+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Ip Routes

    Boa noite pessoal estou estudando bastante algumas ferramentas do mikrotik, porem não consigo encontra muita informação sobre opção distance no ip/route, alguém poderia mim da uma explicação para que serve e qual a funcionalidade ?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Ip Routes

    Rotas são escolhidas com base em 3 parâmetros basicamente.
    - a rede com a máscara mais específica.
    - a rota com menor distância.

    Rotas com distâncias diferentes não ficam ativas juntas a maior fica azul e não funciona. Ela vai ser ativa se a rota menor ficar inacessível. Cabe a você providenciar modos para ela ficar inacessível ou desativar na mão.
    Se a rota for acessível por uma interface e essa cair a rota fica fora.
    Se a rota pela qual essa rota é recursiva ficar fora ela vai ficar fora da não tiver outra rota.
    Se você ativar check gateway e o gateway cair ela fica fora (o mais usado)
    Se você criar um script pode desativar a rota.

    Outro parâmetro importante é o routing Mark pense nele como tabelas separadas. Se a tabela que você estiver usando não tiver rota a tabela principal é usada. Cuidado aqui um erro muito comum acontece, o destino 0 0.0.0/0 tem máscara 0 ou seja atende todos os destinos portanto se não tiver uma rota mais específica esse poderá ser usado e aí não vai olhar a tabela principal e rotas conectadas que são dinâmicas estão só na tabela principal.
    Como marcar rota é outra história.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Ip Routes

    Não sabia que a máscara mais específica funcionava também.

    Isso significa que se eu colocar por exemplo:

    10.0.0.0/8 Gateway A
    10.1.0.0/16 Gateway B

    Ele vai entender?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Ip Routes

    show de bola ja deu pra claria as ideias aqui, muito obg pessoal..

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Ip Routes

    Esse tópico veio em boa hora,


    Tenho dois links um recebe ip publico por dhcp e rota defautl por dhcp, ou outro é ip privado fixo, tenho as duas rotas a que esta ativa e do link que recebe dhcp, a outra deixo com distance 2, até ai tudo certo só que preciso fazer alguns ips ou portas sair pela segunda rota que esta com ip privado usando mark routing, fui la fiz a configuração mark routing para um ip cliente que é meu para teste e marquei a rota e mark routing como link1, porém quando ativa a regra no mangle perde acesso internet.

    Já fiz isso outras vezes e funcionava de boa agora não consigo encontrar o que acontece, quando ativa a regra mangle e faz traceroute chega até o mikrotik porém não sai para internet.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Ip Routes

    Como eu disse antes usar marcação de rota é outra história. Não é simples explicar. E se agora pra você não funcionou é por que fez algo errado e pra saber o que precisa mostrar tudo que vez. Isso deixa de ser uma dúvida pra resolver um problema específico.

    Mas vou destacar o que eu já disse que muita gente erra. Se você marcar a rota do que chega da Internet na tabela de roteamento tem só uma regra que pega tudo pois a máscara é 0 e manda de volta pra Internet por isso não volta pra você.
    Marque só o que sai pela Internet usando na regra a interface de entrada como filtro. Ou como eu faço vá em route rules e declare quando o destino forem os ranges privados e diga que tem que olhar a tabela main.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk