+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Arrow Adaptar Switch

    Boa noite amigos, tenho perdido um Switch Jetstream na minha rede, e fiquei olhando pro bizonho e pensei...será que consigo adaptar uma segunda alimentação nele?! ele tem uma fonte 48v mas alguem aqui "arisca" uma ideia de como fazer ele rodar com 2 fontes? uma redundancia adaptada...

    obrigado.

    (PS: Falei disto porquê comprei a CRS317, mas como todos meus equipamentos tem redundância fiquei com isso na cabeça...(

  2. #2

    Padrão

    Sempre dá pra ligar várias alimentação em paralelo, desde que use diodos pra isolar uma alimentação da outra.

    Se não usar diodo pra isolar, a tensão de um chaveamento vai gerar erro de leitura do outro, porque chaveamento (Fonte chaveada, regulador de tensão chaveado, etc) é basicamente LER a tensão na saída, e mudar o pulso de entrada conforme a tensão que ler na saída. Se ler a tensão "média" das 2 alimentações, o circuito tende a ter ripple, há uma pequena variação na tensão a cada instante (E multímetro comum não exibe ripple).

    Com diodos, a alimentação automaticamente vem da fonte com tensão maior, e se as fontes tiverem de fato tensão igual (Igual não é "48V", e sim "47,885V" nas duas, nada de ter 47,875V numa delas. Multímetro comum também não tem precisão assim) o consumo vem realmente praticamente metade de cada fonte.

    Só que... teria que levantar o circuito, ver onde é a saída da fonte interna, colocar um de uns 5A em série, e colocar outro diodo paralelo a isso mas com o anodo em outra fonte de potência similar ou um pouco maior.

    Qualquer coisa manda foto nítida do interior do switch, tem muita variação na TP-Link, por mais que talvez ele opere com poe 48V numa porta, tem altas chances da fonte original ter saídas de 5V, 3,3V, 2,5V, enfim, de várias tensões baixas (E teria que isolar CADA tensão com um diodo) que você dificilmente vai encontrar em fonte comercial a venda (Só ATX é fonte comum com várias tensões diferentes, a regra no mercado é vender fonte avulsa cada uma com uma tensão).