+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Boa noite Amigos, Gostaria de encontrar melhor MCS para estabilizar CCQ e qual Freqüência Melhor pra maior passagem de Megas e melhorar Sinal, qual Band Utilizar e qual Channel? para passar maior banda possível ate torre principal distribuicao!

    Cenário

    Primeiro PTP= 42KM Algcom 90cm... AP rb 912 e ST rb 921, logo colocarei AP 921
    Segundo PTP= 32km Algcom 90cm... 2 RB 921
    Terceiro PTP= 30km Algcom 90cm ... 2 RB 921
    Quarto PTP= 5km Algcom 40cm... 2 RB 921>>> Servidor e demais distribuicao!


    OBS: enlaces sem obstrução alguma, interferência minima pois tenho apenas 1 concorrente q alguns enlaces cruzam os meus!

  2. #2

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Eu aqui cansei de lutar contra o ccq dos Mikrotik. A recomendação é deixar em defaut. Nesse caso aqui pra mim o ccq cai muito, porém a banda passante é satisfatória. Passando 200+ tráfego real

  3. #3

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    É quase impossível lhe dizer qual MCS é o melhor.
    Se isso fosse possível o fabricante já lançaria o produto com este MCS.

    Cada cenário é individualizado. Tem que ir testando para ver os resultados. O @rubem é bom na explicação da teoria. Você entendendo a teoria fica mais fácil fazer estes testes na prática. E normalmente se encontra um MCS onde o CCQ melhora. Mas nem sempre porque o CCQ não depende só do MCS.

    Quanto a qual canal utilizar? É mais subjetivo ainda. Tudo depende de como está o espectro aí. Pelo que você falou deve ter bastante canal disponível.

  4. #4

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    eu gostaria q passe nesses 4 enlaces 150 Mb minimo ate torre de distribuição, amanha estare fazendo alinhamento de 2 enlaces! pra ver se melhoro, e depois fazer os testes de frequencia e depois MCS!

  5. #5

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É quase impossível lhe dizer qual MCS é o melhor.
    Se isso fosse possível o fabricante já lançaria o produto com este MCS.

    Cada cenário é individualizado. Tem que ir testando para ver os resultados. O @rubem é bom na explicação da teoria. Você entendendo a teoria fica mais fácil fazer estes testes na prática. E normalmente se encontra um MCS onde o CCQ melhora. Mas nem sempre porque o CCQ não depende só do MCS.

    Quanto a qual canal utilizar? É mais subjetivo ainda. Tudo depende de como está o espectro aí. Pelo que você falou deve ter bastante canal disponível.
    realmente, mais a Questao q nem a Tabela fui capaz de entender, mostra rates maiores e menores, mais como usar? problema q aqui sou longe de tudo regiao de garimpo, oq sei hoje aprendi msmo foi em pesquisas videos aulas etc...

  6. #6

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Citação Postado originalmente por FMANDU Ver Post
    Eu aqui cansei de lutar contra o ccq dos Mikrotik. A recomendação é deixar em defaut. Nesse caso aqui pra mim o ccq cai muito, porém a banda passante é satisfatória. Passando 200+ tráfego real
    Defalt q vc diz eh a frequencia certo?

  7. #7

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Amigo só vai existir melhor MCS, desde que você siga e tenha os seguintes critérios;

    Sinal abaixo de -60, abaixo de -55 seria melhor ainda.

    Antenas de maiores ganhos, 1,20 por causa da neblina e zona fresnel durante a noite ou em períodos chuvosos, as chances do seu enlace ficar inoperante será menor.

    Vale lembrar, que 150 mega não vai conseguir, visto que no seu primeiro trecho tem rb912, e hardware dela não passa essa banda toda.

  8. #8

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Amigo só vai existir melhor MCS, desde que você siga e tenha os seguintes critérios;

    Sinal abaixo de -60, abaixo de -55 seria melhor ainda.

    Antenas de maiores ganhos, 1,20 por causa da neblina e zona fresnel durante a noite ou em períodos chuvosos, as chances do seu enlace ficar inoperante será menor.

    Vale lembrar, que 150 mega não vai conseguir, visto que no seu primeiro trecho tem rb912, e hardware dela não passa essa banda toda.
    Entendo, logo logo colocarei 921 no lugar da 912, oq quero eh cara enlace tenha maior performance de banda que em teste de 200+, primeiro enlace com, 912 e 921 sinal -40, ja o segundo q eh o 32km nao entendi pq esta Ruim -58 o tereceiro de 30km esta -49! estao bons de sinal mais nao esta passando banda suficiente q quero em NV2

  9. #9

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Para passar a banda que precisa vai ter que fixar os data rates, com data rates em default as vezes a rb que ta recebendo na lan para mandar via wireless demora para modular os data rates altos assim a cada salto o enlace perderá performance, testando entre os pontos terá tráfego suficiente porém do final para o início verá algo intermitente, acho que isso nao deveria ocorrer não sei se é uma falha no mk, mais aqui somente deixando fixo que conseguir passar tudo que o rádio é capaz com o sinal que ele tem, passando por várias repetidoras no caminho...
    Lembrando que para data rate alto requer sinal alto, ao mexer com ele o ccq vai ficar mais alto e estável, por exemplo em uma rede aqui para passar os 100mbs que preciso, deixei o rate do ap em 180mbs, se tivesse deixado em default poderia passar mais até porém sem estabilidade alguma com picos de 130Mbs e quedas a 50Mbs.

  10. #10

    Padrão Re: AJUDA!! Qual melhor MCS usar RB 921 + algcom 0.90cm

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Para passar a banda que precisa vai ter que fixar os data rates, com data rates em default as vezes a rb que ta recebendo na lan para mandar via wireless demora para modular os data rates altos assim a cada salto o enlace perderá performance, testando entre os pontos terá tráfego suficiente porém do final para o início verá algo intermitente, acho que isso nao deveria ocorrer não sei se é uma falha no mk, mais aqui somente deixando fixo que conseguir passar tudo que o rádio é capaz com o sinal que ele tem, passando por várias repetidoras no caminho...
    Lembrando que para data rate alto requer sinal alto, ao mexer com ele o ccq vai ficar mais alto e estável, por exemplo em uma rede aqui para passar os 100mbs que preciso, deixei o rate do ap em 180mbs, se tivesse deixado em default poderia passar mais até porém sem estabilidade alguma com picos de 130Mbs e quedas a 50Mbs.
    Certo, mais quando vc cita requer Sinal alto é = Sinal BOM? e ccq alto eh perto de 100%? como setar data rate 180mbs?