Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamento ideal 500mbs

    O que seria o equipamento ideal para um enlace de uns 500mbs de trafego a <1ms

  2. #2

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Latência abaixo de 1ms? Tenho enlaces com Huawei e alguns Ceragon com 366M e latência média de 3ms.

    Você pode tentar Huawei também, mas se quer garantia de menor que 1ms é melhor partir para fibra PTP.
    entao ta dizendo que nao eh possivel?

  3. #3

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não, não estou dizendo que é impossível, somente estou relatando a minha experiência. Em enlaces de fibra óptica eu tenho altas bandas e latências baixíssimas, mas com rádio a minha média ficou em 3ms com o tráfego no máximo (366M).

    Esperar isso de um rádio em 5GHz? Eu acho difícil de acreditar, apesar que temos boas opções no mercado como Cambium (@Zucchi, pode me dizer em poucas palavras se o ePMP é um rádio TDD ou FDD?) e AirFiber da UBNT.

    Mas existem outros fatores determinantes, como por exemplo distância e zona de fresnel.
    de qualquer forma 3ms nao seria um problema, mas quanto mais baixo melhor

  4. #4

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Qual seria distância do enlace ?

  5. #5

    Wink Re: Equipamento ideal 500mbs

    Será que o pessoal ja esta tentando ficar com latência, de (-1ms)??? kkkkkkkk
    Última edição por muttley; 23-04-2017 às 12:44. Razão: erro de português.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por alexbarzotto Ver Post
    Qual seria distância do enlace ?
    Em linha reta 160km mas devido ao relevo da uns 180km

  7. #7

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Sao minimo 3 enlace de 60km se possivel de preferencia pra quebrar em 4 ai pode usar torre mais leve e tbm parabolas menores, e pelo visto sua experiencia e 0 entao contrate uma consultoria mais lhe adianto que pode preprar seus 250mil pra mais.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Sem chance ! toda essa distância 160km e com 500Mbps e 1ms utopia, terá que fazer no mínimo 4 enlaces em 6ghz 2+0 para ter essa banda com garantia, maior que 6ghz não teria como pois é muita distância para ter confiabilidade em uma frequência mais alta. mas o 1ms pode esquecer.

  9. #9

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por alexbarzotto Ver Post
    Sem chance ! toda essa distância 160km e com 500Mbps e 1ms utopia, terá que fazer no mínimo 4 enlaces em 6ghz 2+0 para ter essa banda com garantia, maior que 6ghz não teria como pois é muita distância para ter confiabilidade em uma frequência mais alta. mas o 1ms pode esquecer.
    Nao precisa ser necessariamente 6ghz, em 7ghz e boas parabolas huawei faz 480mb com 2x28mhz
    Em 6ghz e dentro das normas que seria 1x40mhz o maximo que ele faz em 1024qam e 300mb ai realmente precisa ser 2+0 ou pode ir de tera-radio em 4.5ghz e promete 900mb em 1+0

  10. #10

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    prepare o bolso

  11. #11

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por isaquebrumel Ver Post
    prepare o bolso
    o bolso ta preparado quero saber de uma estimativa real apenas, nao acho que seria necessario 4 torres com 3 da pra fazer

  12. #12

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    fiz a projecao no link planner, radio mobile, google earth, da pra fazer com 3, quero saber que equipamento seria recomendado para atingir esse trafego 3ms nao tem problema, mas nao quero algo alem

  13. #13

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    fiz a projecao no link planner, radio mobile, google earth, da pra fazer com 3, quero saber que equipamento seria recomendado para atingir esse trafego 3ms nao tem problema, mas nao quero algo alem
    Cara 1 ou 5ms tanto faz, nao vai lhe atrapalhar em NADA tanto faz o serviço, amanha mando uma print dos meus 4 salto com huawei. To falando pra quebrar em 4 pois quanto mais curto menos dor de cabeça. Enlace acima de 40km exigi parabolas de 1.8 pode ate usar 1.2 mas nunca fica estavel como 1.8mts experencia propria de mais de 4 anos anos com enlace de 180km, comecei laaa com dish e rb912 e fui subindo conforme o dinheiro deu.

    Enfim como falei contrate consultoria e economia e segurança pois tema questao dos canal tbm e custo deles inicial e anual.

  14. #14

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Cara 1 ou 5ms tanto faz, nao vai lhe atrapalhar em NADA tanto faz o serviço, amanha mando uma print dos meus 4 salto com huawei. To falando pra quebrar em 4 pois quanto mais curto menos dor de cabeça. Enlace acima de 40km exigi parabolas de 1.8 pode ate usar 1.2 mas nunca fica estavel como 1.8mts experencia propria de mais de 4 anos anos com enlace de 180km, comecei laaa com dish e rb912 e fui subindo conforme o dinheiro deu.

    Enfim como falei contrate consultoria e economia e segurança pois tema questao dos canal tbm e custo deles inicial e anual.
    ja to vendo uma consultoria, tem varios que ficaram de mandar o projeto essa semana pra mim ae vou decidir

  15. #15

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Entao lhe recomendo clickmobile do fabio ou tudoparaprovedor do marcony caso queira huawei, siae lumiTelecom

  16. #16

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    ja to vendo uma consultoria, tem varios que ficaram de mandar o projeto essa semana pra mim ae vou decidir
    Na verdade com 250mil comece a projetar algo na fibra para essa distância a fibra está mais barata dependendo da do tipo de fibra e quantidade de fibras que utilizar. Já até vai gastar dinheiro invista em algo que vai segurar ampliação da sua rede nos próximos anos.

