+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Boas caros amigos.

    Sou completamente iniciante na área, estou a praticamente 1 semana estudando, reunindo informações o máximo possível mais é praticamente impossível é muita coisa para aprender.

    Peguei um provedor 2.4Ghz com 40 clientes, estou tendo muita dificuldade de trabalhar nesse formato e não vejo a hora de migrar para 5.8Ghz, como sou inexperiente não conheço qual marca está melhor no mercado, só posso dizer que hoje o provedor esta tudo com mikrotik RB411.

    Por todas as pesquisas que fiz na internet, cheguei nos seguintes rádios:
    RB912
    APC5M18
    Rocket M5

    E com as seguintes antenas setoriais:
    Setorial Blindada da ALGcom de 15dbi
    Base Station AirMax AM-5G17-90

    Estava pensando em 4 Radios com 4 Setorial, qual a opinião de vocês? se tiverem outras soluções que estejam se saindo melhor do que essas citadas por mim, por favor me indiquem.

    Sei que a quantidade de clientes e pouca para dividir em 4 radios, porém já quero deixar pronto para atender 150 clientes.
    Os planos que irei trabalhar será de 1 a 4mb. Sendo sua grande maioria 1mb.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Eu tenho cenários rodando com UBNT, MK e Intelbras, o que mais me agradou foi a linha Airmax, as duas setoriais você está bem servido.

    Mas explique melhor o seu cenário, você precisa escolher o que melhor atende, não o que é melhor pro amigo ou pro colega.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Escolha paineis algcom com rocketM5, depois que tiver uma clientela boa pode mudar para rocket prism ac

  4. #4

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Fiz várias comparações vou acabar indo de ubiquiti com alg...

    Sobre PPPoE, como costumam trabalhar? Um único servidor para tudo ou um em cada torre?

    No caso de um único servidor PPPoE acontece lentidão na autenticação ou para distribuir IP?

    Quais a experiência de vocês nesse quesito?

  5. #5

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Isso é mais individual que roupa íntima, depende muito do cenário da sua rede.

    Tem rede que eu uso o concentrador PPPoE em cada POP, e tem rede que eu uso apenas um concentrador através de túneis L2.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    O ideal é colocar na prática e ver qual me agrada mais correto?

  7. #7

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Exatamente, e principalmente, que você consiga gerenciar.

  8. #8

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Já usei os 3 modos diferentes, até quando ainda usava com cartão 2.4xr2

    Usei gerenciando no próprio ap (RBs + Cartão)
    Usei um concentrador por cada pop (torre)
    E to usando agora um único concentrador para todos os clientes.

    Não vi diferença em performance, a vantagem que achei melhor para gerenciar usando apenas um único concentrador, e fazendo vlan entre as setoriais é o concentrador

  9. #9

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    alextaws, obrigado por compartilhar sua experiencia, atualmente estou gerenciando no próprio AP, por questão de praticidade eu pensei em usar um único concentrador, como sou muito leigo no assunto não sabia se realmente funcionaria sem dor de cabeça.

    vou começar a trabalhar para colocar um único concentrador, se alguém mais puder expor sua experiencia trabalhando desta forma agradeço.

  10. #10

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    leandomidia, obrigado por compartilhar.

    Cara estou com uma dúvida tremenda, pois uns fala ou mikrotik ou ubiquiti, intelbras corre kkkkk.

    Preço da intelbras realmente tá imbatível, só que ninguém (aqui) utiliza ainda, e para grande maioria que pergunto nunca chegou utilizar..

    Estou super interessado em colocar intelbras, mais como tenho tudo em mikrotik funcionando até hoje com cpe mista, intelbras, ubiquiti e mikrotik.

    Oque realmente quero fazer é manter uma rede mista e aos poucos ir migrando apenas para uma marca, essa qual estou indeciso.

    Na borda hoje tenho uma RB1100 AHx2

  11. #11

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Entendo, no caso da RB1100 AHx2 faz parte do pacote quando adquiri esse provedor.

    No seu caso, tem algum caso atendendo clientes com intelbras a um raio de 2 à 3km da torre utilizando WOM 5000 mimo?

  12. #12

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Curiosidade: o que é longa distância pra você?

  13. #13

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Esse pergunta é muito ampla, depende do que está sendo questionado...

    Longa distância para PTMP ou PTP?

    Para PTMP tem painéis setoriais dizendo 10km, cada CPE tem uma capacidade própria, segundo oque deu para entender..

    Como já pontuei meu conhecimento e limitado pelo tempo que estou me inteirando na área.

    Já vi PTP com distância de 40km.

    Oque define se é longo ou curto será o equipamento utilizado?
    Pois longo para uns é curto para outros?

  14. #14

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Tenho mais de 500 clientes com Wom5000 mimo, plano de 1 a 5mb e não tenho problemas.

  15. #15

    Padrão Re: Provedor 5.8 Radios e Setoriais para multiponto?

    Não sei se estou errado, mas do que tenho acompanhado, parece que a maioria dos problemas acontece com gente que coloca equipamento siso na rede. Não tenho muito conhecimento teórico, mas geralmente quando vejo pessoal reclamando de problemas, muitos deles usam rádios siso misturados com mimo. Eu acho que isso atrapalha no desempenho geral da célula. Já vi alguém falando sobre isso e desde então tenho seguido esse conselho. Assim, tenho trabalhado só com rádios mimo na rede, quase 100% wom mimo, e nenhum siso. Pra mim o desempenho tem sido satisfatório.