Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Dúvidas do Ospf

    Pra quem tem dificuldade de entender uma rede roteada, ou não entende nada realmente acha mais fácil uma rede Bridge.
    Agora a gente que já tem costume de ter uma rede roteada achamos tão complicado entender essa rede Bridge. Kkkk

  2. #22

    Padrão Re: Dúvidas do Ospf

    Citação Postado originalmente por rimaraujo Ver Post
    Pra quem tem dificuldade de entender uma rede roteada, ou não entende nada realmente acha mais fácil uma rede Bridge.
    Agora a gente que já tem costume de ter uma rede roteada achamos tão complicado entender essa rede Bridge. Kkkk
    Por isso que lá no meu comentário anterior eu disse que é uma questão de gosto pessoal. Sim gosto pessoal, hoje ainda tenho 2 (dois) provedores com rede roteada, devem ter em torno de 45 pops cada provedor, eu, particularmente, não gosto de dar suporte nessas duas redes, mas não posso reclamar nenhum pouco do funcionamento, não me incomodam. Mas tenho outros clientes que usam rede bridge, não uma gigantesca bridge, mas Bridges com até 300 ativos (equipamentos que interligam os rádios dos clientes), cara funciona tão bem quanto a roteada.

  3. #23

    Padrão Re: Dúvidas do Ospf

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Por isso que lá no meu comentário anterior eu disse que é uma questão de gosto pessoal. Sim gosto pessoal, hoje ainda tenho 2 (dois) provedores com rede roteada, devem ter em torno de 45 pops cada provedor, eu, particularmente, não gosto de dar suporte nessas duas redes, mas não posso reclamar nenhum pouco do funcionamento, não me incomodam. Mas tenho outros clientes que usam rede bridge, não uma gigantesca bridge, mas Bridges com até 300 ativos (equipamentos que interligam os rádios dos clientes), cara funciona tão bem quanto a roteada.
    Sim andrecarlim funciona. Eu só acho meio arriscado ter uma rede assim.

  4. #24

    Padrão Re: Dúvidas do Ospf

    Prós e contras de centralização é tema para dias de discussão e nunca se chega a uma única resposta.

    Particularmente, prefiro o modelo centralizado trazendo tudo por VLAN dentro de um ambiente de alta disponibilidade. Caso necessite de redundância de link, uso um um link aggregation com STP, tudo em camada 2 e baratinho. E centralizado não quero dizer 100% em um Hardware, pode ser até dividido por segmentos mas dentro de um ambiente mais controlado.

    Até mesmo os testes podem ser feitos de forma mais simples na central.

    Contra é que qualquer problema é distribuído imediatamente para a rede toda.

    Redundância de equipamentos também é mais simples em ambiente centralizado, até porque é mais homogêneo. Imagine que a rede seja roteada, a pessoa terá roteadores de porte condizente com o segmento. Se a rede for muito heterogênea, terá vários modelos de roteador e várias configurações para subir no caso de troca de equipamento. Gestão de configuração fica bem mais complexa.

  5. #25

    Padrão Re: Dúvidas do Ospf

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Prós e contras de centralização é tema para dias de discussão e nunca se chega a uma única resposta.
    +1