Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    Vai demorar pq o pessoal nao se concientizou ainda que isso tem que acontecer!
    A culpa é unica e exclusiva dos ISPs de transito e conteudo, a estrutura está pronta... é só usar!

    Não é só ISP, na empresa também é bem chata a arquitetura de convivência. Para ISP acho que é inevitável começar a pensar mas para empresas não justifica investir ainda. Muitas aplicações nem mesmo suportam o IPv6 e criar as soluções tipo XLAT64 não são 100% transparentes. Aqui por exemplo, só temos IPv6 no link dedicado. Nos assimétricos, nem sinal ainda.

    Pior que seria muito mais fácil para todos ter SÓ IPv6 ao invés de híbridos.

  2. #22
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Não é só ISP, na empresa também é bem chata a arquitetura de convivência. Para ISP acho que é inevitável começar a pensar mas para empresas não justifica investir ainda. Muitas aplicações nem mesmo suportam o IPv6 e criar as soluções tipo XLAT64 não são 100% transparentes. Aqui por exemplo, só temos IPv6 no link dedicado. Nos assimétricos, nem sinal ainda.

    Pior que seria muito mais fácil para todos ter SÓ IPv6 ao invés de híbridos.
    Veja bem no cenário de hoje pra vc usar ipv6 tem que usar ipv4 tb pela falta conteúdo em ipv6 então vc vai trabalhar com dual stack ou seja hj tu não deixa de usar ipv4, mais ja da pra ir adiantando o processo da sua rede comecar usar equipamento que tenha suporte a ipv6 etc

  3. #23

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Pois é Bruno, problema é a falta de conteúdo e eventual ganho operacional que justifique investir no assunto.

    Mas tem razão, não faz mais sentido adquirir equipamentos sem suporte a IPv6. Problema é que por enquanto todas as funções ficam paradas. rs

  4. #24

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Mas para ativação de um bgp.
    Qual rb vcs recomendam?
    Valores gerais para ativação e mensal ou anual.
    Tenho que ver se cabe no meu bolso.

  5. #25

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Por isso estou com o tópico.
    Montei meu provedor meu que na raça.Tenho certo conhecimento porém coisas mais específicas fico pastano rs.
    Se puder dar uma luz orientadora com valores agradeço.
    Lebrando que minha realidade finaceira não é alta.
    Provedor de 600 clientes.

  6. #26
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Por isso estou com o tópico.
    Montei meu provedor meu que na raça.Tenho certo conhecimento porém coisas mais específicas fico pastano rs.
    Se puder dar uma luz orientadora com valores agradeço.
    Lebrando que minha realidade finaceira não é alta.
    Provedor de 600 clientes.
    edgerouter vai tranquilo

  7. #27

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    edgerouter vai tranquilo
    Curiosidade e aproveitando:
    Ja vi que a maioria descarta RB para BG, e eu mesmo ja vi dando problemas...
    Falam bem do Edge, mas ai: - qual modelo? - original ou rodando algum outro Sysop?? e quanto aguenta de Banda??

    Apos o Edge qual seria?? a cisco?? e apos? o juniper?

  8. #28

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Edgerouter é "Juniper" Like... Vai passar um 1gb se der sorte. Não é tão boa assim não. Minha recomendação é usar um Server-U com Linux de sua preferência + quagga, ou um Dell/HP com placas Intel IGB, também com um Linux de sua preferência. Sobre custos, hoje em dia os ISP's que conseguiram seus IPv4 já deu, IPv4 só para novos AS's, um /22 + teu AS deve te custar uns R$ 3k por ano, sobre IX, ou no modo popular, PTT, não tem custo para participar se você já é AS, teu custo é em chegar até o IX, em SP tem uma porrada de IX, ou você leva tua fibra até lá, ou paga alguém para te "transportar" até lá...

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  9. #29

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    sobre IX, ou no modo popular, PTT, não tem custo para participar se você já é AS, teu custo é em chegar até o IX
    Por enquanto: http://www.telesintese.com.br/acesso...o-serao-pagos/

  10. #30

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Edgerouter é "Juniper" Like... Vai passar um 1gb se der sorte. Não é tão boa assim não. Minha recomendação é usar um Server-U com Linux de sua preferência + quagga, ou um Dell/HP com placas Intel IGB, também com um Linux de sua preferência. Sobre custos, hoje em dia os ISP's que conseguiram seus IPv4 já deu, IPv4 só para novos AS's, um /22 + teu AS deve te custar uns R$ 3k por ano, sobre IX, ou no modo popular, PTT, não tem custo para participar se você já é AS, teu custo é em chegar até o IX, em SP tem uma porrada de IX, ou você leva tua fibra até lá, ou paga alguém para te "transportar" até lá...

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

    1 - EdgeRouter nao eh Juniper like! EdgeRouter é um hardware feito pela Ubiquiti que usa VyOS como seu sistema operacional, a semelhança de VyOS e Junos é somente a sintaxe de comandos.
    2 - Sobre passar 1gb "se der sorte": na verdade ela é um hardware projetado para esse trafego com 2 operadoras + PTT, existe casos com 1.2gb e vai muito bem!
    3 - Após seu 1.2gb pode ir de ServerU L800, cases com 6gb de trafego nao sao raros! Sobre o sistema para rodar nele pode ser o mesmo VyOS que roda da EdgeRouter, mas Quagga tbm é uma boa opção.
    4 - O PTT agora tem custos, depende da porta 1, 10, 40 e 100gb! Nao me lembro os valores agora, sei que um valor é para ativação e outro é um anuidade.
    5 - Sao Paulo - Capital, tem apenas 1 IX(PTT) e esse tem vários PIX, voce pode se conectar a um PIX ou ao PTT central, nao faz diferença nenhuma!


