+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    olá pessoal, estou com um problema que é o seguinte... Estamos com dificuldades para abrir fotos do instagram, algumas fotos não carregam, outras demoram para carregar e após uns 20 segundos aparecem. No facebook a mesma coisa. Vários clientes reclamando, ja virei o link e direcionei tráfego para varias operadoras diferentes mas o problema persiste... Alguém já passou por isso ou sabe de alguma solução?

  2. #2

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Amigo verifica junto sua equipe técnica se estão colocando Dns na porta de entrada e saída dos roteadores dos clientes se o mikrotik também está com a função abi ligada, eu passei por esse problema e só resolveu apor fazermos essa correção.

  3. #3

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Ola amigo, os radios dos clientes fornecem dhcp e apontam para um servidor dns que está habilitado na própria rbcore. Mas eu testei com outros dns em meu proprio PC e nao resolveu. Essa funcao abi do mikrotik o que seria ou onde a encontro? Desde ja agradeço.

  4. #4

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    estou com o mesmo problema

  5. #5

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Instalei o Bind de DNS recursivo na rede hoje, apontei minha conexão para ele. Não deu certo, parece não haver relação com DNS... Testei MTU tambem e nada. Se fosse HTTP até poderia cogitar a possibilidade de ser algum cache fazendo bagunça mas é HTTPS... Alguém tem alguma dica aí?

  6. #6

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Para ajudar a diagnosticar seu problema, forneça as seguintes informações:

    - Qual servidor DNS está usando ou testando.

    - IP para o qual resolve o domínio whoami.akamai.net na sua rede (teste mais de uma vez, para ter certeza; e pode ser com um mero ping)

    - IP para o qual resolve o domínio instagram.com e staticxx.facebook.com

    - Abra uma nova aba do navegador, tecle Ctrl + Shift + K no Firefox ou Ctrl + Shift + J no Chrome, selecione a aba Network, e então acesse e navegue pelo Instagram. Verifique os domínios que vão aparecer (no caso do Firefox, já aparece em uma coluna, enquanto no Chrome é preciso passar a seta sobre o nome dos arquivos para ver a URL completa, o que inclui o domínio). Procure por algo terminado em fna.fbcdn.net e informe aqui. No meu caso, por exemplo, aparece instagram.fsdu6-1.fna.fbcdn.net, que é o FNA da TIM/Intelig.

    Com esses dados será possível ter certeza se o problema é ou não relacionado a DNS. Testar DNS diferente pode não ser suficiente para diagnosticar; ontem mesmo estive analisando um cliente em que mesmo usando servidor DNS nacional o problema não foi resolvido por influência de outra empresa na rota até ele, fazendo o efeito ser o mesmo de usar um servidor estrangeiro (se comprovado, esse problema pode estar afetando muita gente pelo país).

    Se estiver usando servidor DNS estrangeiro, como Google ou OpenDNS, pode estar aí seu problema.

  7. #7

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Boa tarde TsouzaR!

    Estava Usando o DNS 216.146.35.35, resolveu whoami.akamai.net como 204.194.239.15.
    Mudei para OpenDNS e resolvu whoami.akamai.net como 204.194.239.21
    Mudei para o google(8.8.8.8) e tambem resolveu para 204.194.239.21

    Testei para instagram.com pelo DNS do google(8.8.8.8) e resolveu 52.6.73.152
    Testei novamente para o Instagram.com pelo DNS e resolveu 52.6.229.82
    Testei novamente para o Instagram.com pelo DNS e resolveu 34.206.101.61
    Testei novamente para o Instagram.com pelo DNS e resolveu 52.207.93.252
    testei para www.instagram.com tambem pelo google e resolveu 31.13.85.52

    Testei o instagram.com pelo OpenDNS e resolveu 54.173.235.168
    Testei o instagram.com pelo OpenDNS e resolveu 34.198.214.249


    testei o staticxx.facebook.com pelo OpenDNS e resolveu 31.13.73.7
    Testei pelo google e resolveu 157.240.12.16

    No teste do Chrome deu: instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net

  8. #8

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Não parece ser mesmo problema com DNS na distribuição de servidores, já que você está obtendo respostas e sendo direcionado a nodes da CDN do Facebook no Brasil mesmo.

    Você está sendo direcionado a um node na CEMIGTelecom. Ou ele está saturado (pouco provável, do contrário teria mais gente afetada), ou sua rota até lá não é muito boa.

    Uma coisa que pode estar havendo aí é lentidão na resolução DNS, devido ao uso desses servidores estrangeiros com alta latência, como Google, Microsoft e OpenDNS. Você poderia testar com GigaDNS e ver se tem resultado melhor...

    Depois de configurar o GigaDNS, rode ipconfig /flushdns para limpar quaisquer registros em cache que possam interferir nos resultados. Se mesmo após isso você continuar sendo direcionado para o node da CEMIGTelecom, instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net, você pode tentar forçar um outro, só para testar. Uma forma de fazer isso é criar um registro no arquivos hosts do Windows [ou Linux] apontando instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net para o IP de outro node. Se quiser testar com node da TIM, pode colocar aí 186.228.156.160.

  9. #9

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Não parece ser mesmo problema com DNS na distribuição de servidores, já que você está obtendo respostas e sendo direcionado a nodes da CDN do Facebook no Brasil mesmo.

    Você está sendo direcionado a um node na CEMIGTelecom. Ou ele está saturado (pouco provável, do contrário teria mais gente afetada), ou sua rota até lá não é muito boa.

    Uma coisa que pode estar havendo aí é lentidão na resolução DNS, devido ao uso desses servidores estrangeiros com alta latência, como Google, Microsoft e OpenDNS. Você poderia testar com GigaDNS e ver se tem resultado melhor...

