Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Boa tarde,

    Estou fazendo um planejamento de equipamentos, e estou em duvidas de qual CPE usar no cliente. Queria usar tudo da linha MK, segue abaixo a topologia:

    Internet dedicada:
    4 mb.

    MK:
    RouterBoard RB750gr3 HEX como autenticador (PPoE ou Hotspot, estou em duvidas de qual é melhor).


    AP:
    Mikrotik Sxt G-5hpnd-sar2 14dbi 90° 600Mhz 5gn Level 4.

    CPE lado cliente:
    Não sei o que usar com valor R$ baixo com qualidade de sinal, o que me recomendam ?

    *Obs. Tenho experiência com CPE510 Tp-Link. Qualidade é ótima, mas não funcionaria com o protocolo fechado do AP

  2. #2

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Se quer usar NStreme ("O protocolo fechado do AP") teria que colocar SXT Lite5 nos clientes.

    Mas pode usar SXT SA5 em modo N puro pra usar qualquer CPE mais barata nos clientes, não é porque o RouterOS tem a OPÇÃO de usar um protocolo proprietário que você não possa simplesmente desativar ele e usar o padrão da IEEE.

    Se usar NStreme, teria que ser SXT Lite5 nos clientes próximos (Até 1km talvez), e LHG nos mais distantes (Acima de uns 1500m).

  3. #3

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Qual distancia consegue alcançar com esse AP sxt?

  4. #4

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Então eu posso usar tranquilamente AP Sxt G-5hpnd-sar2, e uma CPE510 tp-link em uma distancia de 2km no máximo ?

    Ficaria bom esses equipamentos ?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wnscamargo Ver Post
    Então eu posso usar tranquilamente AP Sxt G-5hpnd-sar2, e uma CPE510 tp-link em uma distancia de 2km no máximo ?

    Ficaria bom esses equipamentos ?
    Como já disseram, desde que não ative o protocolo proprietário, sem problemas.

  6. #6

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    SXT como AP funciona bem???

  7. #7

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Tem que usar CPE Mikrotik para poder utilizar NV2 . O SXT lite é o indicado por ser mais em conta.

  8. #8

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Essa aqui ta mais barata que a sxt e tem ganho de 21 dbi pode ser a sucessora da sxt MIKROTIK DISC LITE5 RBDISC-5ND 600MHZ L3

  9. #9

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    MIKROTIK DISC LITE5 RBDISC-5ND 600MHZ L3, se estiver mais barato essa é a indicada!!!

  10. #10

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    A questão é que ele quer usar rádios tp-link nos clientes. Daí é só esquecer o NV2.

    Quanto a SXT ser boa para AP, deve atentar que precisa ser level4. Level3 só como cliente ou ponto a ponto.

    A SXT normal não é o indicado também por ter um angulo estreito de irradiação. Mas existe um modelo de SXT que abre bem mais. Não me lembro agora qual, mas pesquisa no site da Mikrotik que vai achar. Esta é a SXT indicada quando quer usar como AP.

  11. #11

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Essa aqui promete ser mais barata ainda com antena de 9 dbi,mais basta colocar num prato de tv e pode ter um ganho de ate 33 dbi

    https://mikrotik.com/product/RBLDF-5nD

    http://www.excellinformatica.com.py/...20(RBLDF5-5ND)

  12. #12

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Essa aqui promete ser mais barata ainda com antena de 9 dbi,mais basta colocar num prato de tv e pode ter um ganho de ate 33 dbi

    https://mikrotik.com/product/RBLDF-5nD

    http://www.excellinformatica.com.py/...20(RBLDF5-5ND)
    "Prato" você quer dizer uma antena offset para TV??

    Então... esse LDF5 só serve pra usar com antena offset. Ele não funciona sozinho!

    Quanto a offset pra ele, as de TV até podem ser utilizadas, mas tem problemas com a fixação em torre, cano, trave, etc... Tendo em vista que foram projetadas para serem fixadas em parede. E como o downtilt é virado pra baixo, o alinhamento é difícil. O correto seria utilizar offset da Aquário, que são virtualmente idênticas as offsets para TV e tem a vantagem de ter a fixação projetada para mastro/torre. O que facilita o alinhamento vertical.

  13. #13

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Sim de TV ela funciona sozinho sim mais fica com apenas com ganho de 9dbi sendo bom só pra usar bem perto eles fizeram essa cpe pra usar em antena de TV mesmo,tem manha pra virar ela de ponta cabeça e usar ela mesmo, a da aquário sairia mais caro que muita antena de TV usada que acha bem barato pra comprar

  14. #14

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Sim de TV ela funciona sozinho sim mais fica com apenas com ganho de 9dbi sendo bom só pra usar bem perto eles fizeram essa cpe pra usar em antena de TV mesmo,tem manha pra virar ela de ponta cabeça e usar ela mesmo, a da aquário sairia mais caro que muita antena de TV usada que acha bem barato pra comprar
    Acha offset da Aquario de 29dBi por R$ 130,00 nova. Bem mais vantagem do que montar offset de TV de ponta cabeça (pode gerar infiltração no conector)

