+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Funcionario

    Ola rapaziada nota 10000! Tudo beleza?
    Como vocês fazem com os funcionários no que diz respeito as senhas dos equipamentos e criptografia? Tipo ! O cara entra na empresa e vocês passam as senhas? E quando o cara da baixa na empresa? Me ajuda aee pessoal !

    Enviado via XT1033 usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Funcionario

    Estava vendo nos equipamentos da ubnt tem como criar usuários read only para eles poderem alinhar as antenas

  3. #3

    Padrão Re: Funcionario

    No MK eu deixava agendado no servidor com Windows um *.bat pra rodar todo dias as 7:40h pra mudar uns usuários de read pra write, e as 18:20h pra mudar de write pra read, pra ninguém ir fazer servicinho extra fora de hora.

    (Pagava 3 salários e mais gasolina pra instalador sem nem 2º grau, numa roça onde 90% da população ganha salário mínimo, vai ganhar extra por fora lá na PQP. Durante um meio ano eu até desativava os users das 18 as 8h)

    Dá pra agendar no próprio MK, mas eu sou burro e prefiro deixar um desktop com Windows rodando, e tendo que deixar SSH e telnet ativo...

    É só rodar isso as 18h:
    user set name=fulano group=read number=2

    E isso as 8h:
    user set name=fulano group=write number=2

    Ou então desabilitar e habilitar nesses horários:
    user set name=fulano disabled=yes number=2
    e depois
    user set name=fulano disabled=no number=2

    (O number é a posição dele, abre em system/Users e veja a posição, elas são por ordem de criação)

    No AirOS deve ter algo similar, acho ele capado demais então evito mexer.

  4. #4

    Padrão Re: Funcionario

    Será que daria para autenticar via LDAP ou AD?

  5. #5

    Padrão Re: Funcionario

    Com relação aos rádios eu faço assim... O instalador vai instala e deixa com uma senha dele. Assim que a OS é fechada eu entro no rádio para revisar a instalação e mudo a senha para uma padrão interno. Se for necessário uma nova visita ao cliente, o instalador faz reset e reconfigura.

    Desse modo o instalador só tem acesso no momento do serviço. Mas mesmo tendo acesso aos rádios dos clientes, o máximo que um instalador poderia fazer é conectar o rádio em outro painel ou modificar a regulagem de potência do rádio.

    As senhas mais internas como de APs e Mikrotik, só eu, meu sócio, funcionários mais altos tem.

    APs não possuem senha de acesso (WPA, WEP nada) mesmo porque quem conectasse no AP iria fazer o que? Ficar pendurado? Tipo... que legal... conectei e agora não faço mais nada...

    Meu método é um pouco precário e trabalhoso mas por enquanto tá funcionando. Mas vai chegar em um ponto que vai ser necessário procurar algum método mais prático!

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Funcionario

    Sobre a senha pode usar o wpa com radius ai cada cliente tem sua chave

  7. #7

    Padrão Re: Funcionario

    Converse com os funcionários em relação ao horário de trabalho, conforme já teve um depoimento ai para fazer extra, só faça hora extra quando realmente precisar e com os funcionários necessários, não adianta deixar todo mundo depois da hora que só vai aumentar sua despesa.
    esse link ensina a criar um servidor de autenticação https://www.vivaolinux.com.br/artigo...ar-no-Mikrotik assim, toda vez que você trocar de funcionário, só precisa excluir o usuário dele.
    Pesquise muito sobre provedor e procure além de aprender a parte técnica, aprenda sobre gestão de pessoas, pois se você pesquisar 50% dos problemas de stress no provedor são clientes sem noção e os outros 50% são funcionários rebeldes e perdidos, ai junta com uma gestão " capenga" ai ferrou.
    90% dos provedores é iniciado por um tecnico que aprendeu o ofício e quer ser seu próprio patrão e cria uma empresa "pastel" ela cresce, porém seu recheio " qualidade, conteúdo e estrutura" é mínima, um dos motivos de quebrar a empresa.
    Aqui no fórum, poucos ajudam no 0800, aparece muitos pedindo para adicionar no skype ou mandar e-mail, porém vai cobrar pelo serviço, nada contra ganhar seu dinheiro, mais ajudar também é válido, até porque muitos aqui começaram com a ajuda de alguém ou aprendeu trabalhando para alguém.