+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    olá bom dia gostaria de tirar um duvida com vocês.
    é o seguinte sou novato e meio leigo no assunto mas to com um serviço para fazer que é assim
    em um hotel tem cerca de 10 roteadores Wireless e uma rb750 sendo que todos os roteadores estão em modo bridge e alguns com dhcp server desativado mas ai que vem minha duvida como fazer no mikrotik agora para mandar internet para os roteadores?

  2. #2
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    Oxe só criar um dhcp server, claro que tem que ter internet na rb já, nat também

  3. #3

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    certo mas e no modem tecnicolor que manda a internet para o rb eu preciso configurar algo ou so preciso configurar internet no rb ?

  4. #4
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    No modem não, os roteadores vão estar depois da rb....Então c tem que colocar internet na rb e depois fazer as configurações pra levar para os roteadores

  5. #5
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    Claro que o modem vc vai decidir se usa ele roteado ou em bridge

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    Bom dia, é o seguinte dividiremos em passos:

    1° Definir a porta que fara WAN e LAN.
    2° Configurar a conexão com a internet na ETH que definiu como WAN para isso será necessário verificar o método de autenticação da rede e definir a rota default para está conexão. Exemplo 0.0.0.0/0 Gateway PPPoE operadora.
    3° Configurações da LAN, definir a classe de IP que será utilizada em seguida criar a NAT masquerade dessa classe, em seguida crie o DHCP server e realize o teste de atribuição DHCP após os roteadores.

    Caso ainda existam dúvidas pode perguntar.


    Att: Dzyan Mendes

  7. #7

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    No caso o gateway tem que ser o do modem ou crio um?

  8. #8

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    Você utilizará o já existente, o que faz a conexão com a internet.

    Exemplo o equipamento que vai fazer sua WAN gera IP's na classe 192.168.1.0/24 e tem por padrão o IP 192.168.1.1 atribuido. Ou seja ficará da seguinte forma:

    Equipamento da operadora (192.168.1.1):
    Gerando um DHCP de 192.168.1.2 a 192.168.1.254. (Ou seja um /24)..

    Mikrotik onde receberá a conexão deste:
    Atribuição de IP: 192.168.1.2/24 (Mask 255.255.255.0) (Tem que estar na classe que o equipamento da operadora gera).
    Em ip routes você irá gerar a rota default 0.0.0.0/0 apontando para o gateway 192.168.1.1.

    Pra entender melhor por se tratar de pacotes TCP/IP é necessário a presença de Gateway na rede. Basicamente funciona da seguinte forma.

    Tenho um gateway 192.168.1.1 que é onde a operadora faz a nat pra acesso a internet, ai quando coloca o ip 192.168.1.2 (Participa da mesma rede), definindo o trafego de Download, porém a ausência de gateway impedirá o trafego de Upload, ou seja, não navegará. Por isso a mascará minima pra se gerar uma rede é um /30.
    Caso ainda exista dúvidas, ou ainda tenha ficado mais confuso pode me chamar.


    Att: Dzyan Mendes - CEO at ConsultorTik.com.br
    T: (35) 9.9853-4244
    Website: http://consultortik.com.br

  9. #9

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    Muito obrigado amigo fiquei apenas com algumas dúvidas posso te chamar no whats? Eu sempre mexia no brasilfw aí agora tenho que fazer esse serviço mas obrigado aí pela dica

  10. #10

    Padrão Re: Como configurar rb750 para mandar internet para 10 roteadores

    Pode sim, chama la