+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Problemas rede em bridge 650 clientes (links ubiquiti)

    Bom dia

    Tenho uma rede na seguinte forma.

    Link de uma operadora de 200mbits.

    Saio com 2 links de uma cidade ate outra com 2 repetidoras no caminho (70km tudo com rocket m5ac lite),

    sao 2 pois tem um trecho de 37km que as rockets so passam 98mbits (pelo teste do radio) e com os links com rocket passam +- 99mbits cada .... acabou ficando bem balanceado..... ou seja estou usando os 200mbits.

    100mbits estao em uma rb 3011 e 100mbits em uma ccr

    A alguns dias resolvi unir os 2 links para facilitar a manutencao tudo saindo da ccr.... e por consequencia todos os radios sendo visiveis.

    Nesta configuracao comecou a acontecer o seguinte......

    o link na ccr ia a 200mbits e derrepente desce a 60mbits.... e o interessante é que isto acontece em um intervalo fixo de +- 2 minutos. o grafico da interface mostra um padrao totalmente uniforme de total uso do link e apos 2 minutos esta queda.

    Vou explicitar o que acho que seria....

    - broadcast de tantos radios em uma rede que todos se enchergam com equipamentos que nao sao poderosos (rocket m5ac).

    Ai vem o pedido de ajuda

    1. Esta quantidade de clientes em uma rede em bridge e inconsistente com os equipamentos utilizados nos links?
    2. Roteio a rede para nao ter o broadcast?
    3. Troco os radios dos links por Mimosa, licenciado etc?


    No aguardo dos mestres do forum.....


    Desde ja agradeço

  2. #2
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Problemas rede em bridge 650 clientes (links ubiquiti)

    Bom dia, existem diversas coisas que eu poderia sugerir assim como muita gente pode, mas tudo vai da adequação na sua rede e do seu conhecimento tecnico pra tal

    em relação aos seus ptp (eu usaria sim Mimosa) uso elas e gosto muito do desempenho e gerencia, são excelentes, tem gente que não gosta, tem tem que não tem e não gosta e tem gente que tem e não se arrepende

    em relação ao link você tem 650 clientes, mas não disse a média de banda por cliente, logo eu no seu lugar faria diferente...
    inverteria. (pode parecer sem lógica mas vamos lá)

    quem faz o controle de queue dos seus 650 clientes é uma 3011, dependendo da quantidade de banda passante ela vai bater processamento.
    enquanto a ccr que tem mais nucleos é mais parruda, eu deixaria ela com o seu pppoe server e colocaria a 3011 pra fazer seu failover, balance, enfim...seus links.

    dependendo da forma que você entrega pros seus clientes, seja rádio ou fibra seria interessante parar de usar bridge e começar a segmentar a rede com várias Vlans se tiver poucos clientes pendurados em determinado setor faça blocos menores, (a não ser que tenha 254 clientes em um painel, use /25 , /26 ) evitando o broadcast


    essa é minha sugestão.

    Se lhe ajudou clique na estrela e qualifique a resposta!

  3. #3

    Padrão Re: Problemas rede em bridge 650 clientes (links ubiquiti)

    Aki uso bridge porém com filtros onde as portas não se comunicam, não tenho problema, esse problema de oscilação do consumo em fração de segundos, esta relacionado com seu backbone, interferência, que baixa o ccq e causa uma degradação no link, as vezes pode até derrubar o link por alguns segundos, o correto é tentar procurar um canal melhor ou manipular os data rates...

  4. #4

    Padrão Re: Problemas rede em bridge 650 clientes (links ubiquiti)

    Na verdade na 3011 estao 200 clientes +- e na ccr 450..... estao totalmente independentes as duas redes..... o problema acontece e quando eu unifico tudo na ccr estando do jeito que esta o link fica torado no maximo o tempo todo (ate eu conseguir trocar o enlace de 37kms) .... as b5c ja estao na mao.... mas faltam as antenas algcom para chegar.....

  5. #5

    Padrão Re: Problemas rede em bridge 650 clientes (links ubiquiti)

    agora vou e precisar de uma ajuda para configurar os mimosas que chegaram..... se puder contar com a tua ficaria muito agradecido.....

  6. #6

    Padrão Re: Problemas rede em bridge 650 clientes (links ubiquiti)

    Olá bom dia..amigo...configurar mimosa é praticamente igual a configurar ubiquiti...
    Só tem que fazer a liberação dos rádios antes....
    Entre no site da mimosa se cadastre e depois digita código que vem na caixa do rádio ou no próprio rádio, aí eles vão enviar uma contra chave no seu e-mail e basta colar depois essa chave lá no campo indicado...ou usar o app mimosa aí é só scanear o código QR....pode ser que dê erro ...aí vai ter que fazer manualmente mesmo...