+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Ajuda na escolha de equipamentos para compartilhamento de internet via rádio

    Olá a todos , sou novo no fórum , porém um grande envolvido na área de tecnologia .
    Trabalho com TI , e ultimamente tenho começado a correr atrás de iniciar algum curso/graduação de redes ou telecomunicações.
    Mas eu sempre gostei da área de redes , e a estrutura de compartilhamento , configuração , segurança , e etc.

    A aproximadamente 1 mês ( sei que é pouco ) tenho pesquisado sobre funcionamento de provedores , e tenho gostado muito . Não somente da parte estrutural , mas da programação e engenharia que envolve , principalmente a área Via Rádio .

    Com isso , eu estava querendo comprar alguns equipamentos básicos , porém que tenham uma base de programação parecida com os profissionais , para começar a me familiarizar com esse mundo . Eu iria " dividir " a internet que tenho (120mb down /6mb up), com meus parentes que moram próximo e vizinhos. Sei que há legislação para isso , porém quero algo apenas como experimental , coisa de 6 meses no máximo , tempo para me aprofundar melhor , juntar papelada , e achar um bom ponto para receber o link dedicado e assim começar a dar entrada na legislação . A área de cobertura seria de menos de 2km , acho que a melhor frequência seria 5.8gh por causa da poluição , porém meu medo é isso aumentar muito o orçamento .

    Eu sei que muita gente pode vir reclamando , falando que vai vir uma nova pastelaria , e bla bla bla . Já vi muitos comentários assim , mas oque procuro é alguém que esteja disposto a ajudar com informações importantes , que já tenha passado pelo oque passei . No momento sou apenas alguém querendo conhecer a área , não sou íntimo , mas estou com a mente aberta a receber ajuda , críticas e elogios .

    Não quero uma receita de bolo pronta , quero ajuda para montar minha receita . De preferência livros e apostilas sobre o assunto . Se puderem dar opções e me mostrarem os lados positivos e negativos . Estou aberto a tudo , até mesmo aos provedores do RJ , se quiserem me convidar para conhecer o ambiente , eu ficaria honrado . Grato desde já a todos .

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Ajuda na escolha de equipamentos para compartilhamento de internet via rádio

    Boa noite,

    Como você já trabalha com Programação dá uma pesquisada sobre equipamentos mikrotik e ubiquiti pois os mesmo possui API para integração com as principais plataformas disponíveis.


    Em um raio de 2 Km você pode começar com Equipamento de transmissão de baixo alcance como Nano Station M5 16 Dbi ou Montar uma Setorial com Radios Tipo Rocket M5 ou Routerboard 912.


    Sobre a papelada esta facil pois a Anatel agora exige somente o Cadastramento da Empresa que deseja operar como Provedor de Internet.
    Você precisa apenas abrir a Empresa com CNAE aceito para SCM.

    Qualquer duvida estamos ai para ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda na escolha de equipamentos para compartilhamento de internet via rádio

    Obrigado pela resposta , fico grato por estar ajudando .

    Eu cheguei a ver sobre o Mikrotik Rb450g de início , a interface parece ser bacana , e talvez ajude caso eu consiga ingressar no ramo , possa ser uma placa de entrada para aguentar os primeiros 20-30 clientes + balance . Para depois ir melhorando .

    Com essas antenas emissoras , eu consigo receber na casa do cliente com que antena ? Ubiquiti Lite Beam ? Porque minha maior dúvida , é que quando o sinal chegar no cliente , além da fonte Poe , seria necessário apenas o roteador , ou necessita outro equipamento ?

    Ainda bem que a Anatel "facilitou" , existe lugares onde as grandes empresas dominam , e prestam péssimo serviço , abre espaço para quem quer oferecer um bom serviço e crescer no ramo .

    Uma outra dúvida é em relação as torres , pensando mais para frente , para levantar a torre , além do projeto de engenharia , é necessário alguma documentação ou autorização para tal ? Tem algum limite de altura ? As únicas regras que conheço no momento são em relação a distância mínima de Hospitais , escolas , Creches e etc .

  4. #4
    Avatar de crislei
    Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Conselheiro Lafaiete - MG
    Posts
    37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bruno738 Ver Post
    Obrigado pela resposta , fico grato por estar ajudando .

    Eu cheguei a ver sobre o Mikrotik Rb450g de início , a interface parece ser bacana , e talvez ajude caso eu consiga ingressar no ramo , possa ser uma placa de entrada para aguentar os primeiros 20-30 clientes + balance . Para depois ir melhorando .

    Com essas antenas emissoras , eu consigo receber na casa do cliente com que antena ? Ubiquiti Lite Beam ? Porque minha maior dúvida , é que quando o sinal chegar no cliente , além da fonte Poe , seria necessário apenas o roteador , ou necessita outro equipamento ?

    Ainda bem que a Anatel "facilitou" , existe lugares onde as grandes empresas dominam , e prestam péssimo serviço , abre espaço para quem quer oferecer um bom serviço e crescer no ramo .

    Uma outra dúvida é em relação as torres , pensando mais para frente , para levantar a torre , além do projeto de engenharia , é necessário alguma documentação ou autorização para tal ? Tem algum limite de altura ? As únicas regras que conheço no momento são em relação a distância mínima de Hospitais , escolas , Creches e etc .
    A ideia de usar a RB450 de pra inicio é boa mas com relação aos clientes o lite beam é muita potencia pra essa distância, como o amigo disse acima eu iria de nanostation M5 que vai atender bem, com relação a transmissão, vc pode usar rocket, RB 912 ou até mesmo uma RB433AH com cartão R52H