+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mudança para fibra optica.

    Olá boa tarde. Essa é minha primeira postagem aqui no fórum, dei uma procurada aqui e não encontrei nada a respeito então decidi criar este tópico. Tenho um provedor na minha cidade com cerca de 200 clientes. Trabalho com antenas de rádio, mas agora tenho uma boa quantidade de capital para investir em fibra óptica. Qual seria o ponto de partida? Quais materiais são necessários? Seria bom ter algum curso preparatório ou contratar uma terceirizada para montar a estrutura da fibra?

    Desde já, agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Mudança para fibra optica.

    Bom ver sua escrita, Adriano. Um dono de provedor que escreve bem, isso é raridade hoje em dia, rsrsrs.

    Eu não tenho muita experiência em fibra óptica, mas te adianto que isso não se obtém num fórum (ainda mais nesse), então em todo o caso recomendo no mínimo um curso preparatório.

  3. #3

    Padrão Re: Mudança para fibra optica.

    Citação Postado originalmente por adrianoff1 Ver Post
    Olá boa tarde. Essa é minha primeira postagem aqui no fórum, dei uma procurada aqui e não encontrei nada a respeito então decidi criar este tópico. Tenho um provedor na minha cidade com cerca de 200 clientes. Trabalho com antenas de rádio, mas agora tenho uma boa quantidade de capital para investir em fibra óptica. Qual seria o ponto de partida? Quais materiais são necessários? Seria bom ter algum curso preparatório ou contratar uma terceirizada para montar a estrutura da fibra?

    Desde já, agradeço!
    Bom sua empresa mesmo pode fazer o lançamento e estrutura, so precisa ter funcionarios com curso de nr10 ou vc mesmo. Com relaçao a o projeto para usar os postes ai voce precisa contratar consultoria

  4. #4

    Padrão Re: Mudança para fibra optica.

    Bom dia, Adriano.
    Na parte legal, cada estado tem suas burocracias, cada companhia elétrica tem seus requisitos. O material à ser usado vai depender da tecnologia que você irá usar, e qual será o tamanho da área atendida. Sobre curso, depende muito. Se você quer por a mão na massa, é bom fazer algo relativo à estruturação e entendimento de como tudo funciona. Caso você queira optar por contratar uma empresa para montar a estrutura e você apenas instalar seus clientes, uma "meia hora" de experimento já irá te capacitar para tal.
    Posso te ajudar mais afundo se você der mais detalhes.
    Caso queira, pode me mandar MP com meios de contatos que te ajudo diretamente, AJUDO, porque gosto do que faço

    Abraços.

  5. #5

    Padrão Re: Mudança para fibra optica.

    Terceirização para lançar o cabeamento pode ajudar. Mas você precisará dominar o conhecimento da tecnologia para não ficar na mão de funcionários ditos "especializados"...
    Senão você não terá o poder de decisão com segurança no futuro imediato. Com o tempo até poderá ter esta segurança mas aprendendo por acertos e erros.
    Nem neste forum como disse o @avatar52 e nem em nenhum outro você terá uma resposta que englobe todo o sistema. Os foruns são para dirimir dúvidas pontuais, para ajudar quando alguma coisa a gente fica "patinando". O "conjunto da obra" só por fazer um curso, mesmo que rápido e intensivo ou então como disse, aprendendo por acertos e erros.

    Num curso você terá os fundamentos, como por ex. os cálculos envolvidos no projeto de fibra, aprende a calcular as perdas a cada fusão da fibra, aprende a fazer a fusão ou pelo menos a ver como é feita. Este cálculo de perdas é fundamental para você projetar inclusive expansões futuras. Aprende a calcular a quantidade de clientes em cada setor geográfico a ser atendido, e outras tantas "perfumarias" importantes.
    Num forum você até pode compreender tudo isso mas daí leva tempo para juntar tudo isso, somando o que um comenta num tópico, outro detalhe em outro e assim sucessivamente.
    Um bom começo antes de fazer qualquer curso é obter o manual de normas técnicas da concessionária de energia que lhe atende. Sem isso, qualquer projeto que lhe seja sugerido por ficar inviabilizado pois alguns fazem o cabeamento com cabos autosustentáveis e outros com cordoalha e cabos espinados. Se você já conhece o que a concessionária exige você já chega no curso com uma ideia formada da instalação física fica mais fácil até contestar algo que lhe seja mostrado no curso.
    Tenho visto algumas instalações de fibra que dá medo. Verdadeiras maçarocas de fios que somadas as gambiarras da OI, acaba ficando difícil até uma futura manutenção.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adrianoff1 Ver Post
    Olá boa tarde. Essa é minha primeira postagem aqui no fórum, dei uma procurada aqui e não encontrei nada a respeito então decidi criar este tópico. Tenho um provedor na minha cidade com cerca de 200 clientes. Trabalho com antenas de rádio, mas agora tenho uma boa quantidade de capital para investir em fibra óptica. Qual seria o ponto de partida? Quais materiais são necessários? Seria bom ter algum curso preparatório ou contratar uma terceirizada para montar a estrutura da fibra?

