+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida em topologia com Switch

    Bom dia Prezados, tenho uma dúvida em minha rede, atualmente está roteada em OSPF com MPLS/VPLS e clientes autenticando em pppoe sem Switchs, mas acabou surgindo a necessidade de mais portas para novos POPs, segue abaixo o exemplo de como está:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sem sw.jpg
Visualizações:	95
Tamanho: 	155,8 KB
ID:      	67412

    Quero adicionar um SW entre o Core e os POPs, não pretendo usar VLAN, eis que surge a dúvida, qual SW usar, gerenciavel, não gerenciavel, layer 3? qual a configuração devo usar no sw? terei problemas com broadcast?

    Outro SW será usado para acesso entre o Cliente e o POP, tenho a mesma dúvida de qual usar.

    Segue abaixo um exemplo de como deveria ficar:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         com sw.jpg
Visualizações:	108
Tamanho: 	175,1 KB
ID:      	67413

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida em topologia com Switch

    Qual o motivo de não querer usar VLAN? Baseado na sua resposta, vejo qual a melhor forma pra te indicar.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida em topologia com Switch

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Qual o motivo de não querer usar VLAN? Baseado na sua resposta, vejo qual a melhor forma pra te indicar.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    Posso estar errado, mas se eu usar VLAN não vai ficar túnel dentro de túnel?

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida em topologia com Switch

    Túnel dentro de túnel??? Utilizo muitas vlans tanto de entrada quanto de saída e roda muito bem, organiza bem a rede e reduz broadcast meu switch é o SG 5002 Intelbras.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida em topologia com Switch

    Citação Postado originalmente por DjeiBoy Ver Post
    Túnel dentro de túnel??? Utilizo muitas vlans tanto de entrada quanto de saída e roda muito bem, organiza bem a rede e reduz broadcast meu switch é o SG 5002 Intelbras.
    Digo isso por causa do VPLS meu caro, sua rede é em bridge com Vlans ou usa roteamento?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida em topologia com Switch

    Tudo em bridge com vlan, nas repetidoras eu uso switche gerenciavel, eu acho melhor que mikrotik com ospf