+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink 2 Anos e Meio de Provedor - Compartilhando Experiências

    Olá pessoal, tudo bem?

    Estava meio sumido aqui do fórum, correria como sempre, no meu último tópico no ano passado (que apaguei para evitar problemas), onde fazia a reclamação de uma empresa de manutenção de equipamentos wireless de Campinas/SP (não compensa nem dizer o nome) onde o proprietário da mesma ao saber e ler a minha reclamação e o meu relato dos fatos com o serviço deles aqui no fórum me ligou me intimando a retirar o post, me agredindo verbalmente e me ameaçando, chamaram a gente de gatonet, etc e em nenhum momento tentou resolver nosso problema e sim sequestrou os equipamentos enviados para manutenção e disse que se quiséssemos os mesmos deveríamos ir pessoalmente buscar.

    Na época não dei nenhuma resposta a eles ou tomei outras atitudes pois não valia a pena nos rebaixar ao nível dela e brigar por pouco, pelo contrário, o que faço neste post agora é compartilhar como está agora o nosso pequeno provedor 2 anos e meio após a fundação, sempre trabalhando corretamente dentro do possível e tendo grandes conquistas, sucessos e fracassos, vamos lá!!!

    Quem sou?
    Meu nome é Gilson Barbosa, tenho 29 anos, resido e trabalho na cidade de Rio Claro/SP há mais de 20 anos, trabalho com informática desde os 14 anos, e com provedor de internet há mais de 7 anos, me considero um empreendedor sempre tentando emplacar e resolver problemas de clientes e empresas há mais de 10 anos. Não tenho formação técnica completa, sempre fui muito fuçador e sempre fui pra prática, mas já fiz centenas de cursos, palestras, workshops, etc.

    Quem Somos?
    Minha empresa se chama Brasil Wifi, fundei ela em novembro de 2014 e estamos completando cerca de 2 anos e 5 meses, arredondando 2 anos e meio, sempre buscando oferecer as melhores soluções para nossos clientes.

    Para maiores informações e conhecer nossa empresa acesse nosso site www.brasilwifi.com.br

    Como estamos Hoje?
    Atualmente temos cerca de 250 clientes de acesso à internet entre empresas e residências e atendemos apenas 3 bairros na cidade de Rio Claro/SP, nossa intenção é expandir para outras cidades da região devido a saturação de provedores na cidade.

    Também oferecemos soluções em wifi para empresas, hotspot (hoteis, clubes, restaurantes, shoppings, etc) ponto a ponto wireless, internet rural e outros.

    Trabalhamos somente com planos wireless e estamos com um projeto em andamento de cabeamento via Fibra/UTP.

    Licença da Anatel:
    Nossa licença finalmente foi emitida no final do mês passado, demos entrada em dezembro de 2016 e demorou por problemas com escritório de contabilidade (recomendo a prestar muita atenção na escolha do escritório e mesmo assim não confie 100% nele, esteja sempre fiscalizando e acompanhando o trabalho do mesmo).

    Aí você se pergunta, se não tínhamos licença então trabalhávamos ilegalmente?
    Desde a fundação da empresa, já trabalhamos com CNPJ de provedor de internet, pagamos impostos, utilizamos link dedicado, oferecemos todo o atendimento exigido pela anatel e seguimos todo um padrão de qualidade maior até de de grandes provedores aqui da cidade.

    Toda nossa infra-estrutura sempre foi pensada para ter sobra de recurso, tanto de link, backup, processamento, etc.

    Desta forma posso afirmar com 100% de certeza que a licença da anatel não vai mudar muito como já trabalhamos e tão somente a questão financeira, que passará a ser emitido notas fiscais de telecomunicações e teremos acesso á outros recursos que estamos esperando há algum tempo como AS, Numeração IP Própria, Projeto de Cabeamento e outros.

    Aí você se pergunta, por que não tiramos a licença antes?
    Bom, eu criei esta empresa já prevendo a crise financeira pelo que o brasil passaria, não sou nenhum milionário ou filho de um, pelo contrário, sou trabalhador e fundei esta empresa sozinho e venho tocando ela na raça desde o começo, a licença da anatel obriga a empresa a ter vários compromissos (técnicos e financeiros) que no final não vão impactar na qualidade de utilização do cliente final, pelo menos no nosso caso pois já trabalhávamos dentro das regras da anatel.