    Depois de configurar o GigaDNS, rode ipconfig /flushdns para limpar quaisquer registros em cache que possam interferir nos resultados. Se mesmo após isso você continuar sendo direcionado para o node da CEMIGTelecom, instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net, você pode tentar forçar um outro, só para testar. Uma forma de fazer isso é criar um registro no arquivos hosts do Windows [ou Linux] apontando instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net para o IP de outro node. Se quiser testar com node da TIM, pode colocar aí 186.228.156.160.
    Olá, testei com o GigaDNS, melhorou as consultas, mas tem algumas imagens que não abrem. Quando clico nelas, carrega normal. Será que teria uma forma de fazer este apontamento de node para a tim pelo mikrotik? Uma vez que o problema está afetando toda minha rede... desde já agradeço.

  10. #10

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Façam um teste por gentileza... Acessem https://www.instagram.com/ronaldo/ e veja se algumas fotos irão demorar a carregar ou não carregarão, criando espaços brancos entre as fotos...

  11. #11

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Olá, testei com o GigaDNS, melhorou as consultas, mas tem algumas imagens que não abrem. Quando clico nelas, carrega normal. Será que teria uma forma de fazer este apontamento de node para a tim pelo mikrotik? Uma vez que o problema está afetando toda minha rede... desde já agradeço.
    Nesse caso, de fazer a alteração para toda a rede, você tem que fazer no servidor DNS que os clientes usam. Se eles usam o servidor DNS da sua RB, então você pode criar um registro estático lá, apontando o endereço do node de CEMIGTelecom para o IP da TIM. Dá para fazer isso em unbound, BIND e outros também. Porém, se você não força os clientes a usarem seus servidores DNS (com um DST-NAT), se alguém configurar algo diferente não vai ser beneficiado por essa alteração (isso se ela realmente resolver o problema).

    Mas eu sugeri isso apenas em caráter experimental. Pode ficar até pior com o node da TIM, devido à rota talvez não ser tão boa quanto para a CEMIGTelecom. Além disso, o node pode mudar de IP, então você teria problemas até corrigir. A ideia é mudar isso apenas para um computador e testar nele se fica melhor, para descartar ou não problema com node da CEMIGTelecom ou rota até ele.

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Façam um teste por gentileza... Acessem https://www.instagram.com/ronaldo/ e veja se algumas fotos irão demorar a carregar ou não carregarão, criando espaços brancos entre as fotos...
    Aqui carregou tudo normalmente.

  12. #12

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Nesse caso, de fazer a alteração para toda a rede, você tem que fazer no servidor DNS que os clientes usam. Se eles usam o servidor DNS da sua RB, então você pode criar um registro estático lá, apontando o endereço do node de CEMIGTelecom para o IP da TIM. Dá para fazer isso em unbound, BIND e outros também. Porém, se você não força os clientes a usarem seus servidores DNS (com um DST-NAT), se alguém configurar algo diferente não vai ser beneficiado por essa alteração (isso se ela realmente resolver o problema).

    Mas eu sugeri isso apenas em caráter experimental. Pode ficar até pior com o node da TIM, devido à rota talvez não ser tão boa quanto para a CEMIGTelecom. Além disso, o node pode mudar de IP, então você teria problemas até corrigir. A ideia é mudar isso apenas para um computador e testar nele se fica melhor, para descartar ou não problema com node da CEMIGTelecom ou rota até ele.



    Aqui carregou tudo normalmente.
    Blz amigo... Muito obrigado.
    Esse servidor DNS da Cemig não funcionou, deve ser bloqueado para consulta externa.
    Eu até havia instalado o Bind para testar mas deu a mesma coisa. No caso, vc poderia me dar um exemplo de como faço esse direcionamento do node pelo Bind ou pelo mikrotik mesmo?

  13. #13

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Parece mais um problema com mtu/mss do que dns, dns não existe isso de abre um pouco o resto não abre..

  14. #14

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Blz amigo... Muito obrigado.
    Esse servidor DNS da Cemig não funcionou, deve ser bloqueado para consulta externa.
    Eu até havia instalado o Bind para testar mas deu a mesma coisa. No caso, vc poderia me dar um exemplo de como faço esse direcionamento do node pelo Bind ou pelo mikrotik mesmo?
    Não é para usar como servidor DNS, é para você criar no seu servidor DNS um registro estático, tipo A, apontando instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net, que é o endereço do node de onde está vindo seu conteúdo do Instagram (tem que verificar lá na aba Network no navegador se continua sendo esse ou mudou para outro), para 186.228.156.160, que é o node da TIM. Dessa forma você sobrepõe a escolha de node feita pelo Facebook/Instagram e consegue ver se o problema é na comunicação com o node da CEMIGTelecom (que é para onde você estava sendo direcionado quando verificou pelo fna.fbcdn.net lá) ou outra coisa.

    Apenas para testar, você pode editar o arquivo C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts no Windows, e adicionar a seguinte linha (entre o IP e o subdomínio é um TAB, não espaço):

    Código :
    186.228.156.160	instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net

    Ou então pode direcionar seu computador para usar sua RB como DNS (não esqueça de ativar o allow-remote-requests nela) e na RB você cria o registro estático, assim:

    Código :
    /ip dns static add name=instagram.fplu8-1.fna.fbcdn.net address=186.228.156.160 ttl=30s

    Repito: não faça isso em produção, para todos clientes, mas apenas para testar aí se o problema é o node da CEMIGTelecom ou a comunicação com ele.

  15. #15

    Padrão Re: Lentidão e problemas para carregar fotos no Instagran

    Com estas modificações não deram... estou pegando mais um link de outro fornecedor e vou desviar as consultas DNS e face para ele... vamos ver no que dá... Obrigado a todos!