+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento Link's

    Galera, bom dia a todos!

    Gostaria de uma ideia para um cenário que preciso aplicar. Tenho 3 links de internet e gostaria de criar 3 gateways dentro da rede e cada gateway sai por um link.

    LINK1: IP FIXO (Gateway: 10.5.10.1)
    LINK2: DINAMICO (Gateway: 10.5.10.2)
    LINK3: PPOE (Gateway: 10.5.10.3)

    Hoje atualmente controlo isto via range de ip, do 10-100 sai por um link, do 100 a tal por outro, etc.

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento Link's

    Citação Postado originalmente por Mahteus Zanchini Ver Post
    Galera, bom dia a todos!

    Gostaria de uma ideia para um cenário que preciso aplicar. Tenho 3 links de internet e gostaria de criar 3 gateways dentro da rede e cada gateway sai por um link.

    LINK1: IP FIXO (Gateway: 10.5.10.1)
    LINK2: DINAMICO (Gateway: 10.5.10.2)
    LINK3: PPOE (Gateway: 10.5.10.3)

    Hoje atualmente controlo isto via range de ip, do 10-100 sai por um link, do 100 a tal por outro, etc.

    Grato.
    Matheus,

    O que você usa como roteador na sua rede? Existem algumas formas diferentes de realizar o balance e failover e roteadores diferentes oferecem soluções diferentes.

  3. #3

    Padrão Re: Balanceamento Link's

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Matheus,

    O que você usa como roteador na sua rede? Existem algumas formas diferentes de realizar o balance e failover e roteadores diferentes oferecem soluções diferentes.
    Tenho uma RB201, a ideia por enquanto não era nem o failover, era simplemente IP's com o os gateways navegam pelos respectivos links.

  4. #4

    Padrão Re: Balanceamento Link's

    Opa Matheus, só agora vi também que seu post já estava na área dos MK.

    A Wiki da Mikrotik tem vários exemplos.

    Atualmente uso o PFSense para fazer meu LB mas tenho estudado usar o MK com PCC ou Nth. Muito por conta dos bancos que te derrubam se o seu IP mudar no meio da utilização.

    Dê uma olhada.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Load_Balancing

  5. #5

    Padrão Re: Balanceamento Link's

    Independente de como será feito você precisará de router mark. Com o IP fixo o Gateway é conhecido e sempre mesmo. Com o PPPoE não precisa nem declarar o IP do Gateway basta declarar a interface.
    Já com DHCP você terá problemas será necessário um script para atualizar o Gateway pois ele também pode mudar. Uma solução menos elegante seria colocar outro roteador com wan dinâmica e lan um outro IP fixo.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  6. #6

    Padrão Re: Balanceamento Link's

    Amigo tem um roteador da tp link balance ...ele facilita tudo na tua vida..tem 3 portas wan e uma sainda de lan

    Enviado via ASUS_T00J usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Balanceamento Link's

    Amigo, LinkaG
    Qual seria esse roteador dá TP-LINK, hoje uso TL-R470+, sei que ele tem muitas funções, mas nunca consegui deixar ele funcionando perfeitamente, sempre utilizo dois Links, ele joga todas as conexões para o Link menor.
    Se puder compartilhar a forma que vc configurou sem LB no seu TPlink.
    Obrigado.

    Sent from my XT1040 using UnderLinux mobile app

  8. #8

    Padrão Re: Balanceamento Link's

    Beleza, imaginava que seria elo router mark mesmo. Vou fazer uns testes. Vlw