+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [DUVIDA] CCQ instável

    Boa noite senhores!

    Queria saber quanto seria o mínimo aceitável do CCQ para que o mesmo não influencie em lentidão nos cliente.
    Sei que o ideal é mais próximo de 100% mas sabemos que em região de interferencia isso é impossível.
    Seguimos um padrão para abrir uma OS, quando estiver CCQ menor que 70%, o que vocês recomendam?
    Última edição por luishenrique; 03-04-2017 às 22:03.

  2. #2

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    menor ou maior?

    Aqui uso sempre uma média acima de 95% no pior dos casos, acima de 90%

  3. #3

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    Maior (maldito corretor rsrs).
    Interessante mas tem casos (pelo menos aqui que é impossível manter nessa faixa) caso não consiga o que você faria?

  4. #4

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    Começaria verificando a instalação física do cliente, sinal, ping, instalação e configuração dos meus paineis

  5. #5

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    Abre OS (ordem de serviço) com ccq menor que 70%. Acho que precisa melhorar isso para uns 90%

  6. #6

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    Se tiver menos de 80% , com certeza seu link é ruim. Não há nada a fazer pois você já disse que o causal são as interferências.
    Porem se tiver a técnica suficiente e esta disposto a mexer na rede toda para dar mais confiabilidade , analise o que recomendo a continuação:

    Instale novos paneis configurando eles para mínima largura de banda, no UBNT por exemplo 5MHz e vai migrando os clientes setor por setor.

    Com essa mudança vai trabalhar em uma faixa mais estreita e por consequência menos suscetível as interferências e , como bônus, pode configurar o MSC para o mínimo possível para aumentar a potencia irradiada dos rádios.

  7. #7

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    Na minha experiência e óptica quanto mais próximo de 100% melhor, existe varias maneiras de o bom sinal:
    1.º Aumente o máximo possível o mastro no cliente de modos a não passar o Raio de Fresnel muito próximo dos obstáculos,
    2.º Vai reduzindo aos poucos a potencia no cliente e talvez no Painel,
    3.º Vai testando qual antena de x ganho corresponde melhor aquela distancia no seu cliente ou seja de 0 a 1Km = 16dbi, 1.5 a 2km = 19dbi ou seja de 1 a 1km multiplica o ganho da antena.
    4.º Faça ajuste finos e verifica as faixas de frequências mais utilizadas tanto no lado do cliente quanto no lado do AP, se houver muita interferência no lado do cliente procure usar antena cliente mais fechada possível com radome e shild de preferência.

  8. #8

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    ruido canal comprometido

  9. #9

    Padrão Re: [DUVIDA] CCQ instável

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Eu acho que ele escreveu um texto confuso, ele quer dizer que abre manutenção para CCQ menor que 70%, ou o quer dizer com OS?
    Sim, OS (Ordem de Serviço)...


    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Se tiver menos de 80% , com certeza seu link é ruim. Não há nada a fazer pois você já disse que o causal são as interferências.
    Porem se tiver a técnica suficiente e esta disposto a mexer na rede toda para dar mais confiabilidade , analise o que recomendo a continuação:

    Instale novos paneis configurando eles para mínima largura de banda, no UBNT por exemplo 5MHz e vai migrando os clientes setor por setor.

    Com essa mudança vai trabalhar em uma faixa mais estreita e por consequência menos suscetível as interferências e , como bônus, pode configurar o MSC para o mínimo possível para aumentar a potencia irradiada dos rádios.
    Então, o link não é pois bate 97,98% o problema tá sendo no lado do cliente.. mas essas dicas foram válidas, vou analisar pra ver o que da pra implementar, obrigado!

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Na minha experiência e óptica quanto mais próximo de 100% melhor, existe varias maneiras de o bom sinal:
    1.º Aumente o máximo possível o mastro no cliente de modos a não passar o Raio de Fresnel muito próximo dos obstáculos,
    2.º Vai reduzindo aos poucos a potencia no cliente e talvez no Painel,
    3.º Vai testando qual antena de x ganho corresponde melhor aquela distancia no seu cliente ou seja de 0 a 1Km = 16dbi, 1.5 a 2km = 19dbi ou seja de 1 a 1km multiplica o ganho da antena.
    4.º Faça ajuste finos e verifica as faixas de frequências mais utilizadas tanto no lado do cliente quanto no lado do AP, se houver muita interferência no lado do cliente procure usar antena cliente mais fechada possível com radome e shild de preferência.
    Essa parte de fresnel e potencia nos clientes nunca analisei, vamos implementar, pode ser que melhore, obrigado pela dica!