    Desde já, agradeço!
    Bom dia,

    Qual seria o ponto de partida?

    É você fazer uma pesquisa aprofundada sobre redes FTTx (FTTH, FTTB, FTTN/ FTTC, FTTT/FTTA), um conselho pessoal e fazer um bom curso de Projetos GPON & FTTx, para iniciar e ir fazendo outros cursos na área de Rede Ópticas.Exemplo :

    Redes Ópticas.
    201 - FTTH NETWORKS DESIGNER
    202 - FTTH TECHNICIAN
    203a - GPON SYSTEMS ADMINISTRATOR CERTIFIED
    205 - OTDR TESTING ANALYST CERTIFIED
    501 - Planejamento, Projeto e Construção de Red
    204 - FIBER SPLICER MACHINE TECHNICIAN CERTIFIED
    201.2 - PROJETO DE COMPARTILHAMENTO DE POSTES
    206 - FTTH CLIENT INSTALLER
    203b - GPON DIGISTAR ADMINISTRATOR CERTIFIED
    Os provedores via Rádio sofrem um pouco com relação à capacidade de uma rede via Rádio, pois as tecnologias são limitadas, porém, as mais modernas são caras. Aos pequenos empreendedores que atual na área de provimento de internet pode ter sucesso e aumentar seu crescimento, porém, precisam de um pouco mais informações sobre estas novas tecnologias.
    Redes Ópticas precisam ser muito bem planejadas, os Provedores que vêm da Tecnologia de Rádio com pouco planejamento, quando entra para Redes Ópticas têm que quebrar muitos paradigmas do passado e está com a mente aberta para um planejamento constante.
    Segue um Pequeno exemplo de um inicio de projeto, pois um quanto maior o projeto maior será o Planejamento.

    Etapas do Projeto

    1) Definir a área de cobertura desejada.

    A área desejada pode ser uma cidade, um bairro, um condomínio vertical ou até mesmo um conjunto de prédios comerciais. A área de cobertura será uma região em torno de um POP, onde estarão localizadas as OLTs.
    Embora a tecnologia FTTH permita atingir clientes em até 20 km, prefira que um POP cubra uma pequena área de atendimento. Desta forma, o dimensionamento da rede torna-se menos complexo. Para a interligação dos POPs, utilizamos enlaces P2P.

    2) Entenda o perfil do seu cliente e seu potencial de mercado.

    Dentro da área de cobertura, faça um levantamento do número residências, escritórios empresas, etc que possam ser atendidos. Quantos “locais de instalação” ou “premisses”.
    Deste número de locais de instalação, realize um estudo de mercado para determinar realmente seus clientes potenciais.

    Clientes potenciais
    •Qual nicho quer atender?
    •Quais os serviços que seu nicho deseja?
    •Quais valores estão dispostos a pagar pelos serviços?
    •Quais são as ofertas dos concorrentes?
    •Quais seriam os motivadores para mudar?
    •Preciso brigar só no preço?

    Classifique seus clientes potenciais
    •Realizou-se uma pesquisa identificando:
    •Provedor utilizado
    •Plano contratado
    •Probabilidade de mudança
    •Sensibilidade a preço
    •Adesão a novos serviços


    3) Defina taxa de penetração e splitter de atendimento.

    Com o resultado do estudo de mercado e conhecendo seu mercado o potencial, defina a taxa de penetração desejada para o projeto. A escolha da quantidade de portas do splitter de atendimento depende da taxa de penetração a ser escolhida. Com CTOs de 8 atendimentos gasta-se mais com caixas e economiza-se com cabo drop.
    Com CTOs de 16 atendimentos economiza-se com caixas mas gasta-se mais com cabo drop. De uma forma geral, CTOs para 16 atendimentos valem a pena para altas taxas de penetração, maior que 80%. Para taxas menores, CTOs com 8 atendimentos valem mais a pena.

    4) Defina tamanho da célula de atendimento.