  17. #17

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Na verdade com 250mil comece a projetar algo na fibra para essa distância a fibra está mais barata dependendo da do tipo de fibra e quantidade de fibras que utilizar. Já até vai gastar dinheiro invista em algo que vai segurar ampliação da sua rede nos próximos anos.
    Acorda 250mil mal faz 40km ainda mais se for rodovia e enterada. Pessoal hj em dia mania de fibra fibra fibra.

    160km se pode por dinheiro ai filho e nao é pouco nao, pois nao é simplismente pegar cabo e sair amarando em poste nao.

    Eu preciso de 180km e ja cotei por cima passa de milhoes!!!

  18. #18

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Acorda 250mil mal faz 40km ainda mais se for rodovia e enterada. Pessoal hj em dia mania de fibra fibra fibra.

    160km se pode por dinheiro ai filho e nao é pouco nao, pois nao é simplismente pegar cabo e sair amarando em poste nao.

    Eu preciso de 180km e ja cotei por cima passa de milhoes!!!
    Cara tá por fora heim.... Cabo de 8FO tá barato não precisa enterrar só fechar e tirar autorização para usar poste da concessionária de energia da região usando poste de energia rural. E tudo uma questão de projeto, faça os cálculos última cotacão que tive foi de 180mil para um projeto de 100km esse valor só de cabo. Dai tem locação de poste se passar energia rural na região que pretende atender + equipar poste para passar fibra média uns 230 mil para 100km. Isso com par de GBIC 10gbps para 120km. Estamos falando de custo do material, não estou falando de mão de obra envolvida nem, nem custo de mão de obra. E tudo uma questão de projeto prefiro investir nem que seja 400mil em um projeto de 150km fibra para passar 10gbps do que investir 250mil em rádios mais frequência licenciada, para passar 500mbps ou 900mbs máximo.
    Lembrado que essa distância nenhum fabricante de fibra estoca essa quantidade de cabo nem furukawa nem cablena, isso eu sei porque já comprei essa quantidade de cabo então é tudo fabricado sob demanda e devido a grande quantidade o preço fica mais barato e a diferença não é pouca do que comprar bobinas de 1km, 2km fibra.

    Coisa de milhões???? Para 160km só se tiver cotado cabo de 72fo, lembrando que ele vai transportar link para outra região então um cabo de 12 ou 8 fibras chega suficiente.
    Última edição por PortaNET; 08-05-2017 às 08:19.

  19. #19

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Citação Postado originalmente por PortaNET Ver Post
    Cara tá por fora heim.... Cabo de 8FO tá barato não precisa enterrar só fechar e tirar autorização para usar poste da concessionária de energia da região usando poste de energia rural. E tudo uma questão de projeto, faça os cálculos última cotacão que tive foi de 180mil para um projeto de 100km esse valor só de cabo. Dai tem locação de poste se passar energia rural na região que pretende atender + equipar poste para passar fibra média uns 230 mil para 100km. Isso com par de GBIC 10gbps para 120km. Estamos falando de custo do material, não estou falando de mão de obra envolvida nem, nem custo de mão de obra. E tudo uma questão de projeto prefiro investir nem que seja 400mil em um projeto de 150km fibra para passar 10gbps do que investir 250mil em rádios mais frequência licenciada, para passar 500mbps ou 900mbs máximo.
    Lembrado que essa distância nenhum fabricante de fibra estoca essa quantidade de cabo nem furukawa nem cablena, isso eu sei porque já comprei essa quantidade de cabo então é tudo fabricado sob demanda e devido a grande quantidade o preço fica mais barato e a diferença não é pouca do que comprar bobinas de 1km, 2km fibra.

    Coisa de milhões???? Para 160km só se tiver cotado cabo de 72fo, lembrando que ele vai transportar link para outra região então um cabo de 12 ou 8 fibras chega suficiente.
    O problema é criar uma infraestrutura de 160km e usar cabos de apenas 8 ou 12FO. Imagine a quantidade de cidades que poderão ser atingidas e as possibilidades de expansão... Hoje o provedor precisa transportar o próprio link e daqui uma década? Quais outros negócios o mesmo não estará realizando?
    FIBRA é um investimento pensado para décadas. Quem pode investir centenas de milhares de reais, deveria buscar ajuda especializada. Não estou falando de consultoria de redes ou infraestrutura, falo de negócios mesmo.
    Se o cara precisa de 500M em maio de 2017, pode ter certeza que até 2020 uma porta de 10G se fará necessária.

    A opinião de quem lê os comentários alheios com "inveja branca".

  20. #20

    Padrão Re: Equipamento ideal 500mbs

    Ah, eu também queria que meu vw polo fosse de 0-100km/h em 2s (2000ms?), e chegasse em 300km/h morro acima... Claro seria ótimo, mas quando acordei e vi o título do post rachei de rir, e quando continuei a leitura vi que tem gente que usa cocaína antes de vir aqui no fórum fazer perguntas um tanto sem nexo...