+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Mac de cliente alterando sozinho, como resolver?

    Boa tarde (bom dia e boa noite) a todos!
    Pessoal procurei e não encontrei a solução, por isso estou postando aqui sobre o ocorrido.
    Utilizo uma rede no colégio com uma rb750 e vários pontos (roteadores wifi) com acesso via mac.
    Uma professora com notebook dell veio e me disse que ela conectava, mas a senha não dá mais acesso, vi que o mac estava totalmente errado e arrumai via mikrotik no servidor, beleza ficou com acesso, saiu da sala e foi para a sala dos professores, chegando lá ela disse q não conectava, fui verificar e percebi q o mac estava novamente errado, pois bem alterei, mas mais tarde aconteceu novamente o mac do wifi do note dela estava alterado.
    Pessoal será que é virus no note dela? O que poderia ser e como resolver?

    Desde já, obrigado
    Gilson'

  2. #2

    Padrão Re: Mac de cliente alterando sozinho, como resolver?

    O Mac está alternado provavelmente porque um dos APS estão em modo cliente sem repassar Mac.
    Verifique a função WDS se esta ativa no radio.

    Ou então o que pode estar acontecendo é que o rádio está entrando link na WAN e fazendo um Nat interno.

    Verifique o Nat que está sendo entregue ao cliente que você verá que ele pertence a um AP da rede

    Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Mac de cliente alterando sozinho, como resolver?

    E este MAC que altera você já conferiu para ver de que equipamento é? Anota ele e confere em cada AP para ver se não é o mac do AP que está chegando...

    E anota os dois MACs do notebook. O Mac da lan e o mac da wireless. Só identificando de onde saiu este MAC é que você vai conseguir diagnosticar o real motivo disso.

    Eu entrava com meu notebook na rede e não estava ativado o WDS no AP. Chegava sempre o mac do notebook. Mas o cenário era outro e não uma série de APs como repetidores.

    No seu caso os APS em cada sala estão interligados via wireless ou via cabo? Se for wireless daí você precisa ativar o WDS nos APs. Todos APs como mesmo SSID, mesmo canal e configurados como AP+WDS.
    Se usar chave criptografia, mesma chave em todos. Porque isso? Porque cada AP será um repetidor do primeiro AP. Por isso tem que ativar o WDS. E se você está chegando no servidor de cada ambiente onde estiver o notebook, é porque os APs estão se comunicando e consequentemente o WDS está ativo.
    Mas o WDS ai neste cenário só é preciso para que os APs se comuniquem e repassem o mac do notebook. Se mudar o mac, só pode mudar para o mac de um dos APs, que não deve estar como AP, mas station. E como Station este rádio não poderia dar acesso ao notebook.

    Meio estranho isso.

  4. #4

    Padrão Re: Mac de cliente alterando sozinho, como resolver?

    Boa tarde colegas e rimaraujo!
    Bom pessoal primeiramente obrigado pelas respostas, ainda continuo com o problema específico, mas verifiquei e confirmei que isso esta ocorrendo somente no notebook dela, a rede continua funcionando normalmente, iria fazer um upgrade, mas devido a falta de grana estamos mantendo a mesma.
    Bom obrigado, mas agora o foco é outro, ou seja, como o notebook dell altera sozinho o mac do wifi?
    Obrigado pessoal, vou pesquisar, descobrindo eu posto o resultado aqui.

  5. #5

    Padrão Re: Mac de cliente alterando sozinho, como resolver?

    Citação Postado originalmente por xgilson Ver Post
    Boa tarde colegas e rimaraujo!
    Bom pessoal primeiramente obrigado pelas respostas, ainda continuo com o problema específico, mas verifiquei e confirmei que isso esta ocorrendo somente no notebook dela, a rede continua funcionando normalmente, iria fazer um upgrade, mas devido a falta de grana estamos mantendo a mesma.
    Bom obrigado, mas agora o foco é outro, ou seja, como o notebook dell altera sozinho o mac do wifi?
    Obrigado pessoal, vou pesquisar, descobrindo eu posto o resultado aqui.
    Voce tem que anotar estes MACs para descobrir de onde vem... Outro detalhe: eles não podem alterar aleatoriamente. Eles vem de algum dispositivo no Dell ou no caminho do cliente até o servidor. Vê qual é o mac da placa wireless do notebook e qual é o mac da lan. Se tem algum equipamento no caminho, anota o mac também...
    Com esta lista na mão você vai conferindo para ver de onde vem... E caso mude confere novamente..
    Ele não pode mudar para um MAC fictício. Tem que ser mac de algum lugar. Não vá fazendo upgrade na rede e gastando sem saber o diagnóstico exato...

  6. #6

    Padrão Re: Mac de cliente alterando sozinho, como resolver?

    Obrigado pessoal, hoje ou amanhã terei acesso ao notebook da professora, irei anotar como me indicaram mac e verificar marca modelo da placa wifi do note dela. Ai posto aqui pra vocês