    Resumindo, se quer um bom router de borda até 1gb vá de Edge, até 5~6gb vá de ServerU L800, passou disso é Servidor DELL/HP ou Cisco/Juniper/Huawei

    Um Abraço!

  11. #31

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Amigos tem como eu pegar um AS "emprestado"?

  12. #32

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Amigos tem como eu pegar um AS "emprestado"?
    Depende... mostre um exemplo

  13. #33

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Para tirar AS tem que ter scm regularizado e uma taxa anual.Meu provedor é pequeno e AS para rodar o bgp seria para atender poucos clientes.Também o fato de um backup de link.Por isso gastar o menos possível seria o caminho.
    Então seria possível usar o mesmo AS para dois bgp s?

  14. #34

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Para tirar AS tem que ter scm regularizado e uma taxa anual.Meu provedor é pequeno e AS para rodar o bgp seria para atender poucos clientes.Também o fato de um backup de link.Por isso gastar o menos possível seria o caminho.
    Então seria possível usar o mesmo AS para dois bgp s?
    Na verdade nao precisa ter SCM para ter AS, sao duas coisas totalmente diferentes.
    È possivel isso sim, mas nao é uma boa pratica, nesse seu caso é melhor pedir que sua operadora de transito te dê um bloco de IP valido para voce atender alguns clientes, caso o link deles caia voce ativa um NAT para seu cliente nao ficar down em navegação pelo menos.

  15. #35

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Não precisar do scm regularizado e uma boa.
    Mas a questão do bgp é porque quero ter um link de backup.A empresa que me atende funciona legal,masnquando cai fico na mão pois uso aqui link vdsl de backup.Sou obrigado a mudar manualmente todos os pops e quem tem direcionamento dentro dos pops ficam sem net.

  16. #36

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    tem varias outras maneiras de voce manter um backup automatico no seu provedor sem precisar de BGP.

  17. #37

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Sim mas eu queria ter algo funcional.
    Sei que posso por um balance.
    Ativar o gateway nos pops automaticamente.
    Mas o problema são os clientes com IP.Se cair o link principal onde recebo os ips válidos derruba estes clientes.
    Mas como vc saca do assunto.
    Da para compartilhar o AS?
    Ter dois bgp s com mesmo AS?

  18. #38

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Mas o problema são os clientes com IP.Se cair o link principal onde recebo os ips válidos derruba estes clientes.
    Nao necessariamente derruba esses clientes, voce pode ativar um nat para eles e tudo volta a fluir normalmente.

    Voce pode usar um AS em varios roteadores e varias operadoras, desde que nao fuja da politica de anuncios, e nesse caso que voce quer nao é uma boa pratica! È bom lembrar que só sobe BGP em link dedicado, ou seja, para isso funcionar voce tem que ter pelo menos 2 links dedicado, pelo que entendi no seu cenario voce tem um dedicado e outros VDSL.

    Resumindo, ou tire seu AS ou busque outros meios de manter alta-disponibilidade na sua rede. Caso precise de alguem para configurar isso, eu posso prestar esse serviço a voce.

  19. #39

  20. #40

    Padrão Re: As e bgp.ix,ptt e backup link

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    1 - EdgeRouter nao eh Juniper like! EdgeRouter é um hardware feito pela Ubiquiti que usa VyOS como seu sistema operacional, a semelhança de VyOS e Junos é somente a sintaxe de comandos.
    Quando se fala que algo é "Juniper like", "Cisco like" ou qualquer coisa assim, está se referindo à sintaxe mesmo.

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    2 - Sobre passar 1gb "se der sorte": na verdade ela é um hardware projetado para esse trafego com 2 operadoras + PTT, existe casos com 1.2gb e vai muito bem!
    Ele seria um "hardware projetado para esse trafego com 2 operadoras + PTT" caso tivesse algum tipo de limite de quantidade de prefixos, como os roteadores que fazem encaminhamento em ASICs e armazenam prefixos na TCAM. Nesse caso, o EdgeRouter seria projetado para suportar 2 tabelas completas (~600k prefixos) e 1 do IX (sei lá, está em uns 30k prefixos?) na RIB e até cerca de 1.000.000 de prefixos na FIB. Isso porque o número de prefixos recebidos é a única coisa que muda com a quantidade e tipo de upstreams.

    EdgeRouter é um hardware projetado para rotear. Não tem essa de quantas operadoras ou PTT.

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    3 - Após seu 1.2gb pode ir de ServerU L800, cases com 6gb de trafego nao sao raros! Sobre o sistema para rodar nele pode ser o mesmo VyOS que roda da EdgeRouter, mas Quagga tbm é uma boa opção.
    EdgeRouter não roda VyOS, mas sim o EdgeOS, que é baseado nele, mas já tem muitas diferenças implementadas pela Ubiquiti. E a forma como você falou deu a entender que Quagga é um sistema operacional (tecnicamente, apenas uma distribuição Linux) como o VyOS, quando na verdade não é. Quagga é apenas uma suíte de aplicativos e daemons de roteamento, que pode ser instalada em qualquer Linux ou BSD.

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    4 - O PTT agora tem custos, depende da porta 1, 10, 40 e 100gb! Nao me lembro os valores agora, sei que um valor é para ativação e outro é um anuidade.
    O valor a ser cobrado por porta é mensal, não anual, com contratação mínima de 6 meses.

    Citação Postado originalmente por junior.corazza Ver Post
    5 - Sao Paulo - Capital, tem apenas 1 IX(PTT) e esse tem vários PIX, voce pode se conectar a um PIX ou ao PTT central, nao faz diferença nenhuma!
    Tem diferença, sim! Você só pode conectar nos PIXes centrais do NIC.br por fibra apagada, ou seja, não pode ser por transporte, como é possível nos outros.