+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda ponto a ponto

    Boa noite, pessoal preciso fazer um ponto a ponto com 15 km de distância, tem visada e sem interferência, minha dúvida é que equipamento usar, pensei em powerbeam m5 22db mais preciso de ajuda

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    vc pretende passar quantos megas?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    25 megas

    Enviado via XT1069 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    Se n tiver muita interferência de canal com outros provedores (ou com vc msm), vai te atender sim..

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    Calculando aqui:
    http://mayo.nuvisions.net/ubnt_link/

    Fica assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         15km.jpg
Visualizações:	151
Tamanho: 	182,1 KB
ID:      	66240

    Explicando o cálculo:

    - 9,4 milhas dá uns 15km

    - Coloca qualquer rádio, coloquei Rocket M5 mas qualquer CPE tem SENSIBILIDADE muito similar.

    - Coloca potência baixa, veja no datasheet que as CPE's baratas só tem potências tipo 24 ou 25dBm em data rates baixos demais. Tem CPE que tem só 18dBm de potência no maior data rate (MCS15).

    - O sinal -66dBm na real não é tão bom pra MCS12. E DUVIDO que a zona de Fresnel seja 200% limpa, na real provavelmente vai ter sinal 1 ou 2dBm menor nalgum dos chains.

    - O throughput passante é de carga de metade do data rate. Esse data rate na direita da imagem é em 20MHz de largura. MCS11 tem 52Mbps de data rate, a velocidade real máxima mal vai passar de 25Mbps de usar esse data rate com sinal suficiente (-70dBm). Se usar MCS12 com sinal -68dBm talvez passe 20Mbps, talvez 28Mbps, só testando, porque depende dos obstáculos na zona de Fresnel, se ela for limpa e tiver sinal ok (-64dBm nessa distância, provavelmente) seria pouco mais de 35Mbps. Mas nesse caso não tem exatamente sinal suficiente pra MCS12, digo, no papel tem, na prática duvido.

    Enfim, qualquer CPE Ubiquiti ou Mikrotik com 22dBi de antena cabe nesse cálculo acima.

    Olha o datasheet das PowerBeam M5-300 22dBi:
    https://dl.ubnt.com/datasheets/power...werBeam_DS.pdf

    Lá na página 10 estão as especificações. Ela vai até 24dBm de potência em MCS12. Então teria condições de com um par delas ter sinal -63dBm, que é pra lá de suficiente pra MCS12, que em 20MHz de largura vai passar 25Mbps tranquilo.

    Com Nanobeam 19dBi ( Datasheet: https://dl.ubnt.com/datasheets/nanobeam/NanoBeam_DS.pdf ) teria algo tipo -70dBm de sinal provavelmente, até funciona em MCS11, mas eu não arriscaria, porque em chuva é normal o sinal cair, a capacidade real de 25Mbps em MCS11 é só com sinal perfeito, e nesse caso fica meio por um fio. Se for pra uso doméstico pode usar, mas se for PTP que PRECISA estabilidade melhor partir pra antena maior, e na real a PowerBeam 22dBi não é tão mais cara que a NanoBeam 19dBi.

    Pra conferir se tem mesmo zona de Fresnel limpa use o Linkcalc da Ligowave ou da Intelbras:
    https://linkcalc.ligowave.com/
    (Não tem spam depois do cadastro, é tranquilo)

    Usa o modo PTP do GoogleMaps. Preenche qualquer equipamento de 22dBi, sensibilidade tipo -86dBm, é mais pra ver se com a altura planejada das torres a zona de Fresnel (A linha azul no resultado do cálculo) passa longe do solo. Lembra que ele só tem o perfil do solo, ele não tem mapa de construções, então se a região tem casa a linha de fresnel de que passar pelo menos uns 7m acima do solo (Já que tem muita construção nessa altura), se for mato a linha precisa passar uns 10-15m acima do solo (Porque mato tem árvores de tamanhos variados conforme a região, se for amazônia tem árvore de 20m, a zona de Fresnel fica bem complicada com torre baixa).
    Aqui um exemplo onde a linha azul da zona de Fresnel enrosca no chão (E sem zona de Fresnel totalmente limpa você não terá todo o throughput que um data rate permite):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         maxresdefault.jpg
Visualizações:	133
Tamanho: 	63,3 KB
ID:      	66241

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    Rubem muito obrigado, bem detalhado e explicativo

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    Boa tarde,

    Não sei se apenas o Power Beam vai ajudar nesse enlace, já que não sei o cenário não posso falar muito. Tenho um tempo que trabalho em provedor de internet dedicada que utiliza Ubiquiti para entregar a banda contratada do cliente, e já teve casos em que o Power Beam M5 de 400 não teve exito, então apelamos para o Rocket Dish.

    Hoje temos também o Power Beam AC que tem até ferramenta para achar frequências livres, sem contar o desempenho de qualidade para enlaces distantes.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ayress;8054Ayres

    Hoje temos também o Power Beam AC que tem até ferramenta para achar frequências livres, sem contar o desempenho de qualidade para enlaces distantes.
    Isso até ching ling tem amigo...

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    Sabemos disso amigo, só citei que ele é bom. entende?

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por Ayress Ver Post
    Boa tarde,

    Não sei se apenas o Power Beam vai ajudar nesse enlace, já que não sei o cenário não posso falar muito. Tenho um tempo que trabalho em provedor de internet dedicada que utiliza Ubiquiti para entregar a banda contratada do cliente, e já teve casos em que o Power Beam M5 de 400 não teve exito, então apelamos para o Rocket Dish.

    Hoje temos também o Power Beam AC que tem até ferramenta para achar frequências livres, sem contar o desempenho de qualidade para enlaces distantes.
    Valeu pela dica

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda ponto a ponto

    powerbean atende sim eu fiz um ponto a ponto com elas a 10km e entrega 35mb