Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    A média que eu recomendo é 5 por 1, se quiser ser feliz com certeza indico 4 por 1. Tudo isso depende também do perfil dos seus clientes, tem clientes que usam a internet 24 horas e consomem toda a banda disponível, já outros usam internet só nos fins de semana.

    Explicando; 1 mega de Link para cada 5 Megas vendidos.
    No seu caso recomendo ter pelo menos 300 Megas de link.

  2. #22

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    100÷175= 570kbps... Algo errado não tá certo aí
    Sim, já pedi upgrade.

  3. #23

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    Citação Postado originalmente por michelkalinoski Ver Post
    Estou com 175 clientes com planos de 5 megas. Link dedicado de 100 megas saturado na maior parte do tempo, final de semana galera já está enchendo o saco :P.
    Tem que estudar o seu trafego pra ver onde a maioria vai parar, aposto que se analisar o seu trafego 70% da sua banda em horário de pico vai pra trafego P2P/torrent, monte um servidor de cache P2P e seja feliz.

  4. #24

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    Citação Postado originalmente por luisertai Ver Post
    A média que eu recomendo é 5 por 1, se quiser ser feliz com certeza indico 4 por 1. Tudo isso depende também do perfil dos seus clientes, tem clientes que usam a internet 24 horas e consomem toda a banda disponível, já outros usam internet só nos fins de semana.

    Explicando; 1 mega de Link para cada 5 Megas vendidos.
    No seu caso recomendo ter pelo menos 300 Megas de link.
    o seu calculo está quase exato 80%....


    Na verdade cada caso é um caso...... irei explicar porque.


    1- vai muito da região, tipo de link, tipo de usuário, e por ultimo cache...

    2- Para economizar e calcular o valor real do seu link, tem que entender primeiro qual é o tipo de usuário que tem na sua rede, porém eu simplifico baseado em calcúlos de redes estruturadas de provedores de pequeno e médio porte de 500 a 10mil clientes...

    então vamos lá o cliente dos planos Wifi de 1 a 4 Mbps é o tipo de cliente consumista "viciado em torrent" devido ao seu plano lento o mesmo deixa 1 PC baixando torrent 24h/7

    3- cliente de plano 5/10/15/20/25/30Mbs clientes na grande maioria em redes cabeadas ou fibra são os big boomers , nova era cliente antenado no streaming online, Netflix,globo.com,canais online, youtube. No geral consomem sua banda depois do horário comercial das 19h até as 23h ficando no geral online média de 4 a 5h por dia (pagam mais caro) e segundo as estatisticas dos logs são os que consomem menos proporcão em relação a sua banda chegando eu a analisar casos de consumo de 2% da sua banda contratada o mês inteiro, isto porque a sua banda estava lá disponivel mas o mesmo não utilizou 24/7.
    Este tipo de cliente é o tipo de cliente que baixa o conteúdo mais rapido...

    Exemplo cliente de 1 a 4Mbps baixa arquivos de 4Gbps média demora de 1 a 4horas para baixar um arquivo desse tamanho se não demorar mais... então ele vai ficar de 1h a 4horas seguidas entupindo sua banda contratada no provedor, imaginem 100 ou 200 clientes efetuando o mesmo......

    Exemplo o cliente de 10/15/20/25/30Mbps vai demorar de 30mins a 5Mins para baixar o mesmo arquivo de 4Gbps liberando assim a banda mais rápido no link geral.....ainda pra mais se estiver baixando conteúdo CDN na sua rede ou cache P2P , dá para liberar no queues regras para subir a banda para 100Mbps em rele local o cliente fica feliz que baixou 4gbps de filme em 4mins a 100mbps por segundo sem saber ele que está dento da sua rede local o conteúdo que ele baixou do site xxxyyyyzzz...


    Nos meus calculos efetuados em diversos provedores...

    Cliente plano de 1/2/3/4Mbps consumo geral mensal de 180Kbps p/segundo a 245Kbps

    Cliente plano 5Mbps média mensal consúmo p/s de 335Kbps

    Cliente plano 10Mbps média mensal de 850kbps p/s

    Cliente plano 15Mbps média mensal de 950kbps a 1.2Mbps p/s

    Cliente Plano 20 Mbps média mensal de 1.3mbps

    Cliente plano 25Mbps média mensal de 1.3mbps a 1.5mbps p/segundo

    Cliente plano 30Mbps "Por incrivel que pareca e por falta de conhecimento" este plano é o mais utilizado por Nerds com dinheiro no bolso viciados em Jogo online "PS4, XBOX, BattleNET e outros mais ... por incrivel jogo online não consome banda o segredo está na latência mas vai explicar isso para eles né" consumo médio de 1Mbps a 1.8Mbps...

    ainda tem empresas que contratam link dedicado pagam mais caro... e só usam em horário comercial média de consumo das empresas é de 20 a 30% do link contratado em tempo real.


    então tem link de sobra...porém sempre existe um porém....


    Provedores com 5mil clientes pppoe rodando de dia com Link Puro 400Mbps e CDN 1.2gbps, a noite rodando 800Mbps link puro e 2.0gbps de link CDN...

    esse e a grande bolada de médios provedores, a partir de XXX trafego de link passando para CDN se conseguir os requerimentos minimos necessários as grandes empresas como Google GCC, Netflix, Facebook, Akamai e outros mais colocam CDN de graça em seu provedor.. e ai seu lucro aumenta e seu link puro reduz até 85% do seu tráfego ficando tudo em conteúdo local.

    Então vamos lá Link dedicado Puro 100Mbps roda tranquilo 400 Clientes com planos de 1Mbps a 5Mbps.. claro com um cache http e outro p2p no meio para ajudar a economizar banda rendimento de até uns 30% em horário de pico.


    Basta analisar o trafego de saida no seus links para estudar "de certa forma os hábitos dos seus clientes" em relacão a consumo de tráfego e a partir dai elaborar um projeto para cobrir esse tráfego em horário de pico, sendo ele com servidor de cache ou comprando mais Link Puro.

  5. #25

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    Amigo Eu tenho senário parecido com do seu projeto, eu tenho 145 clientes na fibra com planos 10 megas por 100 reais aqui eu já estou com 150 megas rodando e não esta sobrando nada meu link e dedicado ( Perfil Do meu plano 10,980 KBPS Downloads e 2,520 KPBS Upload

  6. #26

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    E pode esquecer os calculos de 1 * 8 que faziam antigamente.
    Hoje em dia os clientes usam a banda contratada, antes não, era so para internet.
    Hoje em dia eles usam para ver tv ( IPTV, etc.. ) netflix, churrasco em casa, youtube rolando na tv.
    Entao resumindo, o cliente de hoje se der 10 megas, eles vai usar quase sempre os 10 megas

  7. #27

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Tem que estudar o seu trafego pra ver onde a maioria vai parar, aposto que se analisar o seu trafego 70% da sua banda em horário de pico vai pra trafego P2P/torrent, monte um servidor de cache P2P e seja feliz.
    Não sei onde voce viu isto
    90% do seu trafego a noite é PTT, pois la tem ( google, netflix, facebook, globo, etc.. )
    o que sobra e pouco que p2p usa.

    Estou me baseando aqui comigo a noite, aqui so tenho PTT-RJ e a noite fica assim:
    800 Megas de IP
    2.4 Gb de PTT-RJ.

  8. #28

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    100÷175= 570kbps... Algo errado não tá certo aí
    Nesse caso dele ele tá com uma proporção de mais de 8:1 ou seja, ta vendendo 8x mais do que tem disponível e isso já foi uma proporção utilizável lá nos tempos do MIRC, ICQ... Hoje em dia não rola mais, tem caso que metade disso já dá gargalo em horário de pico. Hoje trabalho com 3:1 e já tá ficando apertado, logo logo teremos que vender quase 1:1 que temos no dedicado já que hoje já temos que garantir 80% de banda...

  9. #29

    Padrão Re: Quanto de link para 150 clientes com 10 megas cada?

    Citação Postado originalmente por sgnetararuama Ver Post
    Não sei onde voce viu isto
    90% do seu trafego a noite é PTT, pois la tem ( google, netflix, facebook, globo, etc.. )
    o que sobra e pouco que p2p usa.

    Estou me baseando aqui comigo a noite, aqui so tenho PTT-RJ e a noite fica assim:
    800 Megas de IP
    2.4 Gb de PTT-RJ.
    Então CDN e o que rola para que já tem link suficiente e conseguiu solicitar CDN, agora pequenos provedores que revende links de 1,2mb o jeito ainda é usar torrent então alguns casos que análise em alguns provedores foi de 70%, agora provedores fibra com planos de 10,15,20,30,50mb 80% do trafego e CDN economizando 80% de link puro.