+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda OSPF

    boa noite senhores, estou implantando ospf na minha rede, porem estou tendo problema com o seguinte caso: tenho balance que faz as junções dos links e encaminham para um servidor que tem nele configurado autenticações pppoe e hotspot que são direcionados para uma vlan e assim saem quatro blocos de ips que sao direcionados para cada setor da minha rede, estou tentando colocar uma rb com ospf para que as autenticações fiquem mais próximas dos clientes, porem apos configurar essa terceira rb o ospf encherga o segundo mikrotik, que no caso é o que tem autenticação, porem não navega nem cria as rotas 110, se eu criar discador pppoe nele e conectar ele navega, mas não sobe as rotas ospf se eu criar um um dhcp cliente ele pinga e quando tento navegar ela vai para a pagina do hotspot. teria como me ajudar a resolver esse problema? o que devo fazer para que o terceiro mikrotik que esta recebendo o link que vem com autenticação possa navegar sem precisar autenticar.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda OSPF

    Mano, ospf é até simples, mas tem coisas que atrapalham o funcionamento, como por exemplo, firewall, se você tem regras de bloqueio mau feitas, ou regras de NAT mau feitas, tem que verificar alguns pontos como peers que "se conectaram" com você, como fez seus anúncios na instância... Enfim, uma série de coisas.

    Então minha pergunta pra você é, você tem "kown How" suficiente para validar isso? Se a resposta for não, sugiro que contrate alguém para te ajudar ou estuda o protocolo para aprender como ele funciona.

    Minha sugestão é, antes de envolver o PPPoE faça um lab e teste bem, tente ver como o esquema se comporta. Mesmo não concordando como muita coisa que Allan Caldas pensa, ele tem bons vídeos sobre ospf no canal do YouTube dele, olhe lá.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda OSPF

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Mano, ospf é até simples, mas tem coisas que atrapalham o funcionamento, como por exemplo, firewall, se você tem regras de bloqueio mau feitas, ou regras de NAT mau feitas, tem que verificar alguns pontos como peers que "se conectaram" com você, como fez seus anúncios na instância... Enfim, uma série de coisas.

    Então minha pergunta pra você é, você tem "kown How" suficiente para validar isso? Se a resposta for não, sugiro que contrate alguém para te ajudar ou estuda o protocolo para aprender como ele funciona.

    Minha sugestão é, antes de envolver o PPPoE faça um lab e teste bem, tente ver como o esquema se comporta. Mesmo não concordando como muita coisa que Allan Caldas pensa, ele tem bons vídeos sobre ospf no canal do YouTube dele, olhe lá.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App
    Boa noite Parceiro, o ospf está rodando liso do balance para o concentrador, o problema é que não consigo fazer com que ele rode apartir do concentrador, o Mikrotik q está conectado e pegando em um seguimento que está a ranger dos IPS dos clientes com autenticação, só navega se eu colocar autenticação seja PPPoE ou Hotspot, pois o ospf não consegue fazer essa RB navegar, ele está configurado da mesma forma que o servidor está porém não funciona, poderia me ajudar?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda OSPF

    Como falei antes, não tem muito segredo, deveria funcionar fácil, deve ter erro na configuração, algum erro que pode ser até simples, não se ofenda, mas quando você diz que um funciona bem, pode ser que você ache que está bem, porém pode não estar. Então, sem analisar tudo pessoalmente, é difícil chegar a uma possível solução. Sugiro pra você o seguinte, se não quer ou talvez, no momento, não disponha de algum valor para investir em consultoria, remove tudo relativo ao ospf, e faz bem devagar, validando tudo, passo a passo, material pela internet tem aos montes. Fora isso cara só acessando cada router e validando firewall e configurações.

    Enviado via XT1580 usando UnderLinux App