+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OmniTiks com baixo sinal de TX na chain 1

    Pessoal,

    Não sei se isso já ocorria antes, mas nessa semana percebi que todas OmniTiks (apenas 3) da rede aqui estão com níveis de sinal de TX na chain 1 baixos, entre -80 e -90, sendo que na chain 0 está normal.

    Já vi isso ocorrer quando o equipamento no cliente é SISO, e nesse caso seria normal, mas essa divergência no sinal está ocorrendo com CPE MIMO também, mais especificamente SXTs. Isso pode ser verificado na screenshot, nos destaques em cor laranja:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omnitik.png
Visualizações:	228
Tamanho: 	37,6 KB
ID:      	65805

    Eu acho que isso está ocorrendo com CPE de outras fabricantes também (além de MikroTik, só temos Intelbras de MIMO aqui), porém não é reportado no AP devido às formas diferentes como cada uma faz isso serem incompatíveis.

    Todas OmniTiks estão trabalhando em MCS 3 ou 4 e estão na versão 6.36.4 do RouterOS com firmware atualizado na versão 3.33. Fiz downgrade para 6.34.6, que não tinha problemas, pelo que lembro, e continuou do mesmo jeito.

    Esse problema não ocorre em APs com outros equipamentos MikroTik, como a SXT SA5 ou RB912. Além disso, confirmei nos clientes e não é um bug gráfico, pois neles mostra que realmente está chegando esse sinal fraco na chain 1.

    Alguma ideia? Será que as OmniTiks perderam potência nessa chain?
    Elas sempre operaram em potência máxima... será que danificaram por isso? Se for isso mesmo, OmniTik é o rádio de pior qualidade que já vi, já que temos outros na máxima também há muito mais tempo sem problemas. Um detalhe é que as OmniTiks têm tempo de operação diferentes, uma delas é bem mais antiga que as outras duas, que foram instaladas depois, então é bem estranho as 3 estarem com essa disfunção.
    Última edição por TsouzaR; 28-12-2016 às 13:34.

  2. #2

    Padrão Re: OmniTiks com baixo sinal de TX na chain 1

    Vou citar aqui apenas o seguinte e rapidamente pois tô de folga e meio sem tempo para uma análise mais profunda:


    Isso me parece fresnel obstruído. Quanto ao post https://under-linux.org/showthread.php?t=186184 em uma análise simplórea. Interferência causa restransmissão de dados e CCQ lá em baixo

  3. #3

    Padrão Re: OmniTiks com baixo sinal de TX na chain 1

    Olha ja tive problemas semelhantes, não no mesmo cenário que você mais em um PTP, e no final era apenas o pig taill.
    Mais nem por isso deixei logo de trocar a rb + pig taill

  4. #4

    Padrão Re: OmniTiks com baixo sinal de TX na chain 1

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Vou citar aqui apenas o seguinte e rapidamente pois tô de folga e meio sem tempo para uma análise mais profunda:


    Isso me parece fresnel obstruído. Quanto ao post https://under-linux.org/showthread.php?t=186184 em uma análise simplórea. Interferência causa restransmissão de dados e CCQ lá em baixo
    Acho estranho ser obstrução. Teria que ser no AP para afetar todos ou quase todos clientes, e apenas 1 das OmniTiks tem uma possibilidade de estar obstruída por estar em um mastro meio baixo encima de um prédio razoavelmente comprido (sinal batendo no piso lá encima). Vamos resolver isso.

    As outras estão em altura e localização (como o topo do telhado de uma casa, que pela inclinação, não tem como estar obstruindo) que não parecem bloquear o sinal a um ângulo de 120° para baixo (se entendi bem os gráficos dos padrões de irradiação: http://i.mt.lv/routerboard/files/omn...0217141822.pdf).


    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Olha ja tive problemas semelhantes, não no mesmo cenário que você mais em um PTP, e no final era apenas o pig taill.
    Mais nem por isso deixei logo de trocar a rb + pig taill
    O problema é que OmniTik não tem pigtail, aí complica, hehehehe. Só se alguma coisa no circuito dela foi mal feita ou não resistiu ao calor infernal daqui de um Sol escaldante no ano todo...

  5. #5

    Padrão Re: OmniTiks com baixo sinal de TX na chain 1

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Acho estranho ser obstrução. Teria que ser no AP para afetar todos ou quase todos clientes, e apenas 1 das OmniTiks tem uma possibilidade de estar obstruída por estar em um mastro meio baixo encima de um prédio razoavelmente comprido (sinal batendo no piso lá encima). Vamos resolver isso.

    As outras estão em altura e localização (como o topo do telhado de uma casa, que pela inclinação, não tem como estar obstruindo) que não parecem bloquear o sinal a um ângulo de 120° para baixo (se entendi bem os gráficos dos padrões de irradiação: http://i.mt.lv/routerboard/files/omn...0217141822.pdf).




    O problema é que OmniTik não tem pigtail, aí complica, hehehehe. Só se alguma coisa no circuito dela foi mal feita ou não resistiu ao calor infernal daqui de um Sol escaldante no ano todo...
    Putz.. Mil desculpas então, fui da uma olhada na internet e realmente não tem. então só resta trocar o equipamento

  6. #6

    Padrão Re: OmniTiks com baixo sinal de TX na chain 1

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Acho estranho ser obstrução. Teria que ser no AP para afetar todos ou quase todos clientes, e apenas 1 das OmniTiks tem uma possibilidade de estar obstruída por estar em um mastro meio baixo encima de um prédio razoavelmente comprido (sinal batendo no piso lá encima). Vamos resolver isso.

    As outras estão em altura e localização (como o topo do telhado de uma casa, que pela inclinação, não tem como estar obstruindo) que não parecem bloquear o sinal a um ângulo de 120° para baixo (se entendi bem os gráficos dos padrões de irradiação: http://i.mt.lv/routerboard/files/omn...0217141822.pdf).




    O problema é que OmniTik não tem pigtail, aí complica, hehehehe. Só se alguma coisa no circuito dela foi mal feita ou não resistiu ao calor infernal daqui de um Sol escaldante no ano todo...
    Verifique se esses clientes especificos não estão em um local muito abaixo (depressão no relevo), pois podem estar recebendo sinal de lobo secundário.... Ou que estejam em uma area que tenha alguma diferença geográfica (mata, lago, rio, platô, prédios, depressões morros).



    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App