+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    Boa tarde a todos

    Passo pelo seguinte problema, tenho um cliente corporativo o qual entrego 10Mbps dedicados na filial dele na minha cidade, na matriz ele utiliza um link da Oi e um da G8 como backup. Esse cliente fecha um IPSec entre a matriz e as filiais, porém vez em quando acontece um problema muito incômodo o qual não sei a solução, tanto os links da matriz quanto o link da filial estao ok, porém na hora de fechar a VPN, não fecha. Quando faço o tracert do lado da filial, o tracert sempre morre dentro da rede da operadora que fornece para a matriz, seja G8 ou Oi, porém quando é feito um tracert partindo da matriz, ele completa sem problema algum. Ao meu ver, o problema me parece das operadoras que fornecem link para a matriz mas seria coincidência demais as duas estarem com o mesmo problema. Alguém já passou por um problema parecido?

    Segue em anexo os prints dos tracert.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Filial-Matriz G8.jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	209,4 KB
ID:      	67186Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Filial-Matriz Oi.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	270,0 KB
ID:      	67187Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Matriz-Filial G8.jpg
Visualizações:	208
Tamanho: 	152,1 KB
ID:      	67188Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Matriz-Filial Oi.jpg
Visualizações:	143
Tamanho: 	122,9 KB
ID:      	67189

  2. #2

    Padrão Re: Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    Cara, uma coisa que afeta negativamente o IPSec é a conntrack. Alguns provedores que atendo e que tem assinantes, geralmente bancos (o suporte do banco do Brasil é péssimo), tivemos que fazer a sessão PPPoE passar por Concentradores que não tem conntrack ativo. Não sei se é esse o caso, mas...

  3. #3

    Padrão Re: Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    Acho que não é o caso, pois nem ping passa.

  4. #4

    Padrão Re: Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    Parece ser algo de NAT entrando na Matriz, firewall ou outra coisa.

    Parece que barra bem na Matriz.

    Teve cliente aqui que tive que deixar meu equipamento em bridge e ele autenticar direto no router dele no meu servidor pra fechar VPN.
    No seu caso, parece que já está assim do seu lado, mas lá na matriz na entrega da Oi e G8 tem NAT.

    Apenas uma dica. Abraço boa sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    É amigo, eu nem sei mais o que pensar.

    Eu não consigo enxergar a matriz dele nem no meu BGP, meus fornecedores idem. E sim, me parece que o tracert chega no gateway da matriz, mas não chega na RB deles.

    Um detalhe que percebi é que se eu fazer um tracert para o "gateway" tanto da Oi quanto da G8, o tracert percorre a rota sem nenhum problema.
    E tem um outro detalhe que me foi passado hoje, este cliente tem uma filial em Uberlândia e esta utiliza link Algar, e na VPN entre esta filial e a matriz está funcionando, o tracert percorre sem problemas. Um tracert entre a filial que atendo e a filial de Uberlândia também passa sem problemas.

    Eu to perdido

  6. #6

    Padrão Re: Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    Boa tarde pessoal, eu tenho link aqui na região sul está muito ruim o link da algar.

  7. #7

    Padrão Re: Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    Aqui o link da Algar ta rodando 100%

  8. #8

    Padrão Re: Problema de roteamento da Algar ou das outras operadoras?

    Descobri um outro detalhe, fiz outro tracert de um cliente Oi aqui na minha cidade para a matriz e o problema persiste, o tracert para no mesmo equipamento que os outros tracerts param, ou seja, mesmo rodando dentro da rede da Oi está apresentando problemas... Mas o cliente insiste que o problema é meu