+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes interna e rede externa

    Como deixa livre a velocidade da rede interna, ou seja, se a rede interna for barramento 100 o trafego dela vai ser de 100. Mas controlar a velocidade que esses pcs navegam na internet. Um cliente pediu pra instalar o mikrotik na rede interna dele pra ter uma melhor gerencia de rede.
    Trocando em miudos: quer deixa o trafego de rede local livre sem controle de velocidade mas na hora desses pcs forem solicitar algo da internet ou navegar tenham isso controlado.

    Onde faço isso. Pois se eu definir 2 megas no queues ele definir velocidade de rede interna e internet

  2. #2

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    Seu cliente possui várias redes internas? Digo ranges diferentes de IP.
    Porque, switch e bridge do ponto de vista funcional sem entra no mérito de performance são a mesma coisa.
    Salvo alguma configuração específica, as queues costumam processar quando a roteamento, ou seja os ranges de IPs são diferentes.

  3. #3

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    rede interna em bridge, cada computador coloque para discar pppoe na velocidade determinada, e o computador central que você quer liberar toda a velocidade, simplesmente, configure um ip da faixa que está mandando da sua rb para este computador.
    Se você não entende de pppoe pesquise no fórum ou no próprio youtube, que você encontra tudo o que precisa.
    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    Eu não recomendo pppoe pra redes internas corporativas, a não ser em casos muito específicos. Se quiser fazer queues individuais da pra fazer por script DHCP. E casos especiais tratar com lease dhcp ou regras fixas.

  5. #5

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    Eu nao intendi muito bem. Mas se quer deixar um pc com velocidade default, e controlar os outros, como se fosse uma lan-house. Então pode usar uma rb750 na casa desse cliente, e controla os pcs por ip, acho até q nem precisa ip-mac!!!
    Ativa o dhcp na rb750, e vai nos pcs e ve qual ip q pegou cada um, e coloca la na
    rb750, no menu dhcp server-leases. Que sempre vai pega mesmo ip cada pc.
    E controla no queues. (simples assim)...!!!

  6. #6

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    Assim. Quero que qualquer trafego em rede interna a rede local seja livre velocidade livre. Para comunicação entre os pcs de toda rede, só ah um ranger. Mas quando uns desses pcs resolver navegar na internet ou baixar um arquivo ou algo assim, tenha uma velocidade X.
    Última edição por augustocparaujo; 16-05-2017 às 09:38.

  7. #7

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    Qual o critério pra limitar a velocidade?
    Usuários em pcs diferentes que trazem os próprios pcs que também são diferentes e velocidade diferentes pra cada usuário? Usa pppoe afinal única coisa que controla é o usuário.

    Todos mesma velocidade. Faz regra fixa

    PCs que pode controlar por mac usa lease dhcp.

    Maioria igual, sem controle de mac.? script DHCP, regra fixa pra excessoes com ip fixo.

  8. #8

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    Crie uma simples regra de seubloco/sua mascara <-> seubloco/sua mascara e libere a full.

    int21.wordpress.com

  9. #9

    Padrão Re: Redes interna e rede externa

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Crie uma simples regra de seubloco/sua mascara <-> seubloco/sua mascara e libere a full.

    int21.wordpress.com
    Funcionou