+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como adicionar servidor de dns local ao Mikrotik

    Gente, mais uma vez venho aqui pedir a ajuda de voces. eu com muita luta consegui fazer um servidor de DNS ´pra minha rede, mas nao sei como configurar na minha rb. eu tenho 5 portas na RB dai uma pra entrada do link, uma pra o pc que ta o servidor e as outras 3 pra os clientes. ai minha duvida, na porta do servidor terei que que criar alguma rota.
    espero que me ajudem . obrigado!

  2. #2
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como adicionar servidor de dns local ao Mikrotik

    Amigo, é bem simples.

    Crie um address list com os ips que vão usar seu DNS.
    Coloque seu DNS em uma porta exclusiva.
    Coloque uma faixa de ip somente para conversação entre o MK e o DNS.
    Crie uma regra com esse address list direcionando todo tráfego da porta 53 udp para o ip do seu DNS para que não haja loop o ip do seu DNS deve estar fora pois ele precisa requisitar direto da internet para atualizar sua lista então quando configurou ele deve ter colocado alguns DNS internos para que ele faça a busca.
    Não esqueça de desabilitar a resposta de requisições internas do seu Mikrotik.

  3. #3

    Padrão Re: Como adicionar servidor de dns local ao Mikrotik

    Eu uso um dns, que eu mesmo implantei aqui no meu pc, local. Mk-Auth.
    Instalei o Unbound, dentro do Mk-Auth, e esta rodando muito bem.
    E as regras no Mikrotik, é apenas em nat, Radius, e pppoe, porque o Mk-Auth faz a autenticação dos clientes por pppoe ou hotspot. E o ip do meu pc Mk-auth é o dns da minha rede toda! Muito simples!!!

  4. #4

    Padrão Re: Como adicionar servidor de dns local ao Mikrotik

    No profile do cliente indique o endereço do seu servidor dns. Nas configurações do seu servidor dns você autoriza apenas as faixas ip desejadas.
    Eu acredito que eu seu servidor ficará atrás de um NAT. Então não precisar ficar paranoico com ataques externos.

  5. #5

    Padrão Re: Como adicionar servidor de dns local ao Mikrotik

    gente, desculpa mas alguem teria videos explicando? eu estou implantando o mk-auth alguem me informa onde compro a licença

  6. #6
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como adicionar servidor de dns local ao Mikrotik

    Você acha uma montanha de videos no youtube para esse fim.