+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Parece que essa antena Litebeam 5AC 16db 120 ja vem com radio... Então é só colocar 4 na torre e o cabo vai direto no Mikrotik e pronto?

  2. #22

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    São só duvidas Amigo.

  3. #23
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @Bruno,

    Problema é que as próprias propagandas de equipamentos fazem parecer que é tão simples quanto ligar um roteador wifi mas com mais "potência".

    Aí vem o BO
    Boa Tarde
    Propaganda enganosa é um problema isto é fato mais vamos ao raciocínio
    se você quer entrar no ramo de provedor via radio e estuda o assunto aprende sobre RF, estuda sobre rede TCP/IP, protocolos de roteamento etc
    se vc ESTUDA tu não vai cair em propagandas de equipamento milagrosos

    Moral da historia nos sempre vamos cometer erros por não estudar

  4. #24

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por IsmaelDiaz Ver Post
    Parece que essa antena Litebeam 5AC 16db 120 ja vem com radio... Então é só colocar 4 na torre e o cabo vai direto no Mikrotik e pronto?
    Sim, já vem completinha. Rádio e antena. Só precisaria de 3. A abertura dela é de 120 graus.

  5. #25

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    Boa Tarde
    Propaganda enganosa é um problema isto é fato mais vamos ao raciocínio
    se você quer entrar no ramo de provedor via radio e estuda o assunto aprende sobre RF, estuda sobre rede TCP/IP, protocolos de roteamento etc
    se vc ESTUDA tu não vai cair em propagandas de equipamento milagrosos

    Moral da historia nos sempre vamos cometer erros por não estudar
    Estudando também vamos. kkkkkkkkkkkkk

  6. #26
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Estudando também vamos. kkkkkkkkkkkkk
    Não de comprar produtos pensando que é milagre não
    mais erro na hora de configurar ou digitar um ip sim kkkkk

  7. #27

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Cara, problema hoje da molecada é o imediatismo. Querem tudo via tutorial e esquecem que precisa de Base.

    Pegam um conceito por cima aí toda a solução fica muito frágil. Igual quando criança começa a aprender equação, o tal do corta aqui, corta ali. Cortam e nem sabem porque.

    Acho que o assunto de RF é muito extenso e algumas várias coisas passam a ser tratadas de forma encapsulada mesmo. Mas o básico do básico tem de aprender mas moçada nem isso quer. Só procuram é conectar na marra.

  8. #28

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Então se u colocar 3 Antenas Litebeam 5AC 16db 120 na torre e um cabo que desce la no Mikrotik e pronto o servidor ja pode funcionar?
    Depois colocaria mais melhorias e tals mas pra funcionar mesmo é só isso?

    Pega quantos KM de distancia da torre ela?

    A maioria dos Clientes usa uma antena Ubiquiti Airgrid M5 sera que eles conseguiria se conectar ao meu provedor sem problemas?

  9. #29

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    @IsmaelDiaz,

    aí já começa a entrar no projeto mais abrangente. Tem de pensar o seu.

    Veja bem, como te disse, vc só está desenhando o enlace. Tem muuuuuita coisa para definir ainda. Fica difícil tentar fazer um plano sem uma base.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por IsmaelDiaz Ver Post
    Então se u colocar 3 Antenas Litebeam 5AC 16db 120 na torre e um cabo que desce la no Mikrotik e pronto o servidor ja pode funcionar?
    Depois colocaria mais melhorias e tals mas pra funcionar mesmo é só isso?

    Pega quantos KM de distancia da torre ela?

    A maioria dos Clientes usa uma antena Ubiquiti Airgrid M5 sera que eles conseguiria se conectar ao meu provedor sem problemas?

    Amigo...estude mais profundamente sobre wireless, protocolos, setores, AC, AN, B+G+N.

    Se você colocar um painel Litebeam AC toda sua rede deverá ser AC fora o fato que tem muito equipamento AC não homologado ainda...

    Comece por baixo e vá subindo!

  11. #31
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    @ab5x2 eu já abandonei me da 3 tipo de jeito ruim quando leio Pega quantos KM de distancia da torre ela?, se fosse estudar sobre o assunto já não perguntaria saberia , se quer desse o trabalho de pesquisar no fórum tem umas 20 perguntas destas.

    ai não estuda vem um doido e fala pega uns 5 km da torre, ai ele vai la e tenta colocar em um cliente a 2 km com um morro na frente e não funciona, ai la vem pro fórum perguntar pq não funciona, ou coloca a 4km e o sinal fica horrível modula em 6.5mb internet fica um lixo e la vem perguntar no fórum, acaba ficando escravo do forum.
    O mais triste é saber que eles pensa que nos somos mala, chato, ignorante etc, mais é pro bem deles gosto de pensar que muito entende como uma critica construtiva, os que leva de outra forma quero que se lasque vai ficar sempre refém de fórum, porque não teve a capacidade de estudar

  12. #32

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Obrigado pela ajuda Amigo.

    Mas sera que compensa fazer mesmo com esza Ubiquite da Linha AC?

    Tava pensando em usar a da Aquario Setorial que é Homologada porem parece que não vai prestar. Se colocar 4 pega 360 Graus mas sera que compensa usar essa Ubiquite ou essa da Aquario?

