+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acesso Local a Omnitik atrás do servidor

    Sou novato no mk, faço apenas algumas configurações básicas. Tenho uma rb 750 distribuindo internet autenticando via pppoe e hotspot funcionando normal. Em ip/address adicionei um ip 10.255.2.1/30 na mesma interface de saída para os clientes para acessar a rb via winbox ou web, até ae tudo funcionando normal. Hoje comprei uma omnitik para jogar sinal 5.8, conectei ela na mesma interface de saída para os clientes da rb750. Agora quero ter acesso a ela depois de colocar na torre, mas não to conseguindo, coloquei nela o ip 10.255.2.5/30 na ether1 que liga ela na interface de saída para os clientes da rb750.
    Estando conectado na rb 750 vou em ip/Neighbors e consigo enxerga o ip da omnitik, mas não consigo acessar pelo winbox.

    Obs:
    A omnitik só vai jogar sinal, a autenticação vai ser feita na rb750.

    Alguém que possa me ajudar nessa configuração?

  2. #2

    Padrão Re: Acesso Local a Omnitik atrás do servidor

    tentei colocar mas olha como ficou.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	54,1 KB
ID:      	65672

  3. #3

    Padrão Re: Acesso Local a Omnitik atrás do servidor

    consegui conectar, mas tive de mudar colocando o ip da rb servidor 10.255.2.1/24
    e da omnitik 10.255.2.5/24


    com o /30 não funcionou.

  4. #4

    Padrão Re: Acesso Local a Omnitik atrás do servidor

    Só habilitar o protocolo OSPF que você acessaria sem problemas, caso contrário tem que fazer a configuração das rotas no dedo em todos os radios

    Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: Acesso Local a Omnitik atrás do servidor

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    O cara mal sabe configurar um IP, imagina OSPF.

    Estude redes primeiro, depois se aventure com RouterOS. Se quer mesmo montar um provedor de forma correta, contrate uma consultoria ou se especialize muito bem antes.
    É justamente isso que to fazendo estudando, perguntado nos fóruns assistindo vídeo-aulas, lendo documento, testando configurações. Isso porque na região que moro não existe treinamentos especializado. Agora seria bom da sua parte da próxima vez tentar ajudar igual outros colegas aqui do fórum que já me ajudaram em algumas configurações, ao invés de só criticar.

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Acesso Local a Omnitik atrás do servidor

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    É melhor você aprender a ler também, tanto que te indiquei os comandos que poderiam te ajudar a resolver o seu problema!

    Eu não critico porque gosto, mas sim porque me preocupo com quem entra nesse ramo para que depois não se decepcione. Se quer ajuda, eu estou aqui sempre pronto pra isso, todos me conhecem e sabem que não nego ajuda a ninguém.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

    Realmente tenho de agradecer por essa sua resposta, de qualquer forma me ajudou também.


    "/ip route add gateway=10.255.2.1
    Tem isso na tua Omnitik? Você pode ver com o comando:

    /ip route print where dst-address=0.0.0.0/0


    Valew cara!