+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criação de sub-redes

    Ola pessoal, tudo bem ?
    Estou com uma duvida em relação a criação de subredes.

    Quando tenho um ip classe b, por exemplo:
    172.1.2.10 / 27 , pelo fato de ser um classe b, devo trabalhar as sub redes apartir do terceiro octeto ?? Ou no quarto por ser um /27 ??? Cada um diz uma coisa, estou muito confuso.

    No site questoesderede.com.br o exercicio mostra que:
    Pergunta: Quantas subredes e hosts por subrede pode-se obter usando a seguinte rede 172.23.0.0/25?Resposta: 512 subredes e 126 hosts



    1. Procede ????


    O Seguinte exercicio diz que:
    Qual e o primeiro host valido da subrede que o seguinte host pertence 172.30.90.3 255.255.255.224
    Resposta: 172.30.90.1

    Isto quer dizer que aqui tenho 2^13 para subredes e 2^3 para hosts ??? ou apenas 2^5 para subredes e 2^3 para hosts ???

    A grande duvida parece ser a seguinte:
    O fato do ip ser classe B, significa que comeco a calcular as subredes no terceiro octeto mesmo sendo um /25 ou superior ??? Ou o prefixo (mascara da rede que manda, independentemente da classe do ip) ?

    Obrigado

    Demi

  2. #2

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Esquece classe isso é passado.
    Mas para responder perguntas como essa a resposta procede. Você baseado na classe presume uma rede e baseado na máscara dada verifica quantos bits pra "sub-redes".
    Então se for:
    10.x classe A considera /8
    172.x classe B considera /16
    192.x classe C considera /24

    Se for classe B e no exercício te ser /25 então temos 25-16=9 bits que permite valores de 0 a 511(512 valores).
    Hosts considera 32(máximo sempre) - 25 = 7 valores de 0-127(128 valores) mas lembre sempre de subitrair 2 (id de rede e broadcast).

  3. #3

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Legal, agora to entendendo

    obrigado

    Demi

  4. #4

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Desculpa estou no celular não vi a segunda pergunta.
    Esse exercício é mais prático é afinal provavelmente o primeiro usará para Gateway.
    Aí não fala nada de sub-redes lembrando que eu disse pra esquecer essa bobeira.
    De cara do celular essa máscara me gera um delay de pensamento, converte ela em /x no caso /27.
    Depois desta conversão eu particularmente penso em converter pra valores de um byte, 3 pra rede 5 em host.
    Aqui a minha preguiça entra em ação novamente.
    Tendo menos pra rede eu penso neles e lembro:
    128,
    64,
    32 (bingo 3° número) esse é o número de valores em cada rede depois pense em tirar rede e broadcast.
    Esse é o valor que vou somando pra saber os endereços de rede: 0, 32, 64, 96, 128, 160, 192, 224.
    O primeiro é rede + 1.

    Se fosse pensar pelo host eu procuro do menor pro maior e passo 1:
    1,
    2,
    4,
    8,
    16 (5°)
    32 esse é o número.

  5. #5

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Então isso aqui procede certo ??


    O Seguinte exercicio diz que:
    Qual e o primeiro host valido da subrede que o seguinte host pertence 172.30.90.3 255.255.255.224
    Resposta: 172.30.90.1

    Isto quer dizer que aqui tenho 2^11 para subredes e 2^5 para hosts ???


    2048 subredes
    32 hosts por subrede, sendo 30 validos

    Correto ?

    Obrigado novamente

  6. #6

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Confesso que suas duas respostas foram um tanto quanto contraditorias, rsrsrs, perceba:

    Se for classe B e no exercício te ser /25 então temos 25-16=9 bits que permite valores de 0 a 511(512 valores).

    E no ultimo post deu a entender que deveriámos tratar o calculo como um classe C, perceba:

    Depois desta conversão eu particularmente penso em converter pra valores de um byte, 3 pra rede 5 em host.

    Afinal, trabalhamos no terceiro no quarto octeto pelo fato de ser um ip do range pertencente a classe B, com um prefixo maior que o classe C ??????

    Obrigado novamente

  7. #7

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Sim. Só não perde tempo com a questão das sub-rede que não foi perguntado
    Se vai pra algum tipo de certificação, pensa diretamente nos números esquece fazer conversão binário decimal que não da tempo. No caso o mais rápido era achar o 32 e ver que o valor era menor então já está na primeira rede que com certeza começa em 0. Se viesse um número alto você já soma os números mágicos grande e depois soma o 32 e vê qual seria mais próximo.

    Exemplo 158 já pensa no 128.
    128 + 32 = 160 então estourou. O primeiro é 129.
    Exemplo 210 pensa no 128 será que cabe outro grande 64 então 192. 192 pra 210 não cabe nem 20 com certeza já está na rede. O primeiro é 193.

