+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montagem de Servidor

    Boas pessoal . Estou iniciando agora um projeto para montagem de um servidor de internet para pessoas final e gostaria da colaboração dos senhores na escolha dos equipamentos .

    Vou colocar 1 opção que pesquisei e que acredito que possa ser considerado e plausivel.

    Caso tenham uma visão e sugestão estou aberto a criticas e também sugestão . Neste primeiro instante quero ter 50 clientes

    1º Opção - Torre.

    Antena Omni Ubiutiqui AMO 5G - 13
    Radio Rocket M5
    Fonte POE Ubiutiqui 24 V 1 A
    Airmax Ativo

    Clientes :

    Uibiutique Nanoloco M5 13 Dbi
    Uibiutique Nanobeam M5 16 Dbi
    Uibitique Litebeam M5 23 Dbi


    2º Opçao - Torre

    Basestatio 17 Dbi 90º AM G 17
    Rocket M5

    Cliente:

    CPE Sxt Lite 5.8


    Gerenciamento:

    RB 750 G para gerenciamento de regras de firewall e velocidade de clientes.

    Queria saber se ela faz também o balanceamento de link´s sendo 1 dedicado de 10 Mega e outro de 200 mega compatilhado via Fibra optica.

    Aguardo por sugestões que possa colocar os equipamento que irão rodar 100% de tranquilidade .

    Desde ja agradeço pelas informações .

  2. #2

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Não te aconselho a 1.º Opção pois trabalhar com Omni hoje em é um tiro certeiro no pé, pois ela espalha muito spectrum o que lhe causa interferência em todas direcções "360º de interferência".

    Já a 2.º Opção fica mais em conta apenas tome o cuidado de não misturar marcas diferentes ou seja para radiação trabalhe tanto no AP quanto no Cliente "Station" com as mesmas marcas "Ubnt AP/Ubnt Client ou Mk AP/Mk Client" e deves colocar as sectoriais "antenas" na direcção dos seu clientes respeitando o seu ângulo de abertura, quanto ao gerenciamento podes sim usar Router Mikrotik com autenticação PPPoE e dependendo de seus planos de velocidade deves colocar uma que suporte o trafico desejado por mim te aconselho a usar uma RB1100 ou 3011 vais trabalhar com folga.

  3. #3

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Até eu que tive um bom resultado com omni, hoje se eu fosse começar, eu nao usaria! rsrsrs...
    Mesmo que voce nao tenha grana para começar com painéis e radios de exelente qualidade, comece usando nano station na sua torre, como painel.
    Pode usar Nanostation 5 - 11N, e nos clientes use sxt lite 5.
    E depois de uma certa quantidade de clientes, pra pegar uma grana! Voce troca os
    nanos da sua torre, por mikrotik mantbox. Vai ficar um casamento perfeito!
    Ou ja começa usando assim!

  4. #4

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Bem na minha opinião não discordo da tua, mais todo fabricante recomenda começar sempre com o casamento devido a seus protocolos proprietários TDMA "Airmax no caso da Ubnt e NV2 da Mikrotik" que ajudam muito no Througput, Latência e fácil resolução de problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Bem na minha opinião não discordo da tua, mais todo fabricante recomenda começar sempre com o casamento devido a seus protocolos proprietários TDMA "Airmax no caso da Ubnt e NV2 da Mikrotik" que ajudam muito no Througput, Latência e fácil resolução de problemas.
    Sim, exatamente! Mas tbm eu falo a custo beneficio, quando o rapaz nao tem grana pra começar com equipamentos excelentes! Tanto na torre como em clientes!
    Mas pelo menos em um dos lados ja coloque um bom equipamento, e depois vá substituindo!
    Última edição por muttley; 11-09-2017 às 13:00.

  6. #6

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Bem na minha opinião não discordo da tua, mais todo fabricante recomenda começar sempre com o casamento devido a seus protocolos proprietários TDMA "Airmax no caso da Ubnt e NV2 da Mikrotik" que ajudam muito no Througput, Latência e fácil resolução de problemas.
    Perfeita sua colocação... Se vai utilizar protocolo proprietário é obrigatório utilizar mesma marca.
    Caso contrário não há esta necessidade.
    Com relação a usar omni ou painel, para esta quantidade de clientes (50) em uma só torre, omni não vai aguentar. Não que ela seja a culpada. Quem não aguenta é o rádio. Se tiver um rádio que aguenta isso, a omni dá conta.

    Então se partir para painéis vai dividindo os usuários entre os painéis.
    Mas tudo é questão de planejamento. Se tá curta a grana a omni pode resolver por algum tempo. Temos omni onde era provisória e estão até hoje pelo ótimo desempenho. E temos painéis que não chegam perto do desempenho de umas omni. Mas a dúvida minha é que os rádios é que estão rendendo pouco e não os painéis. Antena é elemento passivo.

    Depois coloca painéis nesta torre e leva a omni para abrir outro ponto. Não será perdida.

  7. #7

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Concordo plenamente

  8. #8

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Boas amigo. Obrigado pela sua sugestão e vou levar em consideração e desde já descartar a 1º opção .
    Já tinha uma inclinação pela Basestation a minha pergunta e a seguinte . Posso colocar 3 Station de 120º juntas na mesma torre para cobrir 360º ou elas juntas vai ter interferência que prejudique a qualidade no fornecimento do serviço .

  9. #9

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Boa dica , estou levando em consideração e estudando com cuidado e critério . Realmente a grana não e grande mas também quero fazer o trabalho para ganhar clientes devido a qualidade . Não gostaria de começar já sabendo que o equipamento pode me deixar na mão em pouco tempo.

