+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    Amigos tenho enfrentado um problema de instabilidade com um PTP utilizando duas sxt, o sinal está excelente, o MCS está nas cadeias de velocidade 8 e 9, e mesmo assim minha velocidade de recepção não fica estabilizada.... é uma troca desgraçada entre 40 e 20 mhz, para enviar ele segura nos 40mhz, já para receber fica trocando direto. não é a mesma antena? pq isso acontece? estou com ponto a ponto ubitiqui e não tenho esses problemas... pensando sinceramente em abandonar sxt mikrotik
    segue imagem em anexo de um teste de velocidadeClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal enviar.jpg
Visualizações:	417
Tamanho: 	229,8 KB
ID:      	65912Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal receber.jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	230,4 KB
ID:      	65913

  2. #2

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    Amigo. Esses rádios fazem TX em uma polarização e RX em outra. O que pode estar acontecendo é que há alguma obstrução de Fresnel naquela polarização ou canal com interferência. Primeiro tente mudar para um canal mais alto. Se persistir revise o trajeto do sinal com cuidado para verificar possíveis obstruções. Muitas vezes achamos que "está livre" e esquecemos que o sinal necessita de muito vão livre pra se propagar.

  3. #3

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    certo, percebo que o sinal passa ao lado de um prédio, a visada reta é limpa, mais passa tipo a uns 20-40 metros na lateral de um prédio... pode ser isso? existe algum meio de melhorar?

  4. #4

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    Pode ser.... primeiro tente um canal mais alto. Muitas vezes a obstrução é mínima e com o aumento da frequência a zona de fresnel diminui levemente, podendo sanar o problema. Se não resolver é provável que tenha que deslocar alguns metros o local da antena.
    Não esqueça de verificar atualizações de firmware etc. Pode ajudar

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  5. #5

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    O CCQ é um parametro que te informa que percentual dos pacotes transmitidos é recebido por cada estação.
    Se tiver interferência , conforme ela vai aumentando o CCQ vai diminuindo pois o rádio se ve obrigado a repetir a mesma informação ate que o receptor consiga discriminar ela (não basta receber, tem que poder de-modular e entender os dados estão dentro da modulação).

    O que acontece que cada radio esta em LOCAIS DIFERENTES sujeitos a Condições de ruido diferentes. Por esse motivo os CCQ são diferentes.Um deles esta recebendo em melhores condições de ruído ou interferenças que o outro.


    Citação Postado originalmente por marcosvales Ver Post
    Amigos tenho enfrentado um problema de instabilidade com um PTP utilizando duas sxt, o sinal está excelente, o MCS está nas cadeias de velocidade 8 e 9, e mesmo assim minha velocidade de recepção não fica estabilizada.... é uma troca desgraçada entre 40 e 20 mhz, para enviar ele segura nos 40mhz, já para receber fica trocando direto. não é a mesma antena? pq isso acontece? estou com ponto a ponto ubitiqui e não tenho esses problemas... pensando sinceramente em abandonar sxt mikrotik
    segue imagem em anexo de um teste de velocidadeClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal enviar.jpg
Visualizações:	417
Tamanho: 	229,8 KB
ID:      	65912Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal receber.jpg
Visualizações:	376
Tamanho: 	230,4 KB
ID:      	65913

  6. #6

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    meus amigos, graças a vocês estou melhorando cada vez mais. afixei melhor uma das antenas que estavam folgadas, deixei bem firme e mudei algumas configurações como: aumentei a frequência de 5260 MHz para 5450 MHz, mudei de 40 MHz para 20 MHz e estou trabalhando com MCS mais alto agora, 10-11-12 ativos, resumindo, a conexão ficou super estável e estou conseguindo a taxa de transferência que eu preciso.... na imagem mostra como está o ccq agora, claro que ai está muito bom, mais o valor está oscilando entre os valores dessa imagem,

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ccq.jpg
Visualizações:	353
Tamanho: 	79,6 KB
ID:      	65964

  7. #7

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    Muito bom!!!

  8. #8

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    o meu tbm está assim, porém é ao contrario , o RX está bom, o TX que está ruim, não sei oq pode ser! Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt1.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	107,3 KB
ID:      	66633

  9. #9

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    As vezes o RX rate moda pra menos por exemplo 6 mbps.... Nao sei oq pode ser, se é a station ou o AP

    tenho visto que o @rubem tem falado muito nesse assunto...

  10. #10

    Padrão Re: porque o CCQ fica em 100% p/Transmitir e 60% p/ receber

    Pior que eu não lembro o que fiz na minha... Sei que acabei trocando. Coloquei uma Power Bean m5 400... Mais tenho quase certeza que era frequência...