+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iniciar provedor com link residencial

    E ai galera, a duvida da vez é a seguinte.
    Posso usar no meu provedor um link de internet residencial?
    O link dedicado ta o olho da cara, na minha região o link dedicado não sai por menos de 1000 reais por 5MB. Só que aqui tem um provedor de Fibra Óptica que vende planos residenciais de até 400 mega por um valor mais baixo.

    Então, pode isso?

  2. #2

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    Cara, comecei o provedor cm um link de 5mb a 1000,00 tbm. Depois fui crescendo e hoje tenho a 40,00. O importante não é o link que pega, sim o certo é dedicado, mas tenha em mente se você usar residencial, não vai ter garantia de banda, latência. Comece com um residencial, mas tendo ele como backup. Um link secundário. Não pense apenas em crescer. Achando que paga mais barato, mas que na verdade vai está se enganando.

  3. #3

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    Pode pode não deve, mas funciona normalmente e tem a questão se qualquer cliente seu for em site como o meuip.com.br vai parecer o ip do provedor

  4. #4

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    Queria apenas começar com o link residencial, colocar alguns poucos clientes, só ate começar a lucrar e recuperar o investimento, ai depois passar pro dedicado.
    Obrigado pela dica

  5. #5

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    Vou ficar com o dedicado mesmo

  6. #6

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    Bom, você citou "provedor de fibra óptica", e não uma operadora tipo GVT ou Velox. Nesse caso, acho que o problema vai ser o tal provedor de fibra óptica permitir que vc revenda a internet dele... O seu consumo de banda será sempre alto, principalmente em horário de pico, e ativará um "alerta" para o provedor de que você não está fazendo uso residencial da internet contratada, e aí ele pode cancelar, te deixando na mão. Pense nisso também!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dmarcio Ver Post
    Bom, você citou "provedor de fibra óptica", e não uma operadora tipo GVT ou Velox. Nesse caso, acho que o problema vai ser o tal provedor de fibra óptica permitir que vc revenda a internet dele... O seu consumo de banda será sempre alto, principalmente em horário de pico, e ativará um "alerta" para o provedor de que você não está fazendo uso residencial da internet contratada, e aí ele pode cancelar, te deixando na mão. Pense nisso também!
    Ótima informação. Obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    Então, sua situação é como o @dmarcio comentou? Vai depender do provedor local com fibra ótica para atender seus clientes?

    Se for assim o melhor é conversar com ele para você atender algum bairro onde a fibra não esteja presente.
    Vou dizer uma coisa e sei que muitos não vão concordar: Partindo do pressuposto que a rede dele é boa, não te mete a competir com fibra ótica. O investimento do cara lá é grande e não menospreze isso. Ele não vai te deixar prejudicar o investimento dele a não ser em uma parceria como comentei antes.
    E como ele já tem um preço baixo, você já vai sair em desvantagem.
    Com link residencial você não tem garantia de nada. Um momento está bom e outro já vira uma porcaria. Afinal isso é uma característica de um link residencial que normalmente quando é fornecido por operadoras de telefonia, chega para você com download e upload não simétricos.

    Agora, se há a possibilidade de contratar link dedicado por mil reais por 5 mega, não é tão olho da cara assim. Eu comecei com adsl, depois adsl + dedicado com loadbalance... Tudo porcaria.
    E pagava 1400 reais por mega de dedicado.

    A coisa começou a melhorar quando ficamos só com dedicado.
    Porque digo que 5 mega por mil não é o olho da cara? Fora exceções com contratos de 30 a 80 reais o mega para grandes volumes, este é o preço normal para pequenas compras hoje.
    Se comprar de outro provedor tem que ver que ele fez investimentos para ter capacidade de link. E se ele compra por 80 reais por exemplo ele vai querer ter um ganho em cima disso, o que é normal em um sistema capitalista. Se ele for te vender por 100 reais ele não vai ganhar praticamente nada, Só o valor de umas cervejas? Isso não sustem o alto custo de manter um provedor.

    Ah! vão dizer "mas tu começou" aos poucos etc etc. Só que os tempos eram outros. Hoje o consumidor está mais informado sobre as possibilidades, os conteúdos são mais pesados e a rede precisa atentar para isso. Se começar mal, vai afundar logo.
    E principalmente, não existe milagre. Manter um provedor custa caro. Os custos vão caindo a medida que o provedor cresce. Mas falar em crescimento é com carteira acima de mil clientes. Com 100, 200 e começando com link residencial vai sofrer. Nem vai conseguir atender tudo isso.

  9. #9

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    E os planos de internet fixa velox, vivo e net devem ser franquiado aí sua situação deve piorar.

  10. #10
    Avatar de FernandoB
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Lucas do Rio Verde - MT
    Posts
    150
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Iniciar provedor com link residencial

    Você pode usar sim, e até licenciar o único porém é o seu contrato com essa internet barata que reza que não é permitido revenda. A questão de aparecer o ip deles é só colocar uma vpn para outro provedor que você conheça e seja seu parceiro e tenha link dedicado ou comprar um dedicado bem barato só pra direcionar os testes, assim quando os clientes forem testar aparece o nome que você quiser se ele tiver um dns reverso. Do contrário você tem que pesquisar onde está o DNS reverso que é usado pelo seu link e cadastrar seu domínio la.