  10. #10

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Não te aconselho a 1.º Opção pois trabalhar com Omni hoje em é um tiro certeiro no pé, pois ela espalha muito spectrum o que lhe causa interferência em todas direcções "360º de interferência".

    Já a 2.º Opção fica mais em conta apenas tome o cuidado de não misturar marcas diferentes ou seja para radiação trabalhe tanto no AP quanto no Cliente "Station" com as mesmas marcas "Ubnt AP/Ubnt Client ou Mk AP/Mk Client" e deves colocar as sectoriais "antenas" na direcção dos seu clientes respeitando o seu ângulo de abertura, quanto ao gerenciamento podes sim usar Router Mikrotik com autenticação PPPoE e dependendo de seus planos de velocidade deves colocar uma que suporte o trafico desejado por mim te aconselho a usar uma RB1100 ou 3011 vais trabalhar com folga.

    Na sua visão qual o kit que devo usar entre clientes e Torre levando em consideração station na torre .

  11. #11

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Citação Postado originalmente por Alaor Ver Post
    Boa dica , estou levando em consideração e estudando com cuidado e critério . Realmente a grana não e grande mas também quero fazer o trabalho para ganhar clientes devido a qualidade . Não gostaria de começar já sabendo que o equipamento pode me deixar na mão em pouco tempo.
    Para o equipamento deixar na mão em tão pouco tempo, só se voce explorar muito rapidamente as limitações do equipamento! Aqui na minha rede não é da noite para o dia que eu estouro um radio com antena painel...! kkkkkkk.... ou um bullet com painel, ou bullet com omni!

  12. #12

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Citação Postado originalmente por muttley Ver Post
    Para o equipamento deixar na mão em tão pouco tempo, só se voce explorar muito rapidamente as limitações do equipamento! Aqui na minha rede não é da noite para o dia que eu estouro um radio com antena painel...! kkkkkkk.... ou um bullet com painel, ou bullet com omni!
    Sim acredito nisso amigo ate porque também quero ir bem devagar principalmente no inicio para afinar tudo e somente com o sistema já mais afinado começar uma comercialização mais agressiva.

    Qual é sua sugestão de Antena para Torre e Clientes . Digo isso desde a Antena par atender aos clientes , assim já consigo mensurar o investimento.

  13. #13

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    O bom é colocar painel com mikrotik na torre, e nos clientes sxt lite 5.

  14. #14

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Conhece a SXT 5AC SA? Tenho algumas, são top!

  15. #15

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Podes trabalhar na torre com 3 APs 120º + Rocket M5 Ubnt ou 4 APs 90º + Rocket M5 Ubnt, uma RB 1100 ou 3011 para autenticar via PPPoE poderás atender com folga mais de 150 Clientes com planos de até 1, 2, 5Mbps.
    Já nos teus clientes: NLoco M5 = 0 à 1Km, NStation M5 = 1 à 2Km, NanoBem 16 = 2 à 2.5km, NanoBem 19 = 2.5 à 3km, Evita usar mix de marcas tipo ubnt com mikrotik em termos de radiação devido aos Protocolos Proprietários TDMA.

  16. #16

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Citação Postado originalmente por dalexandre Ver Post
    Podes trabalhar na torre com 3 APs 120º + Rocket M5 Ubnt ou 4 APs 90º + Rocket M5 Ubnt, uma RB 1100 ou 3011 para autenticar via PPPoE poderás atender com folga mais de 150 Clientes com planos de até 1, 2, 5Mbps.
    Já nos teus clientes: NLoco M5 = 0 à 1Km, NStation M5 = 1 à 2Km, NanoBem 16 = 2 à 2.5km, NanoBem 19 = 2.5 à 3km, Evita usar mix de marcas tipo ubnt com mikrotik em termos de radiação devido aos Protocolos Proprietários TDMA.
    Obrigado meu amigo vou levantar os custos para trabalhar com estes materiais . Foi muito bom suas dicas. Obrigado.

  17. #17

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Okay

  18. #18

    Padrão Re: Montagem de Servidor

    Pessoal estou considerando montar minha estrutura da seguinte forma.

    3 Basestation APS 120º
    3 Rocket M5 Ubnt
    Rb 1100

    Nloco M5
    Station M5
    Nanobeam 16
    Nanobeam 19

    O ponto que vou retirar o link dedicado fica a 8 Km em linha reta sendo que a antena deles fica 60 metros de altura e a minha fica a 20 metros de altura com visada limpa .

    Que equipamento devo utilizar para fazer este ponto a ponto Ate onde esta minha antena ?

    Posso colocar na mesma torre a minha antena que vai receber o Link e as 3 Base station que vai fechar o Angulo de 360º sendo 3 de 120° cada uma ?

    O link que vou pegar no inicio é de 10 Mega para quero deixar estrutura e equipamento para se for necessario chegar aos 100 Mega .

    Sugestões por favor .

    Obrigado a todos.

  19. #19

    Padrão

    Pessoal estou considerando montar minha estrutura da seguinte forma.

    3 Basestation APS 120º
    3 Rocket M5 Ubnt
    Rb 1100

    Nloco M5
    Station M5
    Nanobeam 16
    Nanobeam 19

    O ponto que vou retirar o link dedicado fica a 8 Km em linha reta sendo que a antena deles fica 60 metros de altura e a minha fica a 20 metros de altura com visada limpa .

    Que equipamento devo utilizar para fazer este ponto a ponto Ate onde esta minha antena ?

    Posso colocar na mesma torre a minha antena que vai receber o Link e as 3 Base station que vai fechar o Angulo de 360º sendo 3 de 120° cada uma ?

    O link que vou pegar no inicio é de 10 Mega para quero deixar estrutura e equipamento para se for necessario chegar aos 100 Mega .

    Sugestões por favor .

    Obrigado a todos.