+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Boa tarde,
    Sou novo no portal, trabalhei como funcionário(montagem e configuração do kit cliente) em um pequeno provedor em 2010 e pretendo montar um provedor em minha cidade...queria algumas opiniões, para um cenário de até 200 clientes, um raio de 5km tomando por base a torre, quais RB's, cartões e antenas me atenderiam? Sei que é uma pergunta meio vaga se tratando de relevo, interferências e etc...mas na medida que surjam interações vou esclarecendo os questionamentos...

  2. #2

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Está um pouco atrasado. não vejo mais ninguém montado provedor de rádio. pelo custo dos equipamentos a clientes, se quiser uma vantagem já começa com cabo / fibra. faz um teste. lança um cabo na sua rua. vai ver que pode atender bem mais pessoas com menos custo.

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    1º Se vai trabalhar com 5.8ghz nunca use antena omine direcional.
    2º pra fechar 360º use antenas de seis antenas de 60º
    3º quantos megas iria ter ? (200mb? + 200 usuarios) uma RB3011 daria conta.
    4º use rádios bons para ser o AP.
    5º instalar a torre em um ponto estratégico onde der pra cobrir os 5km.

  4. #4

    Padrão

    leonardoads obrigado pelas dicas...
    deixa eu ti dar mais detalhes para melhorar...a cidade onde moro é pequena, 4.000 hab, tem apenas um provedor e eu pretendo dar concorrência, após montar essa torre vou colocar outra há 12km de distância em um assentamento com aproximadamente 100 famílias...vamos por parte então, preciso de sua ajuda quanto ao equipamento que vou usar na cidade primeiro, vou trabalhar com 5.8, gostei na dica quanto a abrangência de 60º por antena, vc já citou um modelo de RB, me diga algumas opções de rádios também por favor...

  5. #5

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Citação Postado originalmente por Geovano Ver Post
    leonardoads obrigado pelas dicas...
    deixa eu ti dar mais detalhes para melhorar...a cidade onde moro é pequena, 4.000 hab, tem apenas um provedor e eu pretendo dar concorrência, após montar essa torre vou colocar outra há 12km de distância em um assentamento com aproximadamente 100 famílias...vamos por parte então, preciso de sua ajuda quanto ao equipamento que vou usar na cidade primeiro, vou trabalhar com 5.8, gostei na dica quanto a abrangência de 60º por antena, vc já citou um modelo de RB, me diga algumas opções de rádios também por favor...
    GROOVE A-52
    tenho a te indicar.

  6. #6

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Está um pouco atrasado. não vejo mais ninguém montado provedor de rádio. pelo custo dos equipamentos a clientes, se quiser uma vantagem já começa com cabo / fibra. faz um teste. lança um cabo na sua rua. vai ver que pode atender bem mais pessoas com menos custo.
    Equivocado acredito;

    Via radio ainda tem muito chão pela frente, hoje competimos com a adsl diretamente usando
    AC em 40Mhz, mobilidade é o futuro, só pra ter uma ideia os 4G são via radio porem em outra frequência.

    Pode usar sem medo 3 RB912 + 3 Basestation M5 ubiquiti 16dbi 120°que vc conseguira cobrir 360° com sinal forte e estavel, não recomendo vc comprar rocket M5 nos dias de hoje porque o hardware dele esta ultrapassado.

    Não recomendaria começar com cabo porque até conseguir todas as licenças necessárias vc já vai está velhinho ou pode tentar colocar cabos clandestinos nos postes e esperar o facão da companhia elétrica arrancar os cabos.

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    obrigado amigo, vou estudar sobre o equipamento...qualquer outra sugestão que tenham por favor podem falar que será de grande ajuda...

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Equivocado acredito;

    Via radio ainda tem muito chão pela frente, hoje competimos com a adsl diretamente usando
    AC em 40Mhz, mobilidade é o futuro, só pra ter uma ideia os 4G são via radio porem em outra frequência.

    Pode usar sem medo 3 RB912 + 3 Basestation M5 ubiquiti 16dbi 120°que vc conseguira cobrir 360° com sinal forte e estavel, não recomendo vc comprar rocket M5 nos dias de hoje porque o hardware dele esta ultrapassado.

    Não recomendaria começar com cabo porque até conseguir todas as licenças necessárias vc já vai está velhinho ou pode tentar colocar cabos clandestinos nos postes e esperar o facão da companhia elétrica arrancar os cabos.
    boa

    eu so iria de 4 base station mais não em AC hj em dia ta complicado 4 rb 912 eb AC ja mata todo os canais

    pode ir de cabo tb não demora muito não projetos de compartilhamentos são feito em max 60 dias

  9. #9

    Padrão

    Qual a perspectiva de clientes? Usaria RB11000X2 ah ou ccr 1009, autenticando os clientes, custo beneficio e assistência bases 90º 5m90+ ou 5a90 Intelbras, rb2011 nas torres, e mimo nos clientes.

  10. #10

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Citação Postado originalmente por Conectiva Ver Post
    Está um pouco atrasado. não vejo mais ninguém montado provedor de rádio. pelo custo dos equipamentos a clientes, se quiser uma vantagem já começa com cabo / fibra. faz um teste. lança um cabo na sua rua. vai ver que pode atender bem mais pessoas com menos custo.
    É só chegar e lançar? Que fera hein? Foda-se a legalidade né? Parabéns aí!

  11. #11

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Boa tarde jrgiacometti,
    Perspectiva de 200 clientes nos primeiros 6 meses...

  12. #12

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Procure pelos equipamentos da Cambium Geovano, talvez te interesse.

  13. #13

    Padrão Re: Sugestão de equipamentos para montar provedor

    Citação Postado originalmente por winder Ver Post
    Procure pelos equipamentos da Cambium Geovano, talvez te interesse.
    obrigado pela dica amigo...vou estudar sobre...