+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vpn entre dois mk e mesma faixa de ip.

    Boa noite a todos.


    Atualmente em um cliente meu, tenho uma rb750Gr3 com uma um servidor de vpn pptp configurado, no qual algumas maquinas windows se conectam a essa vpn externamente


    Agora preciso conectar uma filial nessa vpn e irei usar outra rb750Gr3 para ficar como client da vpn, mas eu preciso que os dos lados fiquem na mesma faixa de ip, e isso não sou eu quero fazer assim, é exigências do sistema que vai ser implantado para funcionar.


    Meu cenário é:


    Matriz:
    Rede: 192.187.0.0/24
    RB como gateway e servidor pptp: 192.187.0.11


    Filial:
    Rede: 192.187.0.0/24
    RB como gateway e client pptp: 192.187.0.12




    O client pptp da rb na filial se conecta normalmente, pega o ip que atribui ao usuario da vpn para a filial, no terminal da rb da filial eu só consigo pingar o ip da rb da matriz, mas não consigo pingar nenhuma maquina da rede interna da matriz, e de terminais da filial não consigo pingar a rb da matriz.


    Nos computares que se conecta via o discador pptp do windows eles acessam toda a rede da matriz sem nenhuma configuração extra na rb e os computadores da matriz se comunica normalmente com os computadores conectados com o discador pptp do windows.


    O que preciso fazer para esse cenário meu funcionar?

  2. #2

    Padrão Re: Vpn entre dois mk e mesma faixa de ip.

    Meu caro. Isso não pode ser feito desta forma. Vc até pode separar 2 blocos de 128 IPs do mesmo barra mas deixar igual não dá. A maneira mas adeguada seria separa um /24 para cada filial ou mais e fazer as configurações de rota. Todo sistema se conecta por IP é não faz qualquer limitação a isso a limitação e do firewall que geralmente e configurado. A pessoal que está te pedindo isso não tem a menor ideia de como as coisas funciona. Você é que vai ter que ensinar

  3. #3

    Padrão Re: Vpn entre dois mk e mesma faixa de ip.

    Dei uma pesquisa em ingles na internet e achei a solução para meu problema.
    Fechar um túnel EoIP entre os dois mikrotiks, estou estudando mais sobre essa função, mas já vi que ela me atende.