+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limpar cache do cliente

    Amigos sou novato em configurar mikrotik.
    Fiz umas regras, usando firewall, que libera acesso a alguns sites de acordo com a uma determinada faixa de IP do cliente.
    Exemplo:
    192.168.1.10-192.168.1.100 não tem acesso ao google.com.br
    192.168.1.101-192.168.1.200 tem acesso a qualquer site

    A regra acima funciona normalmente, porém percebi que quando um cliente que estava usando a faixa ip alta e migra para baixa a regra do firewall não bloqueia o acesso ao site google.com.br. Quando limpo o cache do browse do cliente, a regra de bloqueio funciona normalmente. Essa é a solução para funcionar.

    Como fazer para que isso não ocorra de forma manual, ou seja, que a regra do firewall bloqueie automaticamente quando é realizado a mudança de ip do cliente sem a necessidade de limpar o cache do browse? Tem alguma configuração no mikrotik que faz isso? Não desejo usar o proxy.

    Não estou usando web-proxy e tenho hotspot configurado.

  2. #2

    Padrão Re: Limpar cache do cliente

    eu acho que vc tem que derubar a conecçao... aqui coloco para a cada 5 horas...

    /ip firewall connection tracking
    set tcp-established-timeout=5h acho que ja resolveria... nao sei se foi isso que vc quiz dizer... mas.... com a conecçao do ip dele a tal site.. como ja existe... acho que o mk reaproveitaria aquela existente... quanto ao tempo nao aconselho menor...

  3. #3

    Padrão Re: Limpar cache do cliente

    Já tenho esse recurso configurado mas o problema não é esse.
    O problema é o cache do PC do cliente.
    A f]regra do firewall está certa, o firewall registra que o pacote foi rejeitado por meio dos contadores, mas a página continua sendo carregada por causa do cache.
    Se limpar o cache browser resolve.
    Tanto faz ser máquina windows, android. Todas apresentam o mesmo problema e a mesma solução: limpar o cache do browser

  4. #4

    Padrão Re: Limpar cache do cliente

    Tem alguma forma de limpar o cache do mikrotik?

    Não uso web-proxy.

  5. #5

    Padrão Re: Limpar cache do cliente

    limpar cache dns... talves...
    terminal....
    /ip dns cache> print (vai ver quantos tem...)

    /ip dns cache> flush ( vai deletar todos) se precisar cria script para isso... fazer altomatico por hora dias... as vezes que quizer

  6. #6

    Padrão Re: Limpar cache do cliente

    Citação Postado originalmente por rbsouza Ver Post
    Já tenho esse recurso configurado mas o problema não é esse.
    O problema é o cache do PC do cliente.
    A f]regra do firewall está certa, o firewall registra que o pacote foi rejeitado por meio dos contadores, mas a página continua sendo carregada por causa do cache.
    Se limpar o cache browser resolve.
    Tanto faz ser máquina windows, android. Todas apresentam o mesmo problema e a mesma solução: limpar o cache do browser

    Pelo que você citou como sendo a solução,( que reproduzi em negrito ) não vai encontrar meios do seu servidor fazer isso. Não é o seu Mikrotik o culpado. Não tem nada a ver com sua rede pelo que você relatou.
    A não ser que seja algo que possa acontecer mas que nunca foi relato aqui no forum... seria a primeira vez que leio algo do gênero, que o servidor fosse o culpado pelo cache do navegador do cliente.

  7. #7

    Padrão Re: Limpar cache do cliente

    Obrigado pela resposta.
    Como vocês lidam com esse problema?
    Quando é criada uma nova regra de firewall de bloqueio e o cache do cliente impede o bloqueio.
    O que fazer? É impossivel todos os clientes limparem o cache.

  8. #8

    Padrão Re: Limpar cache do cliente

    Ainda assim não resolve.
    Somente quando limpa o cache do browser resolve