  8. #8

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Não há contradição não pensei em classe disse pra tratar o byte da quebra. Disse esquece essa parada de classe.
    Se fosse /9 eu diria 7 pra host
    Se fosse /20 eu diria 4 pra host
    Afinal os que não pertencem a quebra podem variar de 0 a 255 com certeza.

  9. #9

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Mais uma vez agradeço, porém, sem entender, perceba:
    Não há contradição não pensei em classe disse pra tratar o byte da quebra. Disse esquece essa parada de classe.
    Se fosse /9 eu diria 7 pra host
    Se fosse /20 eu diria 4 pra host


    /9 = 7 para hosts ???? Nao seriam 15 para hosts como vc mesmo disse no seu primeiro post?
    Se for classe B e no exercício te ser /25 então temos 25-16=9 bits que permite valores de 0 a 511(512 valores).


    Sendo como vc falou, como isso aqui pode fazer algum sentido ???
    Quantas subredes e hosts por subrede pode-se obter usando a seguinte rede 172.23.0.0/25?Resposta: 512 subredes e 126 hosts

    porque o /25 seria um para sub redes e 7 para hosts, portanto o numero 512 subredes não bate !!!
    Gente que confusão, rsrsrs

    Obrigado novamente

    Demi

  10. #10

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Existe byte com 15 bits? Você vai escrever um ip com o valor 192.168.32867

    Já que insiste em pensar sempre no valor total lembre que 2^7*2^8=2^15
    Se continuar a ler meu post eu disse afinal quem não pertence ao byte da quebra vai variar de 0 a 255 (256 possibilidades ou 2^8)
    O objetivo é achar o número pra escrever o IP e não saber quantos host ou redes.

    O primeiro post tratava claramente essa porcaria de sub-redes. Se ninguém falar de sub-redes esquece sub-redes.
    Obviamente quantos hosts cabe em uma rede é importante mas é relevante só se isso for o assunto. E pra tratar rotas sumarizadas o número do IP com máscara é importante e nada tem a ver com hosts ou redes.

  11. #11

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    90% ou mais do trabalho é dado um ip achar o IP de rede e o gateway que deve usar conforme o padrão da empresa.
    Verificar se existe uma rota pra este IP, ou seja dado um ip máscara​se o IP pertence ou não, independente da classe.

    Exemplo:
    No roteador existe uma rota para 192.168.0.0/23 essa rota é valida para o IP 192.168.1.10?

  12. #12

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Obrigado mesmo, afinal, isto está correto, sim ou não ?

    O Seguinte exercicio diz que:
    Qual e o primeiro host valido da subrede que o seguinte host pertence 172.30.90.3 255.255.255.224
    Resposta: 172.30.90.1

    Isto quer dizer que aqui tenho 2^11 para subredes e 2^5 para hosts ???


    2048 subredes
    32 hosts por subrede, sendo 30 validos

    Correto ?

    Obrigado novamente
    Citação CITAÇÃO



    Página 1 de 212
    Próximo
    ÚltimoÚltimo




    Demi

  13. #13

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Sim
    Resposta: 172.30.90.1

  14. #14

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Obrigado,


    Exemplo:
    No roteador existe uma rota para 192.168.0.0/23 essa rota é valida para o IP 192.168.1.10?


    kkk boa pergunta, rsrsrs, eu diria q sim, por ser um /23, pelo que entendi fariam parte da mesma sub rede, de 192.168.0.0 ate 192.168.1.255

    Falei besteira ??? kkk

    128 subredes
    512 ip's por subrede, com 510 hosts validos

    Mas confesso que nunca tinham me pedido para usar o terceiro octeto de um classe C para subnets.

    Ah, esqueci de mencionar, estou fazendo curso ccna, e estou também estudando para tirar o certificado.
    Obrigado novamente pela grande ajuda,

    Demi

  15. #15

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Eu imaginei que estava estudando CCNA por sua obsessão por quantas sub-redes e quantos hosts.
    Eu fiz de propósito o classe C.
    128 sub-redes você errou. Como é classe C ele tem 255 redes privadas, não sub-redes. Só que eu fiz rota pra 2 redes que estão físicamente saindo pela mesma rota.
    Uma coisa é CCNA outra é o que funciona e a prática.
    Você já viu algum lugar uma rede 10.1.0.0/16 com todos os PCs ligados na mesma área de broadcast?
    Mas eu já usei Hotspot com /23 classe C. Por causa do tempo do lease DHCP, mas para evitar o broadcast eu configurei máscara 32.

  16. #16

    Padrão Re: Criação de sub-redes

    Legalll, confesso que pensei na possibilidade de ser uma 'pegadinha', de qualquer forma, calculei tudo no terceiro octeto, mas agora entendi, classe C, trabalhamos no quarto, classe B no terceiro. Vou dar uma estudada nesta sua forma de fazer os cálculos, eu não uso tabela nada, mas prefiro fazer por inteiro, e depois dividir pelo numero de sub-redes ou redes privadas como você diz.

    Muito obrigado

    Demi