta tem muito vento, e o vento friccionando qualquer coisa carrega estática (Imagina o que um balão é o vento, e seu cabelo é a torre, esfregando o balão do cabelo vai encher os 2 de estática), e carrega mais que uma casa baixa num vale. Essas ponteiras trocam mais estática com o ar, não deixa acumular uma grande diferença de potencia entre solo e ar, dá zilhões de pequenas descargas inofensivas por dia ao invés de ter uma grande descarga caso uma nuvem com carga oposta passe por perto. TALVEZ compense você perder umas horas fazendo um colar com pontas expostas (Tipo essa escova do link) pra colocar ao redor do conector entre a RB Metal e a antena, mas na real acho que o problema é as descargas na estrutura metálica perto da antena, ela é que precisaria um cuidado maior, ver se tem aterramento com contato inferior a 10 ohms rumo ao solo (E isso depende da resistência do solo e número de hastes), e talvez colocar uns desses dissipadores de estática, mas essa estrutura provavelmente não é sua e não sei se tem o que você fazer pra proteger seu equipto dos problemas que essa estrutura mal-protegida criam.

    Ah, e Ubiquiti pra mim queima tanta lan e amplificador quando MK, os modelos mais em conta não tem quase nada de proteção (Só uns TVS pequenos), o Bullet Titanium tem mais dissipador e tal mas também queima nalguns lugares. Se você já tivesse eu diria pra testar, mas comprar um novo e talvez pagar mais caro acho que não vale a pena, se conseguir resolver o aterramento de vez pode usar Bullet comum ou Groove A52HPN que não queima, você em tese já aterrou tudo, mas o ambiente pelo visto tem uma estrutura com mais descargas que exigiriam ainda mais proteção.

  9. #9

    Padrão Re: Metal 2SHPn radio fraco

    Pessoal ... desculpe a demora da resposta .....
    Depois de muita pesquisa e tentativa e erro ... creio que descobri o problema ... Aterramento ....
    Como eu estava usando apenas uma barra de aterramento o mesmo estava muito fraco e fui aconselhado a colocar mais 5 barras e subir um cabo de 25mm até bem próximo do equipamento. Fiz o aterramento com 6 barras e cerca de 4 metros de distância entre uma barra e outra e aterrei o centelhador e o estabilizador. Tive que comprar outra Metal 2SHPn pois a que mandei pra reparo não ficou boa e tudo está funcionando perfeitamente ....
    Nesse meio tempo tivemos uma semana com bastante chuva e alguns raios e por enquanto está aguentando rs....

    Agradeço a todos pela ajuda.