+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    Preciso distribuir internet para 6 pontos diferentes (área rural) num raio de até 2km de um morro, que é o único local com visada para todos (zona de fresnel raio maximo de 6 metros para efeito de segurança). Recebo meu link num local sem visada para os outros, exceto para este morro onde pretendo colocar a repetidora. Neste morro não há energia.

    Pensei em usar nanobeams m5 como "cpe" e ominitik 5 como repetidora. É melhor usar sxt com omnitik?

    Alguém tem exepriência com uso de energia solar para alimentação de repetidora? Alguma recomendação?

    ALguma crítica ao uso da omnitik?

    PS: Os pontos de acesso não serão tarifados e não há preocupação (num primeiro momento) com uso excessivo de banda pór qualquer dos usuários finais (no máximo 15 simultaneamente). A solução final deve ser de baixo custo.

    Muito obrigado a todos.
    Última edição por Tonygil; 16-07-2017 às 08:54. Razão: sugestao editorial de membro da comunidade

  2. #2

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    6 pontos diferentes, serão 6 repetidoras ou 6 aps! Se sim, vai ter q usar uma antena pra cada solução!

  3. #3

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    sim, muttley, cada ponto teria uma nanobeam, por exemplo. no "centro", uma omnitik.

  4. #4

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    A única crítica é a mistura de tecnologia, eu cometi esse erro e depois o local passou a atender mais clientes, casas foram construídas e precisei ativar o TDMA. E pra isso tive que trocar os CPEs. Use sxt com a Ominitik.

    Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

  5. #5

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    eduardomarzolini - Não sabia que o TDMA só ativaria entre equipamentos do mesmo fabricante. MUITO RELEVANTE! Havia deduzido isto a partir da facilidade de pareamento de equipamentos caseiros e das inerentes diferenças de implementacao entre fabricantes (pequena experiencia com ERB's, decada e tanto atras).

    Muttley, novamente, obrigado.

    ESTRELADOS AMBOS!

  6. #6

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    Sobre o uso de energia solar, calculo rápido: Omnitik 10W, CPE pra mini-ptp: 7W (Seja NS, Airgrid velha, Nanobeam, MK LHG). 17W por hora dá 17*24= 408W.dia.

    Em 24V esses 408W vem a ser 408/24= 17Ah. Precisa então bateria com 4x isso (Pra ter descarga de apenas 25% (1/4) por dia), que vem a ser 17*4= 68Ah. Seriam 2 baterias dessa:
    https://www.bateriaautomotiva.com.br...-p5-1080-65ah/

    (Pode usar baterias de 50Ah, mas não vai durar digamos 4,5 anos, com descarga de 1/3 por dia talvez não dure 4 anos. Os R$ 50 de diferença no preço fazem diferença lá no final, uma descarga percentual menor todo dia pode dar 1 ano de diferença na durabilidade! Veja a vida útil prevista conforme o número e profundidade (Percentual) da descarga: https://www.neosolar.com.br/loja/med...de_Vida_02.jpg)

    O painel que vai captar isso (17Ah por dia) seria digamos 2 desses:
    https://www.neosolar.com.br/loja/pai...-2-5-60wp.html
    (Vai dar 25Ah em 5h, ou 20Ah quando tiver menos sol com média de 4h). Um controladorzinho barato desse aqui dá e sobra: https://www.neosolar.com.br/loja/con...0a-12-24v.html


    Se achar o custo alto (Uns R$ 1300), semana passada instalei um nobreak AC senoidal desse preço, e ele dá conta dos computadores da empresa por só 1h, fora que ele não impacta em nada na conta de eletricidade. HOJE acho uns R$ 1 mil um custo bem baixo pra solução solar (Meu primeiro painel 70W lá por 1997 custou uns 15 salários mínimos, chega a doer o bolso quando lembro dos preços no passado).

  7. #7

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    Gostei muito dos seus comentários sobre durabilidade de baterias. Às vezes a gente coloca a culpa em fabricantes mas ficou claro que a bateria certa para a aplicação é o ponto mais decisivo.

