+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cabo PP

    Olá, amigos do fórum...

    Pretendo organizar a instalação elétrica na base do provedor... vou retirar o cabo paralelo comum que leva energia da sala onde ficam os servidores e substituir por cabos PP que são mais resistentes e podem ficar no tempo...

    Esse cabo PP será apenas para levar energia até os aparelhos que estão no quadro de comando na base da torre... a minha dúvida é sobre a medida ideal do cabo PP que posso utilizar, de forma a não cometer nem faltas e nem exageros...

    Medidas:

    01- Cabo PP 2X0,50mm

    02- Cabo PP 2X0,75mm

    03- Cabo PP 2X1,00mm

    04- Cabo PP 2X1,50mm

    05- Cabo PP 2X2,00mm


    Abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Cabo PP

    Qual a distancia e a carga utilizada na base da torre?

  3. #3

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Qual a distancia e a carga utilizada na base da torre?
    A distância deve estar em torno de 30 metros... quanto a carga, nada fora do comum... NanoStation M5, switchs e suas respectivas fontes... futuramente vai entrar na caixa um nobreak e uma RB 3011...

    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    A distância deve estar em torno de 30 metros... quanto a carga, nada fora do comum... NanoStation M5, switchs e suas respectivas fontes... futuramente vai entrar na caixa uma RB 3011...

    Abraço.
    bom dia !
    pode levar com 2mm nao vai ser exagero pode ficar tranquilo ...

  5. #5

    Padrão Re: Cabo PP

    Já pensando em uma futura ampliação já levaria de 2,5mm

  6. #6

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por Alexandrebtg Ver Post
    Já pensando em uma futura ampliação já levaria de 2,5mm
    +1

  7. #7

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    +1
    ???

  8. #8

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por Alexandrebtg Ver Post
    Já pensando em uma futura ampliação já levaria de 2,5mm
    Amigo, Alexandre... não seria um pouco de exagero usar um cabo de 2,5mm?

    Abraço.

  9. #9

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    ???
    +1 em fórum e um modo de dizer concordo com ele. Também escreveria isso.

  10. #10

    Padrão Re: Cabo PP

    Se for 127V, como cabo de 2,5mm leva 15A (Só acima disso o calor passa de digamos 25°C acima da temp. ambiente), isso vem a ser 1900W.

    Que RB3011, Nanostation e switches são esses que consumiriam sequer 190W?

    Tá certo que pra evitar calor o negócio é usar o limite de corrente na metade do que o fio suporta, ou seja, digamos 7A em cabo de 2,5mm², mas isso ainda é 890W! Esse equipamento citado duvido que consuma 89W na real.

    Cabo de 2mm aguenta até 9A, ou 1143W em 127V.
    Cabo de 1,5mm aguenta até 5A, ou 635W em 127V.
    Cabo de 1mm aguenta até 2,1A, ou 266W em 127V.

    1mm é exagero, fino demais, já que o futuro nobreak carregando as baterias talvez passe dos 150W, passaria da metade da corrente máxima suportada. Mas cabo de 1,5mm pra esse equipamento dá e sobra. A única coisa que poderia tornar um cabo de míseros 1,5mm insuficiente é um futuro ar-condicionado, mas RB, switch e servidor ATX não vai chegar nunca a 300W, metade do que o fio suporta.

    (E com corrente na metade do suportado esses fios tem diferença de calor imperceptível, tipo 5°C acima da temp. ambiente, dá pra desprezar, e nesse caso duvido que chegue na metade do que o cabo de 1,5mm² aguenta)

    Enfim, cabo de 2mm² é que é exagero, o de 2,5mm² vai sobrar pra caramba! Recomendo mais é investir essa diferença de preço em aterramento, porque fio de bitola maior em AC, sendo que usamos 127VAC e mesmo equiptos porcos feitos pra 115VAC operam muito bem na real até com 90 a 95V, nem existe o risco de queda de tensão (Se fosse circular 115V, porque uns nobreaks burros tem a mania de ter essa tensão de saída sabe-se lá porque, aí sim teria algum risco usando cabo de 1,5mm lá pelos 60m de distância, já fui num cliente com esse problema, a fonte do switch desligava porque a tensão ficava abaixo dos 100V, foi só pegar um nobreak decente com saída 127V e tudo se resolveu).

  11. #11

    Padrão Re: Cabo PP

    Obrigado pelo esclarecimento, Mestre Rubens...

    Realmente, deu luz a cego.

    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Cabo PP

    Eu não costumo subir 127v eu subo 24v. O que aumenta a corrente, é uma pequena perda de tensão é mais significativa. Por isso cabo mais grosso.

  13. #13

    Padrão Re: Cabo PP

    Amigo Eduardo... não vou subir 127v para os aparelhos no alto da torre... esse cabo será apenas para levar esses mesmos 127v aos aparelhos (nobreak, rb, etc...).

    Alimentação dos aparelhos que ficam no alto da torre será feita com 24v através de poe...

    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Amigo Eduardo... não vou subir 127v para os aparelhos no alto da torre... esse cabo será apenas para levar esses mesmos 127v aos aparelhos (nobreak, rb, etc...).

    Alimentação dos aparelhos que ficam no alto da torre será feita com 24v através de poe...

    Abraço.
    amigo .. o certo e ter sobrando .. do que faltando .. levar com cabo fino e no futuro ter que trocar por outro cabo .. na minha concepcao .. gasta 2$$ .. mais aii vai de cada um e os que gosta de fazer o servico 2x ..

  15. #15

    Padrão Re: Cabo PP

    Eu monto uma caixa no alto com uma RB ou switch e patch poe. Em vez de subir 4, 6 ou 10 cabos de rede de 30 metros, tenho vários de no máximo 8m. E dependendo do porte só um cabo de rede ou fibra até o pé. Ou nada no pé.

  16. #16

    Padrão Re: Cabo PP

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    Eu monto uma caixa no alto com uma RB ou switch e patch poe. Em vez de subir 4, 6 ou 10 cabos de rede de 30 metros, tenho vários de no máximo 8m. E dependendo do porte só um cabo de rede ou fibra até o pé. Ou nada no pé.
    Poxa, interessante esse esquema... pode falar a respeito como o tipo ou tamanho da caixa... se possível, pode fotos?

    Abraço.