+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ponto a ponto 50 metros

    boa noite a todo, estou com um pequeno problema com minha internet e gostaria da ajuda de vocês.
    Moro em uma cidade de interior e internet aqui é uma lastima, somente via rádio e minha casa fica em frente a um bosque. Para tentar resolver o problema eu coloquei minha antena na casa de uma vizinha que fica a 50 metros de distancia. Uso uma airgrid 5.8 ubnt para receber o sinal e uma tp-link (link abaixo)para enviar para minha casa. O grande problema é que quando eu uso o comando "ping www.uol.com -t" no cmd ele fica entre 1k e 6k de ms, isso em meio de semana, já no final de semana ele fica com média de 40 ms. já pinguei na antena que recebe o sinal e na que envia e todos o ping da de 1 a 5 ms conforme o uso ele aumenta. Vocês acham que o problema é a internet ou meu ponto a ponto ?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...anostation-_JM

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto 50 metros

    O ping comum é com 64 bytes (Ou 32 conforme o sistema), mas os pacotes reais de navegação vão até o limite do MTU, ou seja, uns 1500 bytes. Então sempre teste
    ping -t 192.168.1.20 -l 1400

    O -l é de Large, e 1400 seria o tamanho do pacote em bytes. É possível que sua rede seja ruim em qualquer horário rumo a essa CPE 5210.

    Teria que ver no setup da 5210g que nível de sinal chega nela. O sinal que o seu notebook mostra como "nível de sinal" é o sinal da CPE rumo ao seu notebook. Mas notebook não é rádio FM que apenas recebe sinal, ele precisa TRANSMITIR. Essa CPE tem antena de 12dBi e rádio com 26dBm de potência de transmissão, mas os notebooks são muuuuuito piores, tem antena de 3 a 5dBi, e potência de 14 a 16dBm (E smartphones e tablets são o maior lixo do mundo em matéria de wifi, tem antena de mal e mal 2dBi, e potência de 10 a 14dBm dependendo do modelo).


    Wifi é bidirecional, você sempre tem que olhar nível de sinal dos 2 lados, o sinal CPE>Notebook pode ser bom, mas o sinal Notebook>CPE ser um lixo. Notebook é tipo aquela pessoa que fumou feito um idiota a vida toda, teve câncer na laringe, e por isso hoje fala bem baixinho, quase sussurrando, a fala é baixa mas a audição continua normal, capacidade de ouvir não tem nada a ver com capacidade de falar, e notebook é o equivalente a esse pessoal com problema de fala, que praticamente sussurra, o notebook consegue "ouvir" um sinal vindo de 50m de distância, mas o que ele transmite é quase todo perdido nesse trajeto, precisa repetir 20 vezes até ser entendido por quem está 50m longe.

    Enfim, veja CADA conexão sua (Provedor<>Nanostation, CPE<>Notebook) separadamente, analise bem os níveis de sinal (A 5210g que eu lembre não exibe nível de sinal recebido, é produto basicão pra dona-de-casa, o máximo que pode fazer é fixar em modo G num data rate tipo 18Mbps, ou em modo B em 11Mbps, pra forçar o uso de data rate com sensibilidade maior (Não faz NENHUM sentido usar 54Mbps em 50m onde a conexão provavelmente é de poucos Mbps).



    Se está com dificuldade de resolver uma questão simples doméstica, melhor esquecer a possibilidade de montar provedor em Cocalinho, provedor tem que saber muito bem lidar com níveis de sinal, visada, zona de fresnel, entender que níveis de sinal permitem que data rates, entender a bidirecionalidade dos protocolos wifi. Não é só comprar equipamento e deixar tudo no default (Default é o modo senhorinha), tem que configurar pra otimizar conexão, nesse caso de CPE básica a única coisa simples a fazer no firmware original é botar data rate baixo e fixo, e aumentar o ack-timeout pra digamos 500m, porque com certeza a conexão é sem visada (CPE<>Smartphone/notebook passando por várias paredes ou telhados).

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto 50 metros

    obrigado pela ajuda. Resolveu meu problema, revisei algumas config e agora abaixou o ping para 120 ms em hora de pico e fazendo download a 200KBps direto.