    Com a taxa de penetração e número de atendimentos por CTO definidos, podemos definir então o tamanho de nossa célula de atendimento. O tamanho da célula de atendimento é calculado de acordo com a CTO utilizada.

    5) Loteie a área de cobertura.

    6) Posicione as CTOs nas células de atendimento.

    7) Defina a banda alocada e razão de divisão da rede.

    Em função dos serviços oferecidos (internet, TV, voz, etc), defina a banda alocada a ser oferecida por cliente.
    Cuidado ao definir a banda a ser oferecida ao cliente. Pense no curto e no longo prazo. Decida sobre a tecnologia a ser utilizada (GPON ou EPON). Em função da tecnologia utilizada e da banda a ser oferecida, defina a razão de divisão da rede.

    Lembre-se:
    GPON .2,5 Gbpsdownstream, 1,25 Gbpsupstream
    EPON .1,25 Gbpsdownstream, 1,25 Gbpsupstream

    Atualmente temos EPON suportando até 64 ONUspor porta e GPON suportando até 128 ONUs por porta.
    Se Definir trabalhar num primeiro momento com compartilhamento de porta por 128 e banda alocada de aproximadamente 20 Mbps.
    Esta banda alocada possibilitará a venda de planos de alta velocidade, estimando-se planos de até 500 Mbps.
    Visando aplicações futuras com IPTV e outras aplicações de alto consumo de banda, desejamos deixar a rede também preparada para um compartilhamento de porta por 64 e banda alocada de aproximadamente 40 Mbps.
    Desta forma, considerando o nível de compartilhamento futuro, utilizaremos a razão de divisão da rede como 64.


    8) Defina os ramais e os splitters de distribuição.

    Uma vez definida a razão de divisão total da rede, podemos então definir qual splitter de distribuição utilizar. A razão de divisão total da rede é igual à divisão do splitter de atendimento vezes a razão de divisão do splitter de distribuição.
    A razão de divisão total da rede deve ser considerada para a banda alocada desejada no futuro. Caso não seja necessária toda a banda alocada num primeiro momento, podemos considerar a inserção de splitters na central para compartilhar uma porta OLT por 2 ramais.
    A estratégia de banda alocada prevê uma rede inicial com divisão de 128 e futuramente divisão de 64. Caso seja definido CTO com 8 atendimentos, o splitter de distribuição também será 1:8.
    E enquanto desejarmos banda alocada de aproximadamente 20 Mbps também utilizará na central um splitter 1:2 na saída de cada porta OLT.

    9) Defina a rota dos cabos de distribuição.

    Defina como serão interligados os splitters de atendimento que serão interligados aos splitter de distribuição. É possível que novas caixas de emendas tenham de ser colocadas na rede para funcionarem como caixas de derivação.
    Lembre-se que os cabos de distribuição devem ser planejados para a necessidade futura de atendimento.

    10) Defina a rota dos cabos de alimentação.


    Defina como serão interligados os splitters de distribuição. E como estes serão interligados a central. O cabo de alimentação, deve ser planejado para atender necessidade de expansão de pelo menos 10 anos.
    Também planeje as reservas técnicas para casos de manutenção do cabo óptico. Interligamos os splitters de distribuição numa configuração em anel. E deixamos uma reserva técnica de 50 metros entre as caixas de emendas.

    Premissas do projeto

    •Plantas e mapas da área de cobertura desejada.
    Tipos de serviços que serão disponibilizados.
    •Voz
    •Vídeo
    •Telefonia
    Definição da topologia da rede.
    •Centralizada
    •Convergência local
    •Convergência distribuída
    Definição da tecnologia
    •GPON
    •GEPON

    Abraços,

    E bons estudos.

  7. #7

    Padrão Re: Mudança para fibra optica.

    BOM DIA, adrianoff1
    TRABALHO COM SERVIÇO DE PROJETO EM COMPARTILHAMENTO DE POSTEAMENTO DE REDE DE CONCESSIONARIA CASO PRECISE DE SUPORTE ENTRE EM CONTATO MAIL [email protected], FAÇO TAMBÉM PROJETO PARA DER EM RODOVIAS, SÃO TRABALHOS TERCEIRIZADOS.

  8. #8

    Padrão Re: Mudança para fibra optica.

    Olá . Bom dia.

    Sou de Minas Gerais e gostaria de deixar meu contato caso seu provedor esteja na Região de Minas e se precisar de projeto de compartilhamento de postes na CEMIG ou ENERGISA. Meu e-mail é [email protected]