  8. #8

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Gostei muito dos seus comentários sobre durabilidade de baterias. Às vezes a gente coloca a culpa em fabricantes mas ficou claro que a bateria certa para a aplicação é o ponto mais decisivo.
    Eu tenho painel e controlador com 20 anos de uso, mas bateria passando muito de 4 anos ainda não tive, porque a gente sempre economiza na compra, faz descarga percentual diária alta e dura 3 ou 3,5 anos (Até dura mais, mas começa a acabar lá pelas 6h da madruga, aí você tem que colocar uma nova em paralelo, ou seja, precisa comprar mais bateria igual). Na hora de comprar as vezes todo mundo economiza R$ 50 com bateria menor, mas se colocar na ponta do lápis, na verdade a bateria menor (Que dura 3,5 anos) na verdade sai é R$ 100 mais cara, não R$ 50 mais barata.

    Outra coisa são as baterias com gel, como são MUITO mais cara, nem faço ideia da durabilidade real com grandes consumos, mas as pequenas de 7 ou 10Ah realmente batem 5 anos quando tem descarga diária pequena, sempre queria começar a fazer um banco de baterias 7Ah (Pra ir trocando aos poucos) mas é uma diferença de preço tão grande que na minha conta as estacionárias comuns Bosch de 28Ah durando 4 a 4,5 anos compensam mais (Só que talvez num sistema com digamos 144VDC (6 painéis 24V em série) pra fonte chaveada comum (100VAC depois de retificado na entrada da fonte vira 141VDC) talvez um banco com uma duzia de baterias 7Ah compense mais que inversor, é coisa a se calcular caso surja a necessidade um dia, por enquanto todo hardware opera com uma tensão DC bem mais baixa (12, 24, 48V), talvez dure 5 anos com folga, aí o preço começa a valer a pena (Compara com 3 anos de uma Freedom com 50% de descarga diária, é quase 67% a mais de durabilidade, se custar só 30% a mais você ainda tem 37% de vantagem).

  9. #9

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    boa tarde se voce usar o omnitik no centro para conectar outras 6 repetidoras vai ter que ser 1 sxt em cada estaçao, pos o grande problema vai ser para fazer o wds transparente das estaçoes,
    tenho aqui 3 repetidoras com omnitik, nas estaçoes uso sxt e conecto os clientes no omnitik com Ubiquit. caso use ubiquit nas estaçoes com omnitik vai funcionar porem todos clientes fica com o mesmo MAC.

  10. #10

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    Não aconselho fazer repetidoras usando Omni. Já testei e o desempenho não é legal.
    Uma SXT para cada ponto como bridge e uma SXT remota como Station WDS recebendo. Assim os ponto a ponto ficam muito melhores.

    Quanto a todos os clientes chegarem com o mesmo Mac não deveria acontecer. Confere suas configurações.

  11. #11

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    WDS não, rsrsrs.

    Se o desempenho com omni é ruim, não vai mudar se usar WDS. MK tem recursos próprios pra fazer enlace totalmente transparente em L2 sem usar o WDS.


    Enviado do meu iPhone usando UnderLinux

  12. #12

    Padrão Re: Omnitik Upa-5hnd como repetidora multiponto? energia solar?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    WDS não, rsrsrs.

    Se o desempenho com omni é ruim, não vai mudar se usar WDS. MK tem recursos próprios pra fazer enlace totalmente transparente em L2 sem usar o WDS.


    Enviado do meu iPhone usando UnderLinux
    Fui revisar o que escrevi e não é mesmo wds. Aqui estamos usando bridge de um lado e station bridge no lado remoto e não station wds.
    Mas nada pode ser pior do que usar uma omni para centralizar os pontos a ponto. No passado eu já fiz isso e realmente não rola .

    Como no caso são 6 ponto a ponto a tentação de economizar 6 SXT no ponto central é grande.