  15. #15

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Então mais antena de tv vc acha por 40 reais nova ou ate jogada no próprio cliente de graça o estranho e que vai começar a aparecer antena claro vivo gvt sky tudo de ponta cabeça, e nada que uma fita de auto fusão não isole o conector ou ate um caninho d"aguá como fizeram nessa foto com um bullet. Mais se der e bom usar da aquario mesmo

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diy-5ghz-dish-feed4_1.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	164,4 KB
ID:      	67229 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diy-5ghz-dish-feed5_1.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	234,8 KB
ID:      	67230

  16. #16

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por wnscamargo Ver Post
    Boa tarde,

    Estou fazendo um planejamento de equipamentos, e estou em duvidas de qual CPE usar no cliente. Queria usar tudo da linha MK, segue abaixo a topologia:

    Internet dedicada:
    4 mb.

    MK:
    RouterBoard RB750gr3 HEX como autenticador (PPoE ou Hotspot, estou em duvidas de qual é melhor).


    AP:
    Mikrotik Sxt G-5hpnd-sar2 14dbi 90° 600Mhz 5gn Level 4.

    CPE lado cliente:
    Não sei o que usar com valor R$ baixo com qualidade de sinal, o que me recomendam ?

    *Obs. Tenho experiência com CPE510 Tp-Link. Qualidade é ótima, mas não funcionaria com o protocolo fechado do AP
    Autenticação PPPoE claro!
    Sobre o que usar com qualidade, precisa informar a quantidade e distancia média dos clientes.
    Tenho pontos com Omnitik no Ap e clientes com Wom5000 funcionando muito bem

  17. #17

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Me metendo um pouco no tópico do nosso amigo, e no caso de uma Powerbeam AC 400 ISO, qual CPE eu deveria está usando no lado do cliente ? Tendo em vista que infelizmente não posso desativar o airmax para usar qual quer outra CPE 5.8 ?

  18. #18

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por iPaulocesar Ver Post
    Me metendo um pouco no tópico do nosso amigo, e no caso de uma Powerbeam AC 400 ISO, qual CPE eu deveria está usando no lado do cliente ? Tendo em vista que infelizmente não posso desativar o airmax para usar qual quer outra CPE 5.8 ?
    Mas a PBE 5AC 400 ISO é pra PTP. E PTP se faz com 2 partes mais ou menos iguais.

    Se vai usar ela pra PTMP, com todos os clientes em linha reta na frente (Empresas ao lado de uma rodovia, por exemplo, uma linha rural, uma curutela pequena que só tem casas ao longo de 1 estrada), ela tem alto ganho então uma Nanobeam 5AC 19dBi vai permitir usar AC até uns 1,5km. Se for usar N, digamos MCS12, dá pra falar em 5km tranquilo! Quanto maior o data rate escolhido, menor a distância, por ter alto ganho num lado, o alcance aumenta, mas não adiantaria ter uma CPE de 9dBi nos clientes (E na verdade equipto UBNT com suporte a AC são poucos, a menor CPE acho que é essa.

    Tá, teria a Litebeam AC, a menor acho que é 23dBi, mas é polarização simples, usar AC mas usar polarização simples é uma gambiarra enorme. Tá, um mini-PTP com Litebeam em AC fica ótimo, a gambiarra seria misturar clientes DP (Nanobeam) e SP (Litebeam) num mesmo AP (PBE 5AC 400, que não foi feita pra ser AP de PTMP, mas que funciona nisso se todos os clientes estiverem naquele ângulo de 2 ou 3° dela).

    Se tiver todos os clientes com Litebeam AC 23dBi, e estiverem milagrosamente dentro do ângulo do AP PBE 5AC 400, dá pra usar AC em 5km, e N em MCS12 por até 15km tranquilo! Mais que isso vai depender da zona de Fresnel limpa, mas que dá pra ter cliente a 20km dá, desde que tenha zona de Fresnel 200% limpa, e use data rate baixo (Comprar equipto caro pra usar data rate baixo é meio que desperdício de dinheiro. Se é pra usar data rate baixo, pra subutilizar o hardware, recomendo um AP mais baratao, velharia tipo Rocket XW com antena direcional 22dBi, ou setorial 19dBi pra atender uma área maior (Se setorial 90° as vezes tem ângulo pequeno, imagina uma antena pra PTP, com 2 ou 3° de ângulo!).

  19. #19

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    @rubem,

    a Litebeam AC é MIMO 2x2

    Só a Litebeam M5 é SISO.

  20. #20

    Padrão Re: Qual CPE/Cliente devo usar ?

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Então mais antena de tv vc acha por 40 reais nova ou ate jogada no próprio cliente de graça o estranho e que vai começar a aparecer antena claro vivo gvt sky tudo de ponta cabeça, e nada que uma fita de auto fusão não isole o conector ou ate um caninho d"aguá como fizeram nessa foto com um bullet. Mais se der e bom usar da aquario mesmo

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diy-5ghz-dish-feed4_1.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	164,4 KB
ID:      	67229 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         diy-5ghz-dish-feed5_1.jpg
Visualizações:	183
Tamanho: 	234,8 KB
ID:      	67230
    Mas oque é isso???? E como faz??? rsrsrsrsrs....