    Tirar uma licença da anatel implica em ter um técnico contratado com CREA para ser o responsável pela empresa junto ao CREA (R$ 1.200 por mês), implica pagar o CREA anualmente (R$ 500 por ano) além de diversas taxas de inscrição no crea.

    Também implica no envio mensal e anual de informações, além de pagamento de taxa de licença da anatel (R$ 400) + Licenciamento da Estação Principal (R$ 1.400) + R$ 700 ao ano além de toda a burocracia e taxas envolvidas.

    Enfim, gostaríamos de ter dado entrada antes porém vários imprevistos financeiros adiaram esta entrada, sendo que eu sempre fui totalmente a favor de provedores terem licença da anatel e e as condições atuais são muito mais propicias para isso, porém não é tão simples quanto parece para um pequeno provedor.

    Esse é um dos problemas no Brasil, onde temos muita burocracia só pra gerar mais "jeitinhos" e fazer a maquina do governo ser cada vez maior.

    Já pensei em desistir?
    Várias vezes, recentemente até ofereci a minha carteira de cliente há outros provedores aqui da cidade, porém não chegamos em um acordo financeiro e isso foi bom pois me deu mais gás pra trabalhar e ver o quanto vale minha empresa e meus clientes, me fez valorizar muito mais eles.

    Para quem é empreendedor é assim mesmo, trabalhar todos os dias, remar contra a correnteza e hoje paro para pensar e olho pra trás tudo o que construí e fico orgulhoso.

    O que planejamos para o futuro:
    Pretendo transformar meu provedor em uma franquia de provedores, ou seja, você que tem um provedor sem licença e quer se legalizar e se transformar em uma franquia da Brasil Wifi ou você que quer começar um provedor novo utilizando nossa marca, know, experiência, ou seja, montar um provedor sem ter inicialmente todo o conhecimento necessário e ter todo respaldo da nossa empresa fale conosco.

    Atenção, não é parceria SCM, é uma franquia, ou seja, você vai trabalhar seguindo nosso padrão de qualidade, atendimento, sistema, tudo será faturado pela nossa empresa (se for utilizado nossa licença) e você fica responsável pela parte comercial e técnica na sua cidade ou região.

    Se você já tem um provedor envie email para [email protected], se você quer montar um provedor novo acesse: https://www.brasilwifi.com.br/franquia/

    O que posso dizer para quem está começando:
    Não desista, trabalhe, trabalhe, trabalhe!

    Pessoas pra desanimar você existem aos milhares, enquanto pra animar são poucos.

    Se você quer trabalhar pensando no cliente, ou seja, ao trabalhar pensando no cliente você não será um gato net, abrirá uma empresa, recolherá impostos, utilizará link dedicado assim que possível e fará os investimentos em infra-estrutura assim que possível, para mim gatonet não é quem não tem licença da anatel e sim quem só pensa em lucrar nas costas do cliente sem pensar em entregar um serviço de qualidade.

    Bom, eu sempre gostei de ajudar as pessoas, sempre estou disposto a contribuir e compartilhar meu conhecimento, caso precise é só enviar uma mensagem privada ou me adicionar no skype.

    Boa sorte à todos, até mais!

    #GOBRASIL

  2. #2

    Padrão Re: 2 Anos e Meio de Provedor - Compartilhando Experiências

    ola Gilson,bacana seu trabalho,na questao de gatonet etc,eu tambem começei sem licença e duvido que muitos outros nao começaram assim,desde que vc mantenha um padrao,nao vejo problemas,tudo certinho,rodando direitinho,fiquei 6 anos sem licença,e nunca tive reclamaçao de cliente ou concorrente devido ficar sempre no padrao,nada de vender por 19,90 como muitos faziam,meus planos e ativaçao eram ate mais caros que concorrente,mas um bom trabalho...hoje temos nossa propria scm e com cerca de 800clie,abraço e sucesso.

  3. #3

    Padrão Re: 2 Anos e Meio de Provedor - Compartilhando Experiências

    Muito bonita sua história Gilson, vamos sempre em frente.