    Antena Painel Setorial 17 Dbi 5.8 GHz

  13. #33

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    A questão é a seguinte amigo. Esse painel da Aquario é SISO/opera em polarização única. (não que o painel seja SISO mas ele só é compatível com rádios SISO) e não é compatível com os rádios MIMO mais apropriados para trabalho a nível industrial (provedor). Custa uns R$ 500,00 e faz o mesmo serviço que um painelzinho Greatek de 30 pila.

    Na verdade Aquario é boa mesmo na área de telefonia rural.

    Se quer montar algo que não te dê dor de cabeça, invista amigo!! Principalmente na etapa de RF do teu provedor!



    Rocket M5 + Basestation AM 5G17 90º.


    Uma BaseStation sai um pouco mais caro que essa da Aquário mas é 100X melhor equipamento.

    Agora veja bem... enquanto não fizer uma releitura de ondulatória do ensino médio e aprender sobre potência em RF, ganho em RF, desvanecimento, funcionamento e tipos de antenas, padrões wireless... Vai ser sempre um "achismo"... chutômetro entende???

  14. #34

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    fera, dizem que quem avisa amigo, mas escuta essa galera te dando as dicas, pois eu comecei, a provedora faz 3 meses, e amigão, não é apenas questão de equipamentos, e a licença scm, responsável técnico que vc tem que pagar todo mês, projetos e mais projetos,contabilidade, muitos em que comentei, que estava abrindo,uma provedora me chamaram de louco, tem um concorrente que ta fibrando toda a cidade, não dei bola, abri via rádio, e com 3 meses de casa 48 clientes.
    agora estou montando minha segunda torre em uma cidade vizinha. Então amigao, aqui tem muito material, videos no youtube, pesquise muito, eu não entendia nada também, tudo que sei aprendi aqui, e com muito esforço aprendi o essencial para tocar a empresa.
    é só ter força de vontade, pois se não sabe o básico ainda, quem dira em partes de configurar rb portas ligar sua rede em pppoe ou hotspot. são muitos detalhes

    mas o principal da comunidade realmente é ajudar, pois eu tenho dúvidas também em muitas coisas.

  15. #35

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Manw vlw mesmo pela dica.

    Sera que você pode me ajudar com umas coisas tipo equipamento e o que fazer... Coisa basica, aprendo mais ma pratica. Se poder me dar umas dicas e tirar duvidad do que preciso pra abrir eu te agradeceria muito... Você comessou do zero igual eu to comessando e se poder me ajudar ficarei muito grato.

    Chama la no Telegram: @IsmaelDiaz

    Ou passa seu email pra eu enviar meu numero e conversamos por whats. Preciso muito de ajuda mas a maioria aqui só critica.

  16. #36

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    minha rede está assim, 2 rocket m5 com basestation amg 120 graus, pois só preciso atender 240 graus, rb 750 gerenciando meus clientes por pppoe, antenas para os clientes, nanobeam 16 dbi, pois meus clientes ficam no maximo a 1,5 km de distância, energia uso fonte nobreak da volt de 7 amperes com o patch painel da volt, e 2 baterias de 9 amperes, e roteador na torre uso intelbras sf 800 q+.

  17. #37

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Citação Postado originalmente por IsmaelDiaz Ver Post
    Manw vlw mesmo pela dica.

    Sera que você pode me ajudar com umas coisas tipo equipamento e o que fazer... Coisa basica, aprendo mais ma pratica. Se poder me dar umas dicas e tirar duvidad do que preciso pra abrir eu te agradeceria muito... Você comessou do zero igual eu to comessando e se poder me ajudar ficarei muito grato.

    Chama la no Telegram: @IsmaelDiaz

    Ou passa seu email pra eu enviar meu numero e conversamos por whats. Preciso muito de ajuda mas a maioria aqui só critica.
    Olha @IsmaelDiaz , o pessoal aí fala, mas não com o intuito de criticar, e sim de te influenciar a pegar um treinamento ou algo do gênero antes de se botar na sorte, pq imagina que tu leve 1 mês pra deixar a tua RB redonda aí assistindo tutoriais, daí tu tá lá com 30 clientes por exemplo, vem um raio e detona tua RB, tava sem backup, teu telefone vai começar a tocar e tu vai ter que começar a assistir os tutoriais novamente...

    Ninguém quer te desanimar, só recomendamos ir com cautela pra evitar transtornos pra você mesmo...

    De toda sorte, me coloco à disposição pra te ajudar no que for necessário também, me adc no skype lá, [email protected]

    Até


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  18. #38

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    enlaces que tenho aqui uso antenas sxt ac são ótimas para até 2km, tenho um link de 35mb, e axo que aguenta uns 80 clientes, com planos de até 3 mb, mas a maioria dos meus clientes tem planos de 1 mb e 2 mb, blz, salvo que meu link deve de aguentar, mas vai de caso a caso, a rb que controla os clientes já não suporta 80 clientes não, mas com o tempo vai investindo, e ,melhorando a estrutura

  19. #39

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Intendi mano, vou procurar estudar mais sobre isso... Quero planejar tudo de agora pra iniciar ano que vem ainda então tenho basicamente 1 Ano para aprender pelo menos o Basico de tudo.

    Vlw vo adc la

  20. #40

    Padrão Re: Montagem provedor de internet

    Qual das basestation amg 120 graus?

    Vlw mano pela dica. Vou me inspirar no seu ai.

    Quanto ficou mais ou menos toda essa estrutura?