+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Banda Mínima Garantida

    Boa tarde Pessoal .... preciso da ajuda de vocês ...

    Na opção Queues sei que é possível travar a velocidade de um determinado IP para que o mesmo não ultrapasse o limite pré configurado. Eu preciso que um IP tenha uma determinada banda garantida ... por exemplo o ip 192.168.0.1 fique com no mínimo 1.5M de download e 700K de upload garantido independente de quantos dispositivos estão conectados. O restante da faixa de IP ficaria com o restante da banda para ser dividida.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Para isso, faça conforme o Caio ensina nesse vídeo:

  3. #3

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Não entendi porque ele criou vários servidores PPPoE.

    Quando o user autentica e já tem o profile associado à uma queue, já não cairia direto dentro da árvore?

  4. #4

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Entendi a lógica do processo. Vou fazer aqui e envio os resultados. Obrigado.

    Enviado via MI 5 usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Não entendi porque ele criou vários servidores PPPoE.

    Quando o user autentica e já tem o profile associado à uma queue, já não cairia direto dentro da árvore?
    Não, sem o profile especificando a parent queue, a queue do cliente vai para fora da árvore HTB.

    Infelizmente MikroTik não suporta que a queue pai seja informada via Radius, uma vez que isso facilitaria MUITO e dispensaria a necessidade desses perfis (exceto em casos onde não é usado Radius, onde a única solução é os perfis mesmo). Com atributo por Radius, esse método poderia, inclusive, funcionar com Hotspot, uma vez que não há nada como um "service name" configurável em cliente nessa forma.

  6. #6

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Pois é, nunca vi essa opção de service name na configuração do PPPoE de roteadores caseiros. Como funcionaria? Existe um Default que ele pegaria?

  7. #7

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    A respeito do Radius, não precisa um profile para cada plano de velocidade, definindo no profile padrão do PPPoE a Parent Queue, via Radius você informa a garantia de banda do cliente. Uso em alguns locais assim, essa semana explico com mais tempo.


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    Definindo a Parent Queue no perfil padrão vai colocar todos clientes embaixo da mesma, o que é diferente da forma como o Caio ensina. Ou você quis dizer que é possível obter o mesmo resultado sem ter Parent Queues diferentes para cada plano?

    A vantagem do Parent Queue sendo informado via Radius é ter os clientes naquela forma como o Caio faz (um parent por plano), sem ter que configurar service name nos clientes (no caso de PPPoE) e ainda funcionar com Hotspot e outras formas de autenticação.

  8. #8

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Alguém testou esse vídeo?
    Acho que tem um pequeno erro quanto ao target ele coloca 2 filas hierárquicamente iguais no meu teste apesar de colocar os pppoe dentro da segunda fila não funcionou pois ele leu a primeira e direcionou o tráfego pra ela.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  9. #9

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    Fiz o teste aqui e por enquanto ta funcionando sim. Fiz a regra geral pra toda a faixa de ip do servidor dhcp e fiz uma regra de banda mínima necessária pro ip que precisava com o parent da regra geral.

    Enviado via MI 5 usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Banda Mínima Garantida

    O que questionei são duas regras com o mesmo range de IP. Comercial e residêncial

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk