+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Boa Tarde pessoal, tenho um projecto para iniciar a construção de uma rede Wireless na minha Zona, é um projecto para a Freguesia, ou seja o cliente final não vai pagar pelo acesso. Mas não tenho muita experiência nestas redes, estava a pensar contratar dois Serviços de Fibra ótica de 100/100Mbps cada um, utilizar uma RouterBoard e 3 Ubiquiti Nano a trabalhar como antenas Sectoriais, o que e aconselham, qual Routerboard escolher, basta ligar o Router da Operadora ao Routerboard e configurar?

    A autenticação do cliente estava a pensar ser PPPoE, ou seja o cliente em casa dele tera uma Ubiquiti também que ira até um Router, o Router autentica-se por PPPoE e o cliente tem internet por Rede Ethernet ou Wireless.

    Estou certo?

  2. #2

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Bom dia, você pode ta usando uma Routerboard Rb 3011uias-rm L5 - Mikrotik como concentrador PPPoE.

  3. #3
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Bom dia
    O projeto terá quantos pontos de acesso?
    Previsão de quantas pessoas simultâneas?
    Qual a área de abrangência?
    Qual a velocidade por usuário?
    Como é o relevo?

    Devo está indo a terrinha em dezembro.

  4. #4

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Boas Interhome, em princípio será apenas um único POP com 3 Antenas Sectoriais ou 3 Ubiquiti Nano fazendo esse efeito, uma em cada direção, actualmente a rede existente terá uns 30 clientes em simultâneo, a velocidade pretendida será de uns 10Mb por cliente, é sem relevo é uma área de 2/3km,

    Actualmente existe uma rede que é para esquecer e está usando uma página Hotspot para Username e Password, mas eu pretendo alterar isso para PPPoE para ser o Router na casa do Cliente a Autenticar e a partir daí já tem acesso

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Citação Postado originalmente por pacheco784 Ver Post
    Boas Interhome, em princípio será apenas um único POP com 3 Antenas Sectoriais ou 3 Ubiquiti Nano fazendo esse efeito, uma em cada direção, actualmente a rede existente terá uns 30 clientes em simultâneo, a velocidade pretendida será de uns 10Mb por cliente, é sem relevo é uma área de 2/3km,

    Actualmente existe uma rede que é para esquecer e está usando uma página Hotspot para Username e Password, mas eu pretendo alterar isso para PPPoE para ser o Router na casa do Cliente a Autenticar e a partir daí já tem acesso
    Qual equipamento já tem na casa do usuário para receber o sinal?

  6. #6

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Nenhum interhome, é para criar uma rede do Zero, já existe uma rede mas é como se não existisse tudo tem que ser feito do zero em paralelo a essa rede, a comunicação entre POP - Clientes sera em 5.8Ghz e dentro da caso do cliente com Router 2.4 ou dual band

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Na casa do cliente, nunca dual band. Evitando problemas futuros.
    Internamente poderíamos procurar um router com WIFI + ATA.
    Assim já poderíamos oferecer além da própria Internet, interfonia entre as casas e ligações e recebimentos de ligações....

    Adicionar meu whatszap 5521969294397
    Ou Skype inter-homesolucoes

  8. #8

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    E qual seria o mais indicado? e para gestionar PPPoE Mikrotik resolve?

  9. #9

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Inbox para conversar melhor sobre esse projeto

  10. #10

    Padrão Re: Iniciar ISP Wifi Portugal! Ajuda

    Nano, não vai suportar esse plano que deseja passa por setorial não, nano aguenta uns 20 clientes com planos de no máximo 2mb, recomendo setoriais melhores